top of page
Belmonte na Bahia: Mogiquiçaba e muito mais

Postado dia 14/01/24 | 5min. de leitura

Belmonte na Bahia: Mogiquiçaba e muito mais

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Com aproximadamente mil quilômetros de extensão, o litoral baiano é vasto, diversificado em termos de paisagens, mas também em história e cultura. Daria para passar uma vida inteira viajando por ele e a cada ano descobrir novos elementos fascinantes.

O litoral do extremo sul baiano tem uma peculiaridade histórica, já que foi nessa região que os portugueses aportaram pela primeira vez, e por isso hoje em dia é conhecido como Costa do Descobrimento. Mas a ferocidade dos indígenas, principalmente dos terríveis botocudos, é que foi determinante, fazendo com que a sociedade originada pelos portugueses levasse mais de 300 anos para de fato prosperar na região.

vista aerea do farol de belmonte
Vista aérea do Farol de Belmonte

A cidade de Belmonte está na transição entre o litoral sul e o extremo sul baiano, entre a zona do cacau liderada por Ilhéus e a zona da grande extração de madeira, às margens do rio Jequitinhonha que lá encontra sua foz, uma terra de barões e coronéis, mas também de praias exóticas e lindas como Mogiquiçaba.

  • Um pouco da história de Belmonte - Bahia

  • O que fazer em Belmonte

  • Centro histórico

  • Praia do Mar Moreno

  • Praia da Caieira

  • Povoado de Mogiquiçaba

  • Atrações próximas

  • Como chegar

Um pouco da história de Belmonte - Bahia

A Belmonte original é a cidade portuguesa onde Pedro Álvares Cabral e a Belmonte baiana foi batizada em homenagem a ela. A palavra Jequitinhonha, no dialeto dos maxacalis, povo do tronco linguístico macro-jê que vivia na região antes da chegada dos portugueses, significa rio largo e cheio de peixes.

mapa da costa entre ilheus e porto seguro joao teixeira albernaz 1640
Mapa da costa entre Ilhéus e Porto Seguro. Fonte: Albernaz - 1640

A partir de 1553, os bandeirantes passaram a adentrar no continente pelo rio Jequitinhonha em busca ouro, prata e outros minérios preciosos, mas também utilizavam dessas entradas e bandeiras para lutar, conquistar, matar e escravizar os povos originários. 

O primeiro povoado surgiu de um aldeamento kamakan, sendo catequizado pelo padre jesuíta José de Araújo Ferraz. A este aldeamento deu-se o nome de São Pedro do Rio Grande, que em 1718 passou a Freguesia de Nossa Senhora da Madre de Deus, quando já havia presença de colonos vivendo mais ou menos pacificamente entre os religiosos e os aldeados. Por fim, tornou-se a vila do Jequitinhonha de Belmonte em 1764

antigo instituto do cacau da bahia em belmonte
Antigo Instituto do Cacau da Bahia em Belmonte

Ao longo da sua história, o rio Jequitinhonha teve grande importância, pois foi através dele e de outros grandes rios que os portugueses e seus descendentes adentraram no continente expandindo sua colonização pelos sertões. Além disso, era o rio que provia a pesca, a exploração do ouro e pedras preciosas no Alto Jequitinhonha, e já no séc. XIX, a lavoura de cacau.

E falando em cacau, Belmonte foi a terceira cidade baiana a desenvolver essa cultura, atrás de Canavieiras e Ilhéus. A partir de 1860, o cacau se tornou sua principal fonte econômica, chegando ao apogeu entre 1890 e 1930.

O que fazer em Belmonte

A cidade de Belmonte também é conhecida como “Capital do Guaiamum”, espécie de crustáceo semelhante ao caranguejo que existe em fartura na região, possui praias belíssimas e intocadas, a linda e diversificada natureza do rio Jequitinhonha e um centro histórico que remonta ao auge da lavoura cacaueira.

O Centro histórico

casarao de arquitetura colonial em belmonte
Casarão de arquitetura colonial em Belmonte

Na orla à margem do rio Jequitinhonha existiu um cais por onde entravam grandes embarcações que escoavam a produção do cacau, e lá ainda se encontram antigos armazéns onde o cacau era depositado em sacas para exportação. 

sobrado tres andares com brasao da coroa portuguesa em belmonte
Sobrado de três andares com brasão da Coroa Portuguesa em Belmonte

A cidade ainda guarda casarões, alguns em ruínas, de arquitetura em estilos colonial e neogótico datados do final do séc. XIX e início do séc. XX, a exemplo do edifício do Sindicato Rural de Belmonte e do sobrado de três andares, construído em 1897, onde ainda se vê o brasão da Coroa Portuguesa.


dona dagmar e autora da maior panela de barro do mundo feita em belmonte
Dona Dagmar é a autora da maior panela de barro do mundo, feita em Belmonte

Vale muito a pena visitar também a olaria da Dona Dagmar Oliveira, famosa artista local que ficou muito famosa por produzir os maiores vasos de cerâmica do mundo. Descendente de pataxó, é mãe de 19 filhos, 32 netos, 19 bisnetos e 10 tataranetos, como ela mesma diz, e sustentou toda a sua família através do barro.

O Farol de Belmonte é um importante monumento histórico, possui 35 metros de altura e alcance de 18 milhas náuticas. Foi encomendado em 1892 e instalado na praia, mas na década de 1940 houve um grande recuo do mar e hoje o farol se encontra afastado da praia e cercado por ruas e casas.

Praia do Mar Moreno

Situada a 1,5 km do centro da cidade, a praia do Mar Moreno é a mais agitada de Belmonte. É famosa por receber trios elétricos no carnaval, possui algumas barracas de praia e ondas fortes, sendo frequentada pelos surfistas da região. Mas ao caminhar no sentido sul, o agito dá lugar ao silêncio e pouca frequência de pessoas.

Praia da Caieira

Certamente é um dos lugares mais bonitos da cidade e uma área de preservação ambiental. No local encontra-se um belíssimo manguezal onde se vê guaiamuns, caranguejos, aratus vermelhos e vaza-marés em abundância, principalmente nos períodos de maré baixa.

O povoado de Mogiquiçaba

o rio preto em mogiquicaba belmonte
O rio Preto em Mogiquiçaba - Belmonte

O pequeno povoado de Mogiquiçaba está 32 km ao sul de Belmonte e é um distrito da cidade. Sua praia é paradisíaca e guarda paisagens exóticas, principalmente pela presença do rio Preto que corre em paralelo e a poucos metros do mar. 

O povoado de origem pesqueira é bem pequeno, mas possui a ótima Pizzaria Botocudo e o fantástico Restaurante Xauá, ambos liderados pelo Chef Gi Bittencourt. 

entardecer em mogiquicaba belmonte
Entardecer em Mogiquiçaba - Belmonte

O Restaurante Xauá é uma atração à parte, destacando-se pela gastronomia refinada e sua localização privilegiada e isolada, cercado por uma área lindamente preservada do rio Mogiquiçaba e oferecendo uma prainha fluvial onde se alugam caiaques e pranchas de stand-up paddle. O acesso ao restaurante se dá por meio de um barco, que percorre o rio descortinando paisagens encantadoras.

A praia de Mogiquiçaba é belíssima, recheada de lindos coqueiros e local de desova de tartarugas marinhas, um lugar realmente muito especial!

Atrações próximas

praia de guaiu em santa cruz de cabralia
Praia de Guaiú em Santa Cruz de Cabrália

Outro fator relevante é a proximidade de Belmonte com outros povoados, vilas e cidades de grande valor histórico e natural, a exemplo da maravilhosa praia de Guaiú.

Há também o povoado e a belíssima e selvagem praia de Santo Antônio, que fica um pouco depois de Guaiú.

nascer do sol em santo andre santa cruz de cabralia
Nascer do sol em Santo André, distrito de Santa Cruz de Cabrália

Mais adiante é a vez da praia de Santo André, local de paisagem rara e também a foz do rio João de Tiba. O povoado de Santo André é distrito da cidade histórica Santa Cruz de Cabrália. E para finalizar a viagem, não deixe de conhecer Porto Seguro e suas infinitas possibilidades.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro e de lá até Belmonte são 55 km, passando por Santa Cruz de Cabrália e atravessando o rio João de Tiba em uma balsa (pessoas e automóveis). Outra opção é seguir pela BR-101, passando por Itapebi, Barrolândia, num total de 59 km até Belmonte. 

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência especialista “em Bahia” e desde 2006 levamos milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por segurança, conforto e pontualidade. 

Uma ótima maneira de chegar em Belmonte é contratando um transfer, assim haverá um receptivo lhe aguardando no Aeroporto de Porto Seguro e lhe conduzindo diretamente para o hotel ou pousada onde ficará hospedado.

Fale agora com um dos nossos colaboradores pelo WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo, você poderá adquirir seu transfer até Belmonte online mesmo, de maneira prática e segura.

Conheça Belmonte com a Bahia Terra Turismo!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page