top of page
Caravelas na Bahia: praias, religiosidade e muita simpatia

Postado dia 04/12/23 | 4min. de leitura

Caravelas na Bahia: praias, religiosidade e muita simpatia

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Às margens do rio Caravelas e cercada por lindas praias de coqueiros, a pequenina cidade de Caravelas está situada na Costa das Baleias e é muito mais que apenas um ponto de partida para quem vai conhecer o Arquipélago de Abrolhos. Histórica e colonial, a cidade exibe arquitetura antiga em suas praças e ruas, dando ao lugar um ar bucólico de quem ficou congelado no tempo.

Localizada a 870 km de Salvador e 36 km ao sul de Prado, a cidade é muito famosa também pelas festas religiosas, que atraem milhares de devotos anualmente. História é o que não falta em Caravelas, lembrando que sua região estava nas rotas das antigas navegações de exploração portuguesa ocorridas a partir de 1501.

Então, separe um tempo da sua viagem para Abrolhos para explorar esse lugarejo encantador, você não vai se arrepender!

  • Um pouco da história

  • O que fazer

  • Onde se hospedar

  • Como chegar

Um pouco da história de Caravelas

Durante a segunda expedição exploratória em 1503 e após descobrirem o arquipélago de Fernando de Noronha, Gonçalo Coelho e Américo Vespucci adentraram pela barra de Caravelas, tendo ali fundado uma feitoria fortificada com 12 peças de artilharia e 24 homens. Em linhas gerais, o objetivo principal das feitorias era o de armazenar pau-brasil e, de tempos em tempos, escoá-lo para Portugal.

Foi território da Capitania Hereditária de Porto Seguro, doada a Pero de Campos Tourinho a partir de 1534, capitania esta que fracassou sob ataques tupiniquins e, principalmente, aimorés. Já no período do Governo Geral, foi palco de entradas e bandeiras pelos maiores rios da região, especialmente o Jequitinhonha, mas também pelo rio Caravelas.

Foi somente em 1581 que fundaram o povoado, sendo erguida uma pequena igreja sob a invocação de Santo Antônio do Campo dos Coqueiros. Ainda sob ataques indígenas, a aldeia foi abandonada, sendo novamente povoada em definitivo a partir de 1610.

O que fazer

O principal atrativo de Caravelas é, sem dúvida, o Arquipélago de Abrolhos, um paraíso de águas azuis e cristalinas situado a 65 km da costa. Abrolhos também é muito famoso em função dos passeios para avistar baleias Jubarte em período de reprodução e pela prática do mergulho.

Mas como já dissemos, a Caravelas não se resume a Abrolhos, oferecendo uma linda extensão de praias lindíssimas e praticamente desertas.

Praia do Grauçá

É a praia mais central da cidade, com uma boa infraestrutura composta por barracas de praia, onde se come muito bem, mesas e cadeiras de madeira e muitas árvores de copas grandes que produzem sombras maravilhosas, especialmente nos dias mais quentes. A praia possui água marrom-claro em função de estar dentro da barra do rio Caravelas, mas maravilhosa para banho já que não possui ondas.

Também apresenta casas de veraneio e pousadas em sua orla, além de lojas de artesanato, bares, restaurantes, e onde se pratica esportes como futebol e vôlei em sua larga faixa de areia. Muitos barcos de pesca ancorados compõem a paisagem, dando ar pitoresco e romântico ao local.

Praia da Ponta da Baleia

A extensa praia da Ponta das Baleias termina na foz do rio Caravelas, é uma praia deserta e pode ser acessada de carro através de estrada de terra, ou numa caminhada mais longa a partir da praia do Grauçá. Destaque para seus lindos coqueirais, que dão ar selvagem e paradisíaco em muitos trechos da praia.

Centro histórico

A cidade em si é um centro histórico, e caminhar por suas ruas de paralelepípedo leva a muitos monumentos históricos, como o Casarão do Rio Branco, datado do séc. XIX, a Catedral de Santo Antônio, datada de meados do séc. XVIII, a igreja de Santa Efigênia, também de meados do séc. XVIII, e muitas casas, casarões e sobrados de arquitetura colonial.

Instituto Baleia Jubarte

O Instituto Baleia Jubarte possui cinco bases, na ilha Bela - SP, Vitória - ES, Itacaré - BA, Praia do Forte - BA e em Caravelas, situada em um dos belos casarões históricos da cidade. A sede de Caravelas recebe visitantes interessados em saber mais sobre as baleias jubarte e a visita às baleias na região.

Onde se hospedar

A cidade é pequena e possui apenas 22 mil habitantes, mas por ser a base para quem vai até Abrolhos, desenvolveu um bom serviço de hotelaria. Conheça algumas opções:

Como chegar

Caravelas está 257 km ao sul do aeroporto de Porto Seguro, sendo a capital do descobrimento o melhor caminho para se chegar lá de avião. A partir de Porto Seguro, é possível viajar até caravelas de 4 formas:

De carro alugado

Alugar um carro é sempre uma opção interessante para os que curtem dirigir em estradas, oferecendo uma autonomia que permite explorar a linda região. O melhor caminho é viajar pela rodovia BR-101, uma viagem de aproximadamente 4 horas até Caravelas.

De ônibus intermunicipal

Viajar de ônibus entre Porto Seguro e Caravelas é uma verdadeira peregrinação, mas se você busca economizar, prepare-se para uma longa jornada. São aproximadamente 12 de viagem, já que o ônibus faz conexão na cidade de Teixeira de Freitas. A empresa que realiza a linha é a Expresso Brasileiro.

Transfer

Contratar um transfer é sempre a melhor opção em se tratando de conforto, segurança e agilidade, a começar pelo receptivo, que estará de prontidão à sua espera no aeroporto de Porto Seguro. Sem demora, você será conduzido até um automóvel novo e climatizado utilizado para a viagem.

Outro fator importante é a segurança de viajar com motoristas profissionais e profundos conhecedores das rodovias da região. Além de tudo isso, tem a facilidade de contratar o transfer online mesmo, de maneira rápida e segura. A Bahia Terra Turismo disponibiliza o WhatsApp da Central de Reservas, fale agora e garanta já seu transfer de Porto Seguro para Caravelas!

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência de turismo “especialista em Bahia”, e desde 2006 levamos milhares de pessoas anualmente aos mais diversos destinos baianos. A empresa é cadastrada no Ministério do Turismo e na ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens).


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page