Open Site Navigation

A Chapada Diamantina é uma região de serras que abrange uma área composta por 24 municípios. Considerada uma das mais belas manifestações do exuberante relevo do país, a região está situada no centro do estado da Bahia.


Protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, é bastante procurada por quem busca o turismo de aventura. É nessa região que nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Assim, a Chapada Diamantina tem inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, formadas pelas correntes de águas que saem das nascentes em seu trajeto pelo relevo da região.


Por isso, opções não faltam quando o assunto são as experiências em meio a natureza. Abaixo você vai descobrir detalhes sobre essa possibilidade incrível que pode se tornar seu próximo roteiro.


Como chegar até a Chapada Diamantina?

A cidade de Lençóis tem aeroporto que recebe voos regulares de Salvador. Os voos são operados pela Azul, porém, por ser uma única linha disponível, essa opção pode apresentar valores altos e indisponibilidade conforme o planejamento de voos da empresa.


Embora seja a opção mais próxima da Chapada Diamantina, nem sempre todos os turistas optam por esse trajeto. Outra opção é pousar no aeroporto de Salvador e contratar translados para a Chapada Diamantina, ou alugar um carro.

O percurso leva aproximadamente 5 horas, em que são percorridos aproximadamente 400 km.


Vamos de transfer para a Chapada Diamantina? Vamos de Bahía Terra Turismo!



Quais são os principais pontos turísticos da região?

Além das atrações já mencionadas nesse texto, A Chapada Diamantina contém ainda vários sítios arqueológicos, como os das cidades de Lençóis, Palmeiras, Morro do Chapéu e Ibicoara, onde os visitantes podem conhecer de perto fósseis e pinturas rupestres que resistiram à ação do tempo durante a passagem de milênios.


No entanto, o que chama muita atenção são os passeios que você pode conferir a seguir.


Cachoeiras Ibicoara

Ibicoara fica ao sul da Chapada Diamantina. O local é encantador, pois tem muitas atrações naturais, como rios, poços e cachoeiras.


Assim como você pode imaginar, muitos turistas visitam a região à procura das quedas d'água incríveis. Abaixo iremos citar algumas delas para que você possa colocá-las em seu roteiro.

  • Cachoeira do Buracão;

  • Cachoeira da Fumacinha;

  • Cachoeira Véu de Noiva;

  • Cachoeira do Morro do Chapéu


Itaetê

Itaetê é uma cidade onde há muitas atrações naturais para que os visitantes possam aproveitar.


Em resumo, é comum encontrar as mais diversas cachoeiras e poços, onde o turista pode se aventurar em fazer trilhas para curtir as águas cristalinas. Como exemplo, podemos citar o Poço Azul e o Poço Encantado.


Ambos são locais que têm profundidade entre 20 a 60 metros, mas as águas cristalinas permitem que o visitante enxergue toda a extensão do poço.


Quem visita o Poço Encantado, pode apenas contemplar a sua beleza, visto que não é possível nadar no local. Já o Poço Azul é uma ótima opção para curtir a experiência, porém, o turista deve se banhar em uma ducha antes do mergulho, descendo as escadarias até as águas cristalinas.


Vale do Pati

A vibe que o Vale do Pati passa aos visitantes é realmente a emoção da aventura. A região é composta por diversos roteiros, o que permite que o visitante tenha mais de 4 dias de pura diversão em meio a natureza, se assim desejar.


No percurso, é muito importante contar com um guia para garantir que o passeio será seguro.


As trilhas contam com muitos trechos emocionantes e para completar o trajeto, normalmente o turista terá que se hospedar nas casas dos moradores da região.


Em síntese, as rotas podem variar conforme a habilidade do aventureiro, mas os principais pontos de atração são:

  • Mirante e Rampa do Pati;

  • Morro do Castelo;

  • Cachoeira do Funil.

Hospede-se na região

Pela imensidão de seu território, a Chapada Diamantina oferece centenas de opções de hospedagem. Além disso, cada hotel ou pousada também oferece roteiros de atividades turísticas programadas, envolvendo esportes radicais (como escalada, rapel e tirolesa), turismo comunitário e rural, e as delícias culinárias típicas da região.


A Chapada Diamantina pode oferecer ao turista experiências incríveis e únicas. Dessa forma, é muito importante planejar a viagem com antecedência, verificando exatamente quais são as atrações que mais chamam a atenção.


Assine a nossa newsletter, para que assim, você fique por dentro de todas as informações sobre os diversos destinos turísticos da Bahia!



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Chapada Diamantina: o local ideal para sua próxima viagem!

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

0 visualização

0 curtidas

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}