top of page
Como chegar no Vale do Pati? Confira as opções

Postado dia 21/08/23 | 3min. de leitura

Como chegar no Vale do Pati? Confira as opções

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O terceiro trekking mais procurado no mundo e o segundo na América Latina, só atrás do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha e da Trilha Inca até Machu Picchu, no Peru, o Vale do Pati é um lugar incrível, recheado de trilhas espetaculares e que possui diversos roteiros e formas de como chegar no Vale do Pati.


Mas lembre-se, o mais importante é estar no Vale do Pati, independente do roteiro que você faça lá dentro, já que tudo nesse lugar é lindo. Outro ponto fundamental é que sua experiência aconteça guiada por um profissional, a segurança é algo muito importante quando mergulhamos na natureza selvagem.

O Vale do Pati está completamente inserido no Parque Nacional da Chapada Diamantina, é cortado pelo rio Pati e fica entre as cidades de Palmeiras, Andaraí e Mucugê. É um local da antiga região cafeeira que possui 62 km de trilhas que descortinam morros repletos de mata, trilhas de ascensão vertical, passando por lindos mirantes e serpenteando o vale magnificamente.

Destaque para o famoso Mirante do Vale do Pati, com vista para um impressionante desfiladeiro emoldurado por serras rochosas e vales verdejantes.

Portas de entrada do Vale do Pati

É possível acessar o Vale do Pati por duas entradas: a partir da Vila de Guiné, em Mucugê, ou a partir do Vale do Capão, em Palmeiras. A região inteira do vale oportuniza trekkings que variam entre 3 e 5 dias, tendo sido escolhida como o melhor roteiro do país pelo Ministério do Turismo em 2010.

Como ir ao Vale do Pati?

Em geral, os roteiros são oferecidos por agências especializadas e com a presença de guias profissionais, incluindo os rios Pati, Calixto, o mirante do Cachoeirão, os morros Castelo e Branco, os Gerais do Vieira, a Serra do Sobradinho e os Gerais do Rio Preto. Costumam sair com mais frequência de Lençóis, principal cidade da Chapada e que acumula um número maior de turistas.

Um automóvel leva o grupo até uma das portas de acesso do vale, onde se inicia o trekking. A ordem e a quantidade de lugares visitados depende da quantidade de dias, além do ritmo de caminhada e preparo físico do grupo.

Seis famílias residem no Vale do Pati, e são elas as responsáveis por acomodar e alimentar os turistas em suas hospedarias rústicas. Os custos dos seus serviços são normalmente incluídos nos pacotes dos trekkings. Os únicos locais onde é permitido acampar no Vale do Pati são nas propriedades dessas seis famílias, mas o campismo não é de praxe nesse roteiro.

O famoso trekking de três dias como chegar no vale do Pati

De todos os roteiros que se praticam no Vale do Pati, o mais viável, em todos os sentidos, é o trekking de três dias. Quando falamos em todos os sentidos, queremos dizer sobre um roteiro que visita os lugares mais bonitos do vale, num trekking não tão desgastante como os de quatro e cinco dias, e que é mais econômico também.

Para saber detalhes sobre o trekking de três dias no Vale do Pati, clique aqui!

Conheça a Chapada Diamantina com a Bahia Terra Turismo

Somos uma agência de campo e costumamos realizar com frequência todos os passeios e trekkings que oferecemos, garantindo segurança em primeiro lugar. Trabalhamos com guias profissionais experientes e profundos conhecedores dos caminhos, geografia, história e biodiversidade da Chapada Diamantina. Conheça nosso portfólio de passeios, trilhas e trekkings!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page