top of page
Trancoso

Trancoso

Uma joia no extremo sul da Bahia!

0 visualização

0 curtida

0 comentário

Trancoso

Conheça Trancoso, um dos destinos mais procurados da Bahia! 

 

Trancoso possui aproximadamente 15 km de litoral e suas praias estão entre as mais belas da Bahia. O que mais impressiona é a variedade de cenários e elementos naturais em um trecho tão curto do gigante litoral baiano. 

 

Suas praias oferecem lindas falésias, rios que deságuam no mar proporcionando opções de banho doce e salgado, restingas e coqueirais preservados, além de quilômetros de recifes de corais e piscinas naturais formadas na maré baixa.

 

Algumas delas são bem centrais e exigem pouco deslocamento do turista, a exemplo das praias dos Nativos e dos Coqueiros, que além de lindas, oferecem uma boa infraestrutura de barracas de praia à beira mar.

 

Quanto às mais distantes, as únicas que também apresentam barracas são as praias de Taípe, Rio da Barra, Pitinga e Rio Verde, mas se afastando um pouco é possível curtir a natureza integral e sem a presença de urbanização em todas elas. 

 

Já as praias de Itapororoca, Patimirim, Itaquena e a isolada Praia do Rio dos Frades, não oferecem infraestrutura e são verdadeiros paraísos para o trekking litorâneo. 

 

Outro destaque de Trancoso é o seu charmosíssimo centro histórico, também conhecido como Quadrado. As antigas casinhas de pescadores ainda estão lá, intactas, e lindamente coloridas se posicionam ao redor de um grande campo gramado ao centro. 

 

São lojinhas de grifes e restaurantes estilosos que ao anoitecer ganham ainda mais charme e beleza com a iluminação amarela disposta em centenas de luminárias de palha. Tendo como pano de fundo a secular igrejinha de São João Batista, todo o cenário se torna um dos mais românticos e encantadores do Brasil.

 

Um pouco da história de Trancoso

 

Trancoso nasceu a partir de um aldeamento jesuíta denominado São João Batista dos Índios, fundado em 1586. A sua vila original, atual centro histórico, permanece intacta até hoje e é conhecida como Quadrado. 

 

Trata-se de um conjunto de casinhas dispostas ao redor de um gramado retangular e de frente para a igrejinha de São João Batista, um complexo arquitetônico que guarda a originalidade dos aldeamentos jesuítas, cujo objetivo central era o de  catequizar os tupiniquins e tapuias que viviam nesse trecho da costa brasileira.

 

Com a expulsão dos jesuítas, a aldeia de Trancoso foi elevada a vila, por Ordem Régia de 1759, e teve sua freguesia declarada em 1795. 

 

Durante os dois primeiros séculos, suas principais atividades foram a cultura da mandioca e a pesca. Quando os jesuítas foram expulsos e deixaram Porto Seguro em 1760, existiam na aldeia 500 índios e sua igreja se erguia numa no alto e com vista ampla do oceano. No fim do séc. XVIII, já existia na vila um comércio de farinha e madeiras, retiradas das matas e que eram vendidas em Porto Seguro.

 

No início do séc. XIX, a vila ainda era a mesma dos tempos jesuíticos, com 50 casas e 500 habitantes indígenas, que viviam da lavoura e da pesca, fazendo gamboas no litoral e pescando em alto mar.

A partir de 1888, a população cresceu significativamente e já atingia 1.461 habitantes. Na lavoura já produziam algodão, cereais, cana de açúcar, extraíam de madeira e piaçava. 

 

Desde então, a comunidade se manteve no mesmo padrão até a década de 1970, e como quase todas as vilas de pescadores da Bahia, passou a receber turistas, primeiro hippies, depois veranistas, levando os moradores a alugarem suas casas e se transferirem para barracões nos fundos das mesmas.

 

Com o desenvolvimento do turismo a partir dos anos 80, suas belezas naturais foram descobertas por turistas de todo o Brasil e do mundo.

 

Quanto à Igreja de São João Batista, foi construída pelos jesuítas entre o séc. XVII e o séc. XVIII, mas como o povoado é muito mais antigo, possivelmente existiu um outro edifício religioso antes dela, provavelmente um convento composto por biblioteca.

 

Entenda a estrutura de Trancoso

Trancoso é hoje uma cidade desenvolvida e possui aproximadamente 8 mil leitos, dentre pousadinhas simplórias à sofisticadas hotéis e resorts, como o Club Med, por exemplo. Todas essas opções estão disponíveis conforme o perfil e o bolso de cada turista. As hospedagens estão espalhadas e geralmente se encontram próximas ao Quadrado, nas praias centrais e ao redor da cidade.

 

Como já foi dito, o Quadrado é um excelente centro gastronômico e possui uma gama de opções de restaurantes, dos mais sofisticados, a hamburguerias e sorveterias. Por lá também é possível encontrar artesãos vendendo lindos artesanatos no gramado ao redor da igreja.

 

De Trancoso também partem passeios diversos, de quadriciclo, lancha ou carro, levam até a famosa Praia do Espelho, Caraíva, Arraial d’Ajuda, dentre outros paraísos da região.

 

Translado para Trancoso – contrate online!

 

Por ser um distrito da famosa cidade de Porto Seguro, o trajeto mais comum é ir até o aeroporto ou terminal rodoviário de Porto Seguro e de lá garantir o transporte até Trancoso. Uma opção confortável e segura é contratar o serviço de transfer para Trancoso oferecido pela Bahia Terra Turismo.  

Fotos

Conheça mais sobre

Chapada Diamantina

bottom of page