Open Site Navigation

Cachoeira

A capital histórica do recôncavo baiano!

0 visualização

0 curtida

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}

Conheça Cachoeira, a capital histórica do recôncavo baiano!

A antiga cidade de Cachoeira no recôncavo baiano possui conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo IPHAN desde 1971. Repleta de casarões coloniais e igrejas seculares, suas ruas e ladeiras atravessaram o tempo e uma simples caminhada por elas, já se torna um incrível passeio. A cidade fica às margens do belo e histórico rio Paraguaçu e faz fronteira com a vizinha São Félix, separadas apenas pela ponte metálica Dom Pedro II.

 

Mas é preciso saber que a zona rural de Cachoeira reserva algumas preciosidades, estradas de barro que se comunicam com ruínas de antigos engenhos e pequenas igrejas dos áureos tempos do açúcar no Brasil Colonial, além de comunidades quilombolas que guardam tradições da época dos escravos. Portanto, prepare-se para uma linda aventura recheada de história e rara beleza composta por matas, fazendas e o extraordinário rio Paraguaçu. 

 

No mês de agosto acontece a tradicional festa da Boa Morte. A Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte é uma confraria religiosa afro-católica que, na sua origem e por muito tempo, foi responsável pela alforria de inúmeros escravos. A festa acontece há mais de 200 anos e é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010. O evento dura quase uma semana e envolve diversos elementos culturais da região, como o samba de roda e a capoeira.

 

Entenda a estrutura de Cachoeira

 

A "capital" do recôncavo baiano possui pousadas charmosas que funcionam em antigos casarões coloniais, no centro da cidade e na orla do rio Paraguaçu. Destaque para a Pousada Convento do Carmo, onde os turistas poderão dormir nos quartos onde viveram os frades carmelitas descalços.

 

Em termos gastronômicos, a cidade possui alguns bons restaurantes, mas não deixe de apreciar a culinária das comunidades quilombolas na zona rural, seu tempero e sabores descendem da ancestralidade indígena e escrava.

A Bahia Terra Turismo é especialista em Bahia e possui alguns passeios na região, inclusive saindo de Salvador com transfer incluso. 

 

Translado para Cachoeira – contrate online!

Conte com nossa equipe de guias e motoristas bem treinados e com nossa frota de veículos modernos e seguros para chegar em Cachoeira e outras cidades do recôncavo baiano.

Star

Fotos

Conheça mais sobre

Chapada Diamantina