top of page
Caraíva

Caraíva

Vilazinha bucólica, charmosa, histórica e muito linda!

0 visualização

0 curtida

0 comentário

Caraíva

Conheça Caraíva, vilazinha bucólica, charmosa, histórica e muito linda!

 

Ao recordar que a energia elétrica só chegou neste vilarejo em 2007, já dá para perceber o tipo de lugar que Caraíva é, um antigo povoado de pescadores e suas casinhas coloridas, ruas de areia, mar na frente e rio atrás, mirante com vista para o encontro do rio com o mar e seus coqueirais, enfim, literalmente um desbunde de beleza destilada para todos os lados em que se olha.

 

À noite, Caraíva fica ainda mais bela, com seus restaurantes à meia luz amarela e mesas e cadeiras na orla do rio. Outro point é a pracinha da Igreja de São Sebastião, rodeada de casinhas coloridas onde funcionam restaurantes e bares com mesas e cadeiras posicionadas nas suas ruas de areia e criando um ar romântico de paraíso perdido.

 

Quanto ao pôr do sol, as luzes coloridas do entardecer costumam colorir maravilhosamente o céu e as águas do Rio Caraíva, sendo a Praia da Barra um local mágico para este evento.

 

A travessia de barco do rio Caraíva também é especial e revela paisagens belíssimas, especialmente à noite, quando as estrelas cintilam no céu e uma atmosfera de silêncio e paz preenchem por completo o ambiente.

 

Um pouco da história de Caraíva

 

Antigos documentos citam Caraíva como um dos primeiros povoados da região, juntamente com Trancoso, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, remontando aos primeiros atos do povoamento português ainda na primeira metade do séc. XVI.

 

Existem poucas pesquisas históricas sobre Caraíva e as informações na internet em geral são pouco confiáveis. 

 

É fato que a Igreja de São Sebastião é bem antiga, alguns datam de 1530, mas o mais provável é que tenha sido construída após 1549, quando os jesuítas andaram a fundar missões, a construir igrejas e a catequizar indígenas na região, a exemplo do famoso Quadrado Jesuíta e da Igreja de São João batista erigida na vizinha Trancoso. 

 

Certo é que a vila de pescadores se manteve intacta do turismo até o início do novo milênio, quando a partir de 2007 e com a presença da energia elétrica, expandiu e se tornou a queridinha do turismo bucólico no Brasil.

 

Entenda a estrutura de Caraíva

 

Apesar de pequenino, o povoado de Caraíva está bem preparado para o turismo e possui uma infinidade de pousadas, sendo a maioria delas em estilo boutique. Prepare-se para se hospedar com muito charme e conforto, onde a decoração rústica dá a tônica do lugar. 

 

Elas estão localizadas em diversos pontos do vilarejo, na Barra, na praia de Caraíva, na pracinha da Igreja e espalhadas nas ruelas de areia.

 

Quanto aos restaurantes e bares, eles são lindos e muito bem decorados, sendo que a maioria opta por elementos artísticos da cultura indígena pataxó, a exemplo de cocás emoldurados e diversas peças em arte e artesanato. Em geral, estão concentrados na orla do rio e na pracinha da Igreja de São Sebastião.

 

Além do vilarejo, Caraíva oferece uma infinidade de praias, como a da Barra, de Caraíva, do Satu, a Prainha do Rio Caraíva, e sua localização privilegiada a situa próxima a diversos paraísos da região, a  exemplo de Arraial d’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho, Cumuruxatiba e Prado. 

 

Portanto, opções de passeios não faltarão, destacando uma visita à Aldeia Pataxó de Barra Velha, considerada a Aldeia Mãe de todo o território do Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal.

 

Quanto à musicalidade, o ritmo que predomina em caraíva é o forró pé de serra, que toca por lá o ano inteiro. Então, prepare-se para dançar a noite inteira até o dia raiar!

 

E se você se encantou com a possibilidade de conhecer este povoado pitoresco, saiba que a melhor maneira de chegar e curtir Caraíva é com a Bahia Terra Turismo!

 

Translado para Caraíva – contrate online!

 

Por ser um distrito da famosa cidade de Porto Seguro, o trajeto mais comum é ir até o aeroporto ou terminal rodoviário de Porto Seguro e de lá garantir o transporte até Caraíva. Uma opção confortável e segura é contratar o serviço de transfer para Caraíva oferecido pela Bahia Terra Turismo.  

Fotos

Conheça mais sobre

Chapada Diamantina

bottom of page