top of page
Open Site Navigation

Sem dúvidas, existem diferentes modalidades de esportes aquáticos e quando falamos sobre canoas, isso não é diferente. Esse veículo utilizado por diversos povos ao longo da história hoje tem diferentes modalidades esportivas, uma delas e da qual falaremos hoje é a canoa polinésia.

A Bahia tem destinos para todos os gostos, alguns mais exóticos e outros mais tradicionais, porém algo todos têm em comum a grande oferta de atividades e passeios para ter momentos de lazer incríveis.

A canoa polinésia, por exemplo, é uma atividade que permite ao visitante chegar a lugares incríveis por seu próprio mérito, quer saber mais? Confira então as próximas linhas e saiba das suas opções.

O que é uma canoa polinésia

Primeiramente, iremos explicar um pouco sobre as características da canoa polinésia e sua história.

De forma resumida, de acordo com historiadores, uma grande parte do Oceano Pacífico, onde existem algumas ilhas pertencentes à Nova Zelândia, Ilha de Páscoa e Hawaí, eram ocupados por povos da mesma etnia há milhares de anos.

Estes eram conhecidos como Polinésios, sendo as ilhas que cercavam as extremidades exploradas através das canoas construídas por eles. Embora algumas delas tivessem adaptações locais conforme o mar da região, o fato é que a construção mantinha o casco, o flutuador lateral e os braços que ligam as duas partes mencionadas anteriormente.

Além de toda a parte de construção das canoas conforme as condições gerais que o mar apresentava em determinadas áreas, muitas técnicas de remada também foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo, sendo algumas delas usadas até os dias atuais.

Na modalidade da canoagem polinésia existem diferentes estilos, e um dos mais famosos é a canoagem havaiana, porém atualmente muitas vezes os termos: canoa havaina e canoa polinésia são utilizados como sinônimos.

A primeira estrutura da categoria a chegar no Brasil foi batizada de Lanakila, chegando ao território do nosso país em 2000. Com o passar do tempo, primeiramente o esporte ficou ligado à Confederação Brasileira de Canoagem e, em seguida, ficou ligado à Confederação Brasileira de Va'a, responsável pela canoagem polinésia.

Sua principal característica é o segundo casco da embarcação que serve de estabilizador, o que dá mais velocidade à estrutura, sem que para isso seja necessário comprometer a segurança do equipamento.

Quais são os benefícios da prática

Agora que você conhece detalhes sobre toda a história do esporte e sobre a estrutura da embarcação, devemos dizer que além da diversão, a prática da canoagem polinésia também oferece diversos benefícios. Entre eles, podemos citar:

  • melhora o foco e o equilíbrio;

  • pode ser uma atividade que permite a relação entre pessoas, o que é ideal para fazer amizades;

  • pode auxiliar na perda de peso, pois é uma atividade de alto gasto calórico;

  • melhora o condicionamento físico e a resistência;