Open Site Navigation

Quem nunca se encantou com ao menos uma das belezas que cercam o nosso país, não é mesmo? Falando sobre este tema, não podemos deixar de citar Abrolhos, uma das regiões mais ricas em termos de biodiversidade e paisagens naturais, ficando localizada na Costa das Baleias.

Embora o local ainda não tenha uma fama tão grande, o Arquipélago de Abrolhos foi criado em 1983, sendo este administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Entre tantos pontos altos da região, este se destaca por ter a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e o maior banco de corais. Continue a leitura e descubra tudo sobre o destino!

Como chegar em Abrolhos, na Bahia

Antes de mais nada, devemos começar falando sobre a localização de Abrolhos. Para chegar até lá, é preciso fechar o passeio, sendo que se inicia a partir de Caravelas.

Nesse caso, existem passeios de bate e volta, ou aqueles em que o turista fica no barco, com o número de pernoites que podem variar.

São 3 horas para chegar até lá e, uma das grandes atrações do percurso, são as baleias jubarte. Entre junho a novembro a maioria dos visitantes consegue avistar esses animais magníficos, o que é realmente uma experiência única e emocionante.

Caravelas fica a 850 km de Salvador, a 260 km de Porto Seguro e a 90 km de Teixeira de Freitas, um município que conta com um aeroporto regional na Bahia.

Sendo assim, o turista pode partir de Porto Seguro, pegando ônibus ou transfer, ou de Teixeira de Freitas, um dos pontos mais próximos de Caravelas.

Quais são as características do local

Agora, falando sobre as características do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, podemos dizer que o local é composto por 5 ilhas: Ilha Redonda, Ilha Siriba, Ilha Sueste, Ilha Guarita e a Ilha Santa Bárbara, sendo a última a única que é habitada, já que fica sob jurisdição da Marinha do Brasil e conta com agentes de proteção a biodiversidade local.

Segundo estudos, existem aproximadamente 1.300 espécies de animais em Abrolhos, sendo elas divididas principalmente entre a vida marinha e as aves. Por lá também encontram-se Chapeirões, estruturas recifais que crescem no mar no formato de cogumelo.

Por ser uma área de muita dificuldade para a navegação, o nome “Abrolhos” nasceu dessa característica, já que os marinheiros portugueses da época antiga comumente viam a frase “abre olhos” nos mapas da região, pois esta estava marcada por naufrágios.

Os passeios em Abrolhos acontecem pela água. No entanto, existe a possibilidade de fazer uma rota guiada em uma das ilhas, sendo esta escolhida pela equipe responsável de monitores.

Cabe destacar que não é permitido que a acomodação aconteça em nenhuma das ilhas, sendo que o foco maior e exclusivo é a observação das espécies e os mergulhos.

O que fazer no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Agora que você já sabe algumas características sobre a região, podemos dizer que não faltam opções de lazer por lá, especialmente se você gosta da natureza e de aproveitar águas extremamente claras e transparentes. Considerando isso, confira abaixo a lista de atrações para aproveitar em Abrolhos.

1. Snorkel

Essa é uma das principais opções quando o assunto é diversão no Parque Marinho Nacional dos Abrolhos. Isso porque, como mencionamos durante este artigo, o local é muito rico em termos de biodiversidade.

Além dos Chapeirões, estruturas encontradas somente na região que podem chegar a medir 20 metros de comprimento, também é possível observar toda a vida presente na água, como peixinhos diversos e corais.

2. Mergulho com cilindro

Nas águas de Abrolhos existem 3 grandes naufrágios conhecidos. Caso você já seja credenciado para fazer mergulhos com cilindro, você poderá aproveitar o passeio para um tour histórico entre as estruturas que ainda estão presentes na água.

Além disso, quanto mais tempo se fica no mar, mais aumenta a probabilidade de se avistar tartarugas ameaçadas de extinção, como a espécie de couro, a mais rara existente por lá.

Lembrando que se você não for credenciado, é possível fazer um “mergulho de batismo”, onde pode-se ir até uma profundidade pequena por pouco tempo, tudo isso acompanhado de um instrutor que ficará todo o tempo ao lado do iniciante.

3. Avistar baleias jubarte

Se o assunto é emoção em meio a natureza, certamente a observação da vida das baleias jubarte entra no topo dessa lista. Em Abrolhos, a partir de junho até novembro, você tem muitas chances de conseguir avistar essa espécie, mais uma atração única para se vivenciar por lá.

4. Avistar aves

Espécies raras de aves também vivem em Abrolhos, o que garante que você possa observar em tempo real a vida desses animais tão curiosos. Entre algumas das aves que você pode avistar, podemos citar Atobás Brancos e Beneditos.

Aproveite sua viagem para Abrolhos

Agora que você já sabe as principais informações sobre o Arquipélago de Abrolhos, certamente seu passeio até o local será ainda mais incrível.

A taxa de visitação para entrar no parque gira em torno de R$ 55,00 por diária. Mas, frequentemente já se inclui esse valor dentro do custo total do passeio.

Caso você esteja em uma rota pelo sul da Bahia, vale muito a pena adequar o seu roteiro para vivenciar a experiência do mergulho em Abrolhos. Mesmo que você não tenha credencial e não se considere um profissional, ainda assim você poderá aproveitar para conhecer o habitat de espécies incríveis, conhecendo também uma das regiões mais majestosas do país em termos de paisagens naturais.

É realmente uma experiência única e, caso você queira somar o passeio aos destinos próximos, você ainda pode escolher Prado ou Caraíva para conhecer outras praias e locais turísticos da Bahia, o que certamente deixará a sua viagem memorável.

Dito isso, continue conosco e veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer mais sobre as 7 ilhas da Baía de Todos os Santos!

1 visualização0 comentário

Abrolhos: conheça esse fabuloso Parque Nacional Marinho

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

1 visualização

0 curtidas

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.