top of page
Abrolhos

Abrolhos

A meca do mergulho no Brasil.

0 visualização

0 curtida

0 comentário

Abrolhos

Conheça Abrolhos, mergulho, contemplação e ecoturismo!

 

Existe um lugar no litoral baiano que surpreende as expectativas até mesmo dos mais exigentes viajantes. Um arquipélago composto por 5 ilhotas cercadas por um mar azul turquesa incandescente e repleto de biodiversidade. 

 

Seja no mar, na terra ou no ar, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos proporciona aos visitantes uma oportunidade única de conviver intimamente com diversas espécies animais exóticas em seu habitat natural.

 

Através de mergulhos em apnéia e com a utilização de cilindro, por meio da belíssima trilha supervisionada que acontece na Ilha Siriba, reduto dos pássaros Atobás, ou da oportunidade de pernoitar embarcado, que diga-se de passagem, proporciona uma das experiências mais incríveis que qualquer ser humano pode experimentar.

 

Se você busca viajar para um lugar marcante e de tirar o fôlego, prepare-se para Abrolhos, um destino que ficará marcado para sempre em sua memória!

 

Um pouco da história de Abrolhos

 

Desde o início do séc. XVI, a região onde está situado o Arquipélago de Abrolhos e a atual cidade de Caravelas esteve na rota das navegações portuguesas, sejam elas de exploração e conhecimento, de patrulhamento, ou mesmo para a fundação de feitorias a fim de facilitar o comércio do pau-brasil. Assim sendo,  suas histórias se fundem, já que o arquipélago está bem próximo da cidade, distando apenas 65 km. 

 

O primeiro contato dos portugueses com a região data de 1503 e está documentado nos anais da expedição de Gonçalo Coelho e Américo Vespúcio, quando saídos do Tejo em Lisboa, descobriram primeiramente o arquipélago que hoje conhecemos como Fernando de Noronha, e rumando para o sul entraram no porto de Caravelas, onde fundaram uma feitoria composta de 12 peças de artilharia e 24 homens. 

 

Não se sabe ao certo quem primeiro avistou o Arquipélago de Abrolhos, todavia muito provavelmente ainda no séc. XVI, inúmeros naufrágios em seus recifes levaram à lendária frase, possivelmente dita aos navegadores que se aproximassem da região: “abra os olhos”, sendo daí a origem do nome “Abrolhos”. 

 

E tudo isso em razão de muitas expedições portuguesas que se destinavam à Ásia em busca de especiarias utilizarem a costa do extremo sul da Bahia para abastecer suas embarcações com água potável.

 

No século seguinte, mais precisamente no dia 12 de setembro de 1631, eclodiu nos arredores do arquipélago a mais violenta batalha naval do Atlântico Sul, com o enfrentamento entre as esquadras holandesas e luso-espanholas, gerando quatro galeões afundados, um aprisionado e 700 mortos.

 

Em razão de inúmeros naufrágios, em 1861 foi instalado um farol na Ilha de Santa Bárbara, mas ainda assim alguns cargueiros se acidentaram no arquipélago, a exemplo do Rosalina, que naufragou em 1939 no Parcel dos Abrolhos e atualmente é um grande atrativo para os mergulhadores.

 

Entenda como funciona para estar em Abrolhos

 

A ligação histórica entre Abrolhos e Caravelas não ficou apenas no passado, sendo Caravelas a base para passeios e expedições que acessam o fantástico arquipélago. 

 

A pequena cidade parece ter parado no tempo, destilando em suas ruelas de paralelepípedo inúmeros monumentos históricos, como casarões coloniais e igrejas seculares. O município é dividido entre a sede Caravelas e seu distrito, a Barra de Caravelas, formada por quilômetros de praias desertas repletas de coqueirais e pinheiros que seguem até a Ponta da Baleia, onde o rio Caravelas encontra a sua foz.

 

Tanto a sede como seu distrito oferecem pousadas, restaurantes e toda infraestrutura necessária para que os turistas possam pernoitar antes e depois da experiência em Abrolhos, que costuma acontecer através de embarcações como catamarãs e escunas operadas para passeios de um dia no estilo bate-volta, mas também expedições de um ou mais pernoites embarcados.

 

O mergulho em Abrolhos

 

Você já se imaginou mergulhando em um grande aquário natural de águas azuis cristalinas e ver bem de pertinho dezenas de espécies de peixes multicoloridos nos mais variados tamanhos, tartarugas, crustáceos, moluscos, moreias, além da principal formação de corais do Atlântico Sul? 

 

No Parque Nacional Marinho dos Abrolhos você poderá encontrar os chapeirões, que são colunas de coral de até 20 metros de altura e que podem chegar a 50 metros de diâmetro, como gigantescos cogumelos marinhos.

 

E se você não sabe nadar, não possui intimidade com o mar ou nunca praticou mergulho de cilindro, não se preocupe, Abrolhos é a meca do mergulho no Brasil, e existe melhor lugar para fazer o seu batismo? O mergulho é coisa séria e a turma de instrutores contratados pelas operadoras são profissionais do mais alto nível, garantindo segurança plena para tornar a sua primeira experiência inesquecível!

 

Além do batismo, também rolam cursos básicos e avançados para os que são fisgados pela força da vida sub, portanto, em Abrolhos há mergulho para todos, crianças, idosos, inexperientes e avançados.

 

Passeio Observação de baleias

 

É também a partir de Caravelas que saem os principais passeios embarcados para observação das baleias Jubarte, já que esses mamíferos gigantes encontram no Banco de Abrolhos as condições ideais para amamentação e reprodução.

 

O período ideal é entre julho e novembro e as embarcações costumam sair para passeios bate-volta de um único dia e também para expedições de um ou mais dias.

 

Vale salientar que os passeios de observação de baleias possui um foco maior nelas e apresenta uma programação diferente dos demais executados em outros períodos do ano.

 

Translado para Caravelas – contrate online!

 

Queremos que você tenha a melhor experiência em Abrolhos e isso inicia desde o seu pouso no Aeroporto de Porto Seguro. Já no desembarque, o receptivo do nosso transfer estará à sua espera para lhe transportar em automóveis novos, climatizados e conduzidos por motoristas profissionais até Caravelas, a cidade base de onde partem os passeios. Aproveite de todo o nosso conforto e segurança, conheça o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos com a Bahia Terra Turismo!

Fotos

Conheça mais sobre

Chapada Diamantina

bottom of page