top of page
6 melhores destinos de ecoturismo na Bahia

Postado dia 29/08/23 | 4min. de leitura

6 melhores destinos de ecoturismo na Bahia

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O estado da Bahia é referência nacional para o ecoturismo, e isso se dá primeiramente pelas suas proporções continentais, contendo uma variedade geográfica de relevos, climas e vegetações, além do mais extenso litoral do país.


Tudo isso proporciona uma grande diversidade de lugares e cenários, muitos deles exóticos e bem preservados. Listamos alguns destinos de ecoturismo na Bahia, lugares encantadores que certamente estão entre os mais bonitos do país.


Acompanhe a lista dos destinos de ecoturismo na Bahia

1 - Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina seria facilmente um estado brasileiro, já que é composta por 24 municípios e possui uma grande área de 41.751 km². Está localizada na Bahia Central e é cercada por serras, picos e montanhas, oferecendo muitas cachoeiras de médio e grande porte, grutas, cavernas, rios, lagos e poços de águas cristalinas, trilhas incríveis e cenários espetaculares.

Uma região que requer muitas visitas e disposição, já que grande parte dos seus encantos são acessados por trilhas que mergulham em cânions e veias fluviais.

A cidade de Lençóis é um verdadeiro portal e se encontra dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Além de ser uma cidade belíssima, é de lá que partem os mais famosos trekkings, como o que percorre os caminhos do Vale do Pati e da Cachoeira da Fumaça por baixo, além de diversos passeios e trilhas, muitos deles acessíveis de carro e sem a necessidade de grandes esforços.

2 - Ilha de Boipeba

Uma ilha que já foi considerada uma das mais belas do Brasil inúmeras vezes, e pelas mais diversas instituições do turismo internacional.

Boipeba é aquele lugar que marca a vida de quem a visita, seja pelas curvas delicadas adornadas por vegetação preservada e praias de águas cristalinas, seja pela forte e maciça presença cultural da sua comunidade nativa, que conserva elementos tupinambás e africanos como poucos no Brasil, seja na gastronomia ou no jeito de ser dos seus habitantes.

Um lugar que atende a todos os públicos, repleto de opções de trilhas em meio a Mata Atlântica, que sempre finalizam em praias exóticas, e de passeios de lancha, quadriciclo, canoa tupinambá, canoa polinésia, enfim, um lugar fantástico e imperdível para os amantes da natureza!

3 - Barra Grande

A vila de Barra Grande está situada na Península de Maraú, um lugar maravilhoso banhado pelas águas serenas da Baía de Camamu de um lado e pelo mar cristalino do Oceano Atlântico do outro. Possui quilômetros de praias incríveis, repletos de coqueirais belíssimos, como a famosa Taipu de Fora e sua incrível piscina natural, eleita inúmeras vezes entre as mais 6 praias mais bonitas do Brasil.

Falar de turismo ecológico na Bahia é pensar imediatamente em Barra Grande, já que todas as suas opções de passeios respiram natureza, seja caminhando, de quadriciclo, jardineira, de escuna ou de lancha.

4 - Arquipélago de Abrolhos

Situado a 65 km da costa, mais especificamente da cidade de Caravelas no litoral do extremo sul baiano, Abrolhos é um conjunto de 5 ilhas oceânicas: Ilha de Santa Bárbara, Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita, sendo que o desembarque só é possível nas ilhas de Santa Bárbara e Siriba, desde que programada, monitorada e supervisionada pelo ICMBio e pela Marinha do Brasil respectivamente.

De Caravelas saem passeios em estilo bate-volta, ou seja, que vão e voltam num único dia. Mas indicamos mesmo a opção de um ou mais pernoites que acontecem em barcos de passeios organizados por agências especializadas, que incluem o mergulho nas águas azuis do arquipélago, a oportunidade de assistir o pôr do sol e o nascer do sol no mar azul, além da visitação guiada nas ilhas permitidas.

Durante a caminhada nas duas ilhas, os turistas se encantam com a observação de inúmeras espécies exóticas de aves marinhas, como o atobá-branco ou mascarado, a grazina do bico vermelho, fragata, atobá marrom, benedito e viuvinha.

Entre julho e novembro as baleias jubarte dão um show à parte, e os passeios ganham o atrativo da observação desses grandes mamíferos marinhos que visitam nossas águas nesse período para fins de reprodução. O Arquipélago de Abrolhos é uma oportunidade única para os amantes do ecoturismo marinho!

5 - Paulo Afonso

A bela e histórica cidade de Paulo Afonso está situada no norte baiano, num trecho acidentado do rio São Francisco, onde está a sua cachoeira, formada por diversas quedas d'água que se espalham em plataformas e imensos degraus. Algumas dessas quedas chegam a 80 metros e possuem grande energia e volume d'água.

Em função da grande força das suas águas, foi instalado um conjunto de hidrelétricas em 1955, impulsionando o desenvolvimento da cidade. Seus atrativos naturais vão desde o famoso cânion do rio São Francisco, que permite passeios de barco com banhos maravilhosos, até o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, com seus passeios guiados por incríveis mirantes.

Não deixe de fazer o passeio no Bonde do Angiquinho, que liga Paulo Afonso a Delmiro Gouveia, em Alagoas. Ele percorre 360 metros de distância a uma altura de 100 metros, sendo possível apreciar a cachoeira de Paulo Afonso, a ponte metálica, o Salto do Cruatá e a furna do Morcego, onde Lampião se refugiava.

A cidade possui também mais de 100 sítios arqueológicos onde é possível observar pinturas rupestres com mais de 9 mil anos.

6 - Itacaré

Se você é o tipo de pessoa que curte trilhas, praias e ondas perfeitas, Itacaré é o paraíso que você está buscando, já que une esses três elementos num único lugar!

Suas praias são cercadas de morros encobertos pela belíssima Mata Atlântica, onde rompem ondas perfeitas durante todo o ano, especialmente no outono e inverno quando recebem ondulações de maior porte. Essas prainhas são acessadas por trilhas extraordinárias, com muitos mirantes altos que permitem visualizar o incrível recorte do litoral.

Como se não bastasse tudo isso, ainda possui inúmeras cachoeiras, sendo algumas delas bem próximas do mar. Mergulhar nas trilhas entre as praias de Itacaré é uma dica que você deve guardar com carinho, elas descortinam algumas das paisagens mais bonitas do Brasil!

Ademais, deixaremos por conta dos aventureiros e amantes do turismo ecológico que nos lêem atentamente!

Curtiu este post? Continue conosco em nosso blog, ele é atualizado mensalmente com dezenas de artigos interessantíssimos sobre os mais diversos destinos baianos. Assim facilitamos sua compreensão e auxiliamos na busca pelo seu próximo destino de viagem!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page