top of page
Arraial d'Ajuda

Arraial d'Ajuda

Praias, centro histórico e muita badalação!

0 visualização

0 curtida

0 comentário

Arraial d'Ajuda

Conheça Arraial d’Ajuda, praias, centro histórico e muita badalação!

 

Arraial d’Ajuda é distrito de Porto Seguro, mas bem que poderia ser um destino independente em razão da grande variedade de atrativos e da sua formidável estrutura, com excelente rede hoteleira, um centro histórico repleto de monumentos de grande relevância histórica, além de muitas lojas, boutiques de alto padrão e restaurantes de todos os estilos e para todos os gostos.

 

Também merece destaque a variedade de opções para quem curte agito noturno, com uma grande diversidade de bares e festas produzidas em seus muitos beach clubs à beira mar, algo que coloca Arraial d’Ajuda dentre os melhores points do Brasil para quem curte esse tipo de programação.

 

Destaque também para seu extenso litoral formado pelas praias do Apaga Fogo, de Araçaípe, dos Pescadores, do Parracho, e do Tororão, todas com mar calmo, verde cristalino e contando com ótimas barracas de praia.

 

Por fim, a maravilhosa praia de Pitinga, composta pela linda foz do riozinho que leva o mesmo nome, mar calmo e esverdeado, linda vegetação de Mata Atlântica e coqueiros escorados em um morro alto, além de quilômetros de falésias multicoloridas que se estendem até Trancoso.

 

Um pouco da história de Arraial d’Ajuda

 

Toda a costa de Porto Seguro era habitada por tupiniquins, mas também se faziam presentes indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os pataxós e os aimorés. Enquanto que da foz do rio Buranhém para o norte floresceram os primeiros povoados da região desde 1503, a margem sul do mesmo rio e toda a faixa litorânea que compõe a atual Arraial d’Ajuda só sofreu interferência dos europeus a partir de 1534, com a chegada do donatário da Capitania Hereditária de Porto Seguro Pero de Campos Tourinho.

 

O fidalgo português mandou então fundar, no mesmo ano, a Vila de N. S. da Pena, atual Porto Seguro, e a Aldeia de S. Amaro, próxima a Ajuda. 

 

Mas foi com a chegada dos jesuítas a partir de 1549 que o povoamento se desenvolveu, quando os religiosos fundaram diversas missões na região, dentre elas, a Aldeia de Ajuda, onde também fixaram residência.

 

Dois monumentos históricos remontam ao período jesuítico, a Igreja de Nª Sª da Ajuda e a Fonte de Nª Sª da Ajuda e através da sua história, pode-se entender um pouco sobre o ato de fundação do lugar.

 

A igreja foi construída de pedra e cal por moradores e navegadores sob ordem dos jesuítas Pe. Vicente Rodrigues e Superior Francisco Pires em 1549 e desde o princípio foi palco de romarias. Passou por uma reconstrução em 1772, ganhando os contornos atuais.

 

A fonte também é antiquíssima e do mesmo período da construção da igreja. Reza a lenda cristã narrada pelo descobridor da fonte, o Pe. Vicente Rodrigues, que estando dois padres em Arraial de Nª Sª da Ajuda fundando uma casa e água boa para beber, desejaram uma fonte ali bem perto. Quis Deus que caísse um monte por lá e com o abrir da terra, surgiu a mais formosa fonte da região, dotada de águas curativas e milagrosas.

 

Deram-lhe o nome de Nª Sª da Ajuda por invocação à mesma senhora da casa que construíam. Em torno desta pequena igreja de romaria foi se formando o arraial que ganhou o seu nome.

 

Entenda a estrutura de Arraial d’Ajuda

 

Arraial d’Ajuda faz divisa com Porto Seguro e ambas estão separadas pelo rio Buranhém, sendo que o acesso se dá por meio de um sistema de balsas que ocorre 24 horas por dia. O distrito possui ampla organização e ótima infraestrutura, tanto para sua população local, quanto para o turismo. O distrito de Porto Seguro possui 3.500 leitos distribuídos entre hotéis, resorts (5 estrelas) e pousadas, com arquitetura requintada e muitos deles mergulhados na bela Mata Atlântica.

 

De Arraial partem diversos passeios pela região, seja de lancha, quadriciclo ou de carro, que levam até as belíssimas Praia do Espelho, Trancoso e Caraíva, além do By Night para quem curte badalação, dentre outros.

 

Não podemos deixar de citar o extraordinário Arraial d’Ajuda Eco Parque, que oferece uma gama de atrações que agradam ao público de todas as idades e está localizado em frente ao mar da Praia do Mucugê, uma das mais bonitas em razão das piscinas naturais formadas na maré baixa.

 

Se tudo o que foi dito aqui mexer com seu coração, saiba que a melhor maneira de chegar e curtir Arraial d’Ajuda é com a Bahia Terra Turismo!

 

Translado para Arraial d'Ajuda – contrate online!

 

Além de distrito, Arraial d'Ajuda é vizinha a Porto Seguro e separada pelo Rio Buranhém. Assim sendo, o trajeto mais comum é ir até o aeroporto ou terminal rodoviário de Porto Seguro e de lá garantir o transporte até Arraial. Uma opção confortável e segura é contratar o serviço de transfer para Arraial d'Ajuda oferecido pela Bahia Terra Turismo.  

Fotos

Conheça mais sobre

Chapada Diamantina

bottom of page