Open Site Navigation

Entre cachoeiras, praias de águas cristalinas e muita natureza, não é difícil se encantar pela Costa das Baleias, no extremo sul da Bahia. Diferentemente do que alguns pensam sobre o turismo no estado, não é preciso escolher sempre os pontos mais conhecidos para aproveitar uma viagem incrível.

Pensando nisso, hoje falaremos dos melhores passeios que podem ser feitos na Costa das Baleias. Em geral, a região pode surpreender quem procura paz e calmaria, especialmente na baixa temporada.

Além da cultura e de belas paisagens, por lá também encontramos visitantes especiais em determinadas temporadas: baleias jubartes. Com todos esses encantos, ficou fácil perceber por que a opção é tão indicada.

Continue conosco e conheça alguns dos pontos mais incríveis a serem explorados!

Melhores destinos da Costa das Baleias

Antes de mais nada, é preciso mencionar que a região da Costa das Baleias é composta por 6 municípios, sendo eles: Prado, Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Nova Viçosa, Mucuri. Cada uma das regiões oferece muitas atrações interessantes. Mas, se você gosta de praias e procura bons destinos para conhecer, a lista abaixo é para você. Confira!

1. Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – Abrolhos

Primeiramente, não poderíamos falar das praias da Costa das Baleias sem mencionarmos o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Localizado no arquipélago de Abrolhos, o local é um verdadeiro paraíso de águas claras, com recifes, corais e ilhas.

Entre julho e novembro, o destino recebe as queridas baleias jubartes, o que pode ser uma oportunidade única para fazer passeios de observação. O arquipélago foi declarado o primeiro Parque Nacional Marinho em 1983.

Para chegar até lá, é preciso ir até Caravelas, ponto de onde saem os barcos com destino a uma das 5 ilhas que compõem a região, sendo que o trajeto pode levar entre 3 a 6 horas. Um adendo é que não é possível fazer passeios terrestres em nenhuma das ilhas, pois só é permitido passeios no barco ou nas águas da área.

2. Praia de Iemanjá – Caravelas

A Praia de Iemanjá, em Caravelas, é uma das mais isoladas da região. Ao redor, não existe estrutura para o consumo. Ou seja, é realmente um ambiente de paz para aproveitar.

O acesso para chegar até lá é feito por uma estrada de terra, o que pode ser um empecilho na temporada de chuvas. Porém, ao chegar lá, você encontrará coqueiros, muita vegetação, um mar de cor mais escura e ondas frequentes.

3. Praia da Paixão – Prado

O município de Prado ainda é pouco conhecido, o que não o torna menos interessante. A região, na Costa das Baleias, abriga praias muito interessantes, como a Praia da Paixão.

O ambiente tem águas calmas e um pequeno riacho de água doce, o que permite que as crianças aproveitem muito. Porém, cabe destacar que na baixa temporada, não existe estrutura de consumo.

Para chegar até lá é preciso percorrer uma estrada de terra, com um trajeto de em média 20 minutos.

4. Praia de Corumbau – Prado

Considerada como um dos locais mais bonitos do sul da Bahia, a Praia de Corumbau, na Costa das Baleias, é um ponto muito interessante para quem gosta da natureza selvagem.

Por lá você poderá admirar a faixa de areia que, na maré baixa, forma uma passagem por entre o mar. Para chegar ao destino, é preciso percorrer 93 km partindo de Prado, ou 12 km partindo de Caraíva com Buggys, sendo necessário fazer uma pequena travessia marítima de canoa.

Lembrando que o Rio Corumbau divide os municípios de Prado e Porto Seguro, ficando este a apenas 1 km da Ponta Corumbau.

5. Praia de Cumuruxatiba – Prado

A Praia de Cumuruxatiba é a opção certa para quem quer fugir dos destinos mais requisitados da Bahia. Por lá você encontra muitas pousadas pé na areia, um mar de águas calmas e boa infraestrutura.

O distrito de Cumuruxatiba ainda reserva outras belezas, sendo uma ótima opção para sua estadia.

Para chegar ao destino, é preciso percorrer uma estrada de terra, sendo o trajeto de aproximadamente 30 km.

6. Praia de Alcobaça – Alcobaça

Alcobaça é uma das cidades localizadas na Costa das Baleias, ficando a 230 km de Porto Seguro. O município ainda interliga outros pontos de destaque da região, como Prado e Caravelas.

Para chegar até lá pode-se partir de Teixeira de Freitas, percorrendo 65 km. A praia de Alcobaça tem uma extensa faixa de areia e alguns quiosques, oferecendo muita tranquilidade e contato com a natureza.

7. Praia de Pontal da Barra – Nova Viçosa

Nova Viçosa fica a 155 km de Prado, sendo um município interessante para quem quer conhecer locais pouco frequentados em termos turísticos. As praias têm ondas baixas, sendo o mar de uma coloração mais amarronzada.

Por lá, na baixa temporada, dificilmente você encontrará barracas. Por isso, é importante levar opções de refeições e bebidas para aproveitar o dia em meio a natureza.

8. Praia do Sossego – Mucuri

Mucuri, conhecido também como Costa Dourada, é um município muito importante para a economia do estado do Bahia. Embora seja uma cidade pequena, de cerca de 42 mil habitantes, o destino é interessante para quem gosta de diversidade natural e cultural.

Fica a cerca de 172 km de Prado e a cerca de 30 km de Nova Viçosa. A Praia do Sossego, entre tantas outras, é tranquila, com poucos quiosques e uma faixa de areia extensa.

Planeje sua viagem até as praias da Costa das Baleias

Agora que você já conheceu algumas das melhores praias da Costa das Baleias, você poderá planejar o seu roteiro da melhor forma e garantir dias de paz. Como você notou, muitos municípios ficam próximos uns dos outros, o que facilita a organização dos passeios.

Entre tantas praias, é preciso mencionar que nem todas elas oferecem um mar cristalino. No entanto, isso não significa que as águas sejam inapropriadas para o banho, sendo que a maioria dos locais é extremamente preservado, com uma riqueza natural bem presente.

Veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer tudo sobre Trancoso, destino imperdível da Bahia próximo à Costa das Baleias!

12 visualizações0 comentário

Costa das Baleias: 8 destinos que precisa descobrir

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

12 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.