top of page
Costa do Cacau: 9 praias que você precisa conhecer

Postado dia 21/02/24 | 4min. de leitura

Costa do Cacau: 9 praias que você precisa conhecer

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Além de muita história e belezas paradisíacas, a Costa do Cacau é um destino da Bahia que surpreende muitas pessoas devido às diversas possibilidades de ecoturismo e outras atrações que garantem total diversão.

De fato, a área é imensamente grande. Por isso, quando o assunto são os passeios litorâneos, é importante conhecer algumas informações sobre os principais destinos, já que assim pode-se fazer a escolha correta para planejar seu roteiro.

Dito isso, vamos conhecer as 9 melhores praias da Costa do Cacau?

Melhores praias da Costa do Cacau

Antes de mais nada, é importante que você saiba quais são os municípios que compõem a área. A Costa do Cacau está formada por 8 cidades, sendo elas: Canavieiras, Itacaré, Ilhéus, Itabuna, Oliveira, Santa Luzia, Uruçuca e Una.

Lembrando que nem todos os municípios apresentados têm praias, o que não os torna menos interessantes em termos de turismo histórico. Certamente, em um próximo post abordaremos outros destinos da região com essas caraterísticas.

Agora que você já sabe disso, confira as 9 melhores praias da região nos tópicos abaixo.

1. Praia da Concha – Itacaré

Itacaré fica a cerca de 250 km de Salvador e suas praias urbanas, o que não é uma distância tão grande se compararmos com outros destinos da Bahia. Agora, falando sobre as praias da região, vamos começar citando a Praia da Concha.

Esta fica próxima ao centro de Itacaré, o que facilita a locomoção dos turistas que desejam se hospedar nas proximidades.

Tem ótima infraestrutura em termos de quiosques, oferecendo também o encontro do rio com o mar, o que permite que você possa aproveitar águas doces ou salgadas em seu passeio.

2. Praia da Tiririca – Itacaré

A Praia da Tiririca, diferentemente da primeira citada, tem águas mais agitadas, o que favorece a prática do surf. Se você procura um destino litorâneo que seja tranquilo, com infraestrutura, essa praia é uma boa pedida.

O local é pequeno, mas apresenta opções de barracas para quem pretende passar o dia com conforto. A natureza é bem presente ao redor, o que proporciona uma paisagem incrível para quem gosta de apreciar a mata.

3. Praia da Engenhoca - Itacaré

A Praia da Engenhoca é considerada por muitos como uma das praias mais bonitas da Costa do Cacau. Isso porque sua atmosfera é diferente das opções mais conhecidas, já que esta fica deserta em grande parte do ano.

É cercada por coqueiros e pela Mata Atlântica, o que permite que você realmente tenha um contato íntimo com a natureza. Tem boas ondas e um riacho de água doce ao redor, o que garante opções para todos os perfis.

4. Praia Cururupe – Ilhéus

Ilhéus fica a cerca de 320 km de Salvador, sendo uma região que oferece ao turista mais de 85 km de praias, entre elas, a praia Cururupe. Falando sobre essa praia, podemos dizer que a paisagem conquista a maioria dos turistas que passam por lá.

O local fica a 12 km do centro de Ilhéus, o que é relativamente perto. Em geral, o mar é agitado, mas, devido à presença do rio que deságua no mar, o turista poderá ter mais tranquilidade para escolher onde se banhar.

5. Praia de Back Door – Ilhéus

A Praia de Back Door, assim como a citada acima, é uma boa praia de surf em Ilhéus. Inclusive, muitos campeonatos acontecem na região, o que se torna uma boa atração para apreciação.

Essa praia fica a cerca de 18 km do centro de Ilhéus, na Costa do Cacau. E cabe destacar que na maré baixa, pode-se aproveitar as piscinas naturais que se formam na orla da areia, sendo esta uma opção mais segura para quem viaja com crianças.

6. Praia Barra do Rio Tijuípe – Uruçuca

A Praia Barra do Rio Tijuípe fica em Serra Grande, no município de Uruçuca. É uma opção pouco frequentada, o que permite que os turistas realmente possam aproveitar toda a natureza ao redor.

Por apresentar o deságue do rio ao mar, muitas pessoas que vão até lá aproveitam para se banhar em águas doces e salgadas. Nos mangues ao redor, muitos pescadores locais passam o dia, já que este é favorável a prática.

7. Praia do Pé de Serra – Uruçuca

A Praia do Pé de Serra, assim como a que mencionamos acima, também é uma opção pouco frequentada. Fica no distrito de Serra Grande, a cerca de 270 km de Salvador.

Se você procura um local calmo para passar o dia, aproveitando a paisagem que reúne montanhas e o mar, certamente você irá gostar dessa possibilidade. Você encontrará águas limpas e barracas ao redor para as refeições, o que pode facilitar a sua organização durante a visita.

8. Praia da Costa – Canavieiras

A Praia da Costa, em Canavieiras, uma cidade da Costa do Cacau que fica a cerca de 430 km de Salvador, é uma opção muito badalada. Fica localizada na Ilha do Atalaia, uma área conhecida por ter ótima infraestrutura, além de opções agitadas para os jovens.

A extensão de areia é bem grande, o que evita a aglomeração. O mar tem areias claras e boas ondas para o surf.

9. Praia de Patipe – Canavieiras

A Praia do Patipe tem uma boa faixa de coqueiros ao redor, o que permite que o turista realmente tenha um local para aproveitar a sombra. Também fica localizada na Ilha do Atalaia, bem próxima ao centro histórico, sendo uma boa opção em termos de infraestrutura.

Nessa praia, você ainda pode aproveitar a água doce, já que existe a presença do deságue do Rio Patipe. Lembrando que tem águas calmas e pode ser um bom lugar para quem gosta de praias mais tranquilas, sem aglomeração de pessoas.

Desvende a Costa do Cacau e divirta-se!

Agora que você conhece quais são as 9 melhores praias da Costa do Cacau, certamente você já sabe quais municípios são mais indicados para o seu perfil.

Ao contrário do que muitos podem pensar, não é difícil conhecer mais de uma cidade em uma única viagem. Afinal, alguns dos pontos mencionados acima ficam bem próximos uns dos outros, o que facilita a organização do roteiro.

Se você gostou de saber mais sobre a Costa do Cacau, te convidamos a continuar a leitura e conhecer outra região fabulosa na Bahia. Veja agora todos os detalhes e dicas para também planejar a sua viagem até a Costa dos Coqueiros!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page