top of page
11 cuidados com o cabelo na praia para ficar radiante

Postado dia 29/12/22 | 4min. de leitura

11 cuidados com o cabelo na praia para ficar radiante

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Muitas pessoas decidem viajar e, com tantas preocupações quanto ao planejamento, esquecem-se de se atentar a algumas questões ligadas à estética. Por isso, hoje falaremos dos cuidados com o cabelo na praia, já que sem as devidas precauções, os fios tendem a sofrer muito, o que ocasiona a quebra e as pontas duplas, por exemplo.


Ao contrário do que você possa pensar a princípio, pequenos investimentos e mudanças já garantem um ótimo resultado, prevenindo os danos nocivos que os destinos litorâneos podem oferecer. Quer saber mais? Continue a leitura!

Como cuidar do cabelo na praia

Entre tantos roteiros incríveis em nosso país para o turismo, realmente as viagens se tornam uma das atrações preferidas de grande parte das pessoas. Mas, para que você realmente aproveite a sua escolha e não tenha problemas posteriores, a lista abaixo traz informações importantes para quem precisa proteger os cabelos na praia. Anote as dicas!

1. Aposte nos cuidados pré-viagem

Se a sua viagem está marcada para as próximas semanas, por exemplo, a dica é apostar na hidratação pré-praia. Ou seja, se o seu cabelo já está danificado e quebradiço, muito provavelmente ele vai sofrer mais do que um cabelo saudável.

Por isso, durante as semanas anteriores, se preciso, faça um cronograma capilar e não deixe de investir em hidratações potentes. Assim, você conseguirá manter a fibra capilar mais forte, o que garante que o cabelo esteja pronto para enfrentar os danos causados pelo sol, pela areia e pela água salgada.

2. Invista nos produtos certos para a proteção

Muitas pessoas acreditam que todos os cremes são capazes de proteger os cabelos do sol. Porém, isso não é verdade. O que acontece é que algumas fórmulas são desenvolvidas especificamente para este tipo de ocasiões.


Existem diversos protetores solares para os cabelos, sendo estes produtos indispensáveis para quem deseja viajar para praia e manter as madeixas saudáveis. Procure no supermercado ou em lojas da sua preferência por cremes leave-in com proteção UV.

3. Sempre que possível tire a água salgada do cabelo

Entre os principais cuidados com o cabelo na praia, podemos destacar este tópico. Isso porque, sabemos que em nosso território brasileiro existem diversas praias incríveis e muito bem estruturadas. Nesse caso, algumas delas oferecem duchas para que o turista possa retirar a água salgada do corpo.

Se você costuma entrar no mar com os fios soltos, o que não é uma prática errada, é preciso que você retire a água salgada dos cabelos o mais rápido possível, já que esta pode ser a causadora do ressecamento.

4. Lave o cabelo com mais frequência durante a viagem

Lavar o cabelo com frequência, nesse caso, é muito necessário. Mas, tome cuidado com a forma de fazer isso.

Como o seu cabelo já estará exposto a muitos fatores nocivos, é importante que você aposte nos produtos certos para a lavagem. O melhor shampoo para usar na praia são aqueles com fórmulas suaves e, para os condicionadores, as fórmulas hidratantes são muito indicadas.

Se você pretende passar o dia na praia, não é indicado que você deixe para retirar a areia e outras substâncias do cabelo apenas no dia seguinte.

5. Utilize produtos ultra hidratantes durante a viagem

Após a lavagem, é importante que você siga um cronograma de cuidados com o cabelo na praia. Dessa forma, indicamos que você passe cremes ultra hidratantes com os fios úmidos e óleos reconstrutores com o fios secos.

Assim, você evita o frizz e as pontas duplas, garantindo que seu cabelo fique mais bonito, saudável e macio. Caso necessário, invista também em cremes noturnos para a nutrição profunda dos fios, especialmente se os seus cabelos tendem a ser ressecados naturalmente.

6. Proteja o couro cabeludo

É muito importante que, entre os cuidados com o cabelo na praia, você invista também na proteção do couro cabeludo. Isso porque a zona é muito sensível à exposição solar e, a falta de precaução, pode levar a queimaduras que causam dor e incômodos.

A dica é apostar em bonés e chapéus que te auxiliem a ficar mais confortável, sendo estes acessórios que também garantem um visual mais bonito.

7. Evite secadores e pranchas

Muitas pessoas têm dificuldades em viver sem os secadores e pranchas. Porém, se você está na praia, geralmente os efeitos desses equipamentos não costumam durar muito. Além do que, a depender do clima, utilizar esse tipo de produto pode ser bem desconfortável.

Com isso, para evitar que o cabelo fique ainda mais ressecado, a dica é realmente apostar em um estilo mais natural, pois isso também contribui com a saúde capilar.

8. Proteja os fios dos ventos

Em locais litorâneos costuma ventar bastante. Nesse caso, normalmente os ventos vêm acompanhado da areia da praia, o que pode deixar os fios extremamente embaraçados, seja estes cacheados ou lisos.

Por isso, sempre que possível, prenda o cabelo em um rabo de cavalo ou coque para fazer caminhadas à beira-mar. Assim você evita a quebra no momento de desembaraçar os cabelos.

9. Se você for loira, aposte nos produtos anti-amarelamento

Existem muitos produtos matizantes que podem auxiliar a resgatar a cor do cabelo. Normalmente, as loiras tendem a sofrer mais com a água salgada e o cloro das piscinas, sendo indicado o uso de produtos anti-amarelamento para evitar que os fios fiquem com tonalidades indesejadas.

10. Se tem as pontas ressecadas, utilize pré shampoo

Existem diversos produtos específicos para evitar a agressão do shampoo às pontas dos fios, que são mais sensíveis. Neste caso, estes também podem ser utilizados durante exposição solar, como também nas lavagens diárias durante a viagem, sendo um cuidado que evita a quebra.

11. Aposte nos cuidados pós-viagem

Engana-se quem pensa que os cuidados com o cabelo na praia devem permanecer somente durante a viagem.

Após todo o período, os fios tendem a estar mais fracos e quebradiços. Sendo assim, é essencial que você aposte na hidratação pós-praia por meio de cremes reconstrutores e umectações que são responsáveis por devolver às madeixas toda a saúde, brilho e sedosidade.

Tenha esses cuidados com o cabelo na praia e aproveite com mais tranquilidade

Agora que você já sabe como cuidar do cabelo na praia, certamente você poderá fazer o seu passeio de forma mais tranquila, sem se preocupar com os possíveis danos posteriores. Lembrando que garantir a saúde capilar pré e pós viagem é uma das dicas mais importantes, pois o cuidado a longo prazo sempre fará a diferença em qualquer ocasião.

Leia agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer tudo sobre a Costa do Cacau, um lugar incrível para aproveitar belas praias e quem sabe planejar a sua próxima viagem!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page