top of page
5 destinos românticos no Brasil para  uma viagem a dois

Postado dia 01/06/23 | 5min. de leitura

5 destinos românticos no Brasil para uma viagem a dois

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Viajar a dois é sempre uma experiência maravilhosa, oportunidade de viver a vida e compartilhar paixões, gostos, diferenças e aprendizados. Mas quando o lugar visitado é escolhido a dedo e de maneira mais afinada se enquadra nos propósitos do casal, uma viagem pode se tornar “a viagem”, ou seja, repleta de momentos diferenciados e que ficarão nas memórias para sempre.


Pensando nisso, resolvemos dar uma forcinha para os casais apaixonados, elegemos 5 destinos românticos no Brasil, lugares que possuem “algo a mais”, um toque especial de beleza, charme, cultura, gastronomia e, claro, muita natureza.

  • Paraty - RJ

  • Ouro Preto - MG

  • Parque Nacional da Chapada Diamantina - BA

  • Campos do Jordão - SP

  • Moreré - Ilha de Boipeba - BA

Paraty - RJ

Cidade colonial fluminense localizada na estrada Rio-Santos, Paraty é um espetáculo e possui muitos atributos que a qualificam como uma senhora viagem romântica no Brasil. A começar pelo seu belíssimo centro histórico, tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Casinhas de portas coloridas, ruas de pedra, antiquíssimos casarões coloniais e igrejas dos séc. XVIII e XIX dão a tônica do lugar, que bucolicamente parece ter sido congelado no tempo. Uma simples caminhada em Paraty já garante a viagem. Nos finais de tarde e à noite os restaurantes são iluminados à luz de velas, consegue imaginar o poder do cenário?

Além disso, o clima é ameno, possui praias lindíssimas, passeios de barco em águas cristalinas, trilhas ecológicas pela Mata Atlântica e cachoeiras.

Ouro Preto - MG

Sem dúvida alguma, Ouro Preto figura entre os lugares românticos para viajar no Brasil. Cidade colonial de 300 anos e riquíssima em história, possui belíssimas igrejas do séc. XVIII e todo um cenário que mais se parece uma cidade cenográfica. A cidade inteirinha foi tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, incluindo suas fantásticas ruas de pedra, casas, casarões, sobrados, praças e igrejas.

Agora pense tudo isso emoldurado pelas serras mineiras, que no inverno proporcionam um friozinho gostoso e muitas neblinas. E o que falar da famosa gastronomia mineira? A cidade possui inúmeros restaurantes, um mais lindinho que o outro e quando vai chegando o meio dia, os cheiros dos preparos se misturam à brisa doce e suave das serras, um convite especial à degustação.

Culturalmente e historicamente falando, há muito o que desvendar, conhecer e aprender. A cidade é sede do museu da Inconfidência. Não deixe de investigar sobre a história de um dos seus personagens mais ilustres, Aleijadinho, famoso escultor, arquiteto e entalhador, um dos mais importantes do período colonial. Suas principais obras estão na Igreja de São Francisco de Assis.

Para os casais aventureiros e ecoturistas, há um mundo a desvendar nos arredores de Ouro Preto, com muitas opções de trilhas e paisagens de tirar o fôlego.

Parque Nacional da Chapada Diamantina - BA

Sugerimos o Parque Nacional pois entendemos que seu conjunto possui algumas cidades românticas, que unidas numa única viagem, podem proporcionar momentos inesquecíveis. O parque foi criado em 1985 e tem uma área de 152 mil hectares distribuídos entre as cidades de Lençóis, Mucugê, Andaraí, Palmeiras e Ibicoara.

Falar em ecoturismo na Chapada é redundante, né? Para os casais apaixonados por trilhas, serras, cachoeiras e natureza intocada, é um dos lugares mais incríveis do país, portanto, possui uma infinidade de opções que se você passasse um ano inteiro em trilhas, ainda não conheceria todos os seus caminhos.

Mas o que queremos destacar aqui, são suas cidades e vilas charmosas, a começar por Lençóis, capital da exploração do diamante.

Lençóis

A cidade inteira é tombada desde 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em função da sua rica arquitetura colonial. Ruas e mais ruas de pedra, casinhas e casarões coloridos se misturam com o clima de aventura, onde mochileiros do mundo inteiro caminham de um lado para o outro com suas mochilas enormes, saindo ou chegando das inúmeras trilhas que podem ser realizadas a partir de lá.

No inverno faz um friozinho gostoso, clima perfeito para curtir seus restaurantes, beber um bom vinho e aproveitar o clima romântico e gostoso da cidade.

Andaraí, Igatu e Mucugê

Entrando pela BA-142, entre Andaraí e Mucugê existe uma vilazinha toda construída em pedra, conhecida como a Machu Picchu baiana. Sugerimos que vão em carro próprio ou alugado, de preferência um modelo mais alto para suportar a estradinha de pedra, que é muito irregular.

A vila de Igatu é especial e a chegada emocionante surpreende até os mais experientes viajantes. A sensação é de estar num lugar isolado do mundo! O ritmo de vida da comunidade é outro e por lá o relógio é um acessório de pouca utilidade.

É tão pequenina que um dia e uma noite são suficientes para aproveitar o que tem de melhor. A vila foi construída por antigos garimpeiros inteiramente com pedras da região, um encanto de arquitetura.

Na pracinha principal alguns pequenos restaurantes iluminados em penumbra e rusticamente decorados convidam para um jantar à dois. Durante o dia, uma boa caminhada pela vila com um guia local pode ser muito agradável. Boa dica é uma parada para conhecer a Igreja de São Sebastião, lindíssima e toda de pedra.

Não deixem de visitar as belas Andaraí e Mucugê, cidades antigas e coloniais com todos os elementos característicos do séc. XIX. O mais gostoso de uma viagem assim é o sentimento de ir descortinando cada lugar, seu povo, cultura, histórias e os recortes e cenários, que são belíssimos.

Campos do Jordão - SP

Um dos lugares mais queridos do Brasil, quando se trata de destinos românticos, Campos do Jordão é uma cidade incrustada na Serra da Mantiqueira e emoldurada pelo verde da Mata Atlântica. No inverno ganha ar de pop star, recebendo um festival de música com atrações de alto nível.

O frio comum da estação é um charme à parte que dá ar europeu às suas ruas lindamente arquitetadas em estilo suíço. Possui hospedagens charmosíssimas, bares e restaurantes belíssimos, e para todos os lados o que se vê são jardins floridos que remontam aos alpes franceses e suíços.

Destaque para a gastronomia tradicional portuguesa e também para as inúmeras cervejarias artesanais que existem por lá, algumas delas fundadas por imigrantes alemães.

Moreré - Ilha de Boipeba - BA

Para casais inspirados por belíssimas cenas de filmes como o clássico “Lagoa Azul”, Moreré é nossa número 1 no Brasil!

A ilha de Boipeba é toda magnífica, e sua vilazinha Moreré possui todos os atributos que a classificam como um dos melhores destinos românticos tropicais do país. Vegetação e praias intocadas, pouquíssima urbanização, coqueirais magníficos, piscinas de águas cristalinas e um povoado pequenino de pescadores com algumas poucas e charmosas pousadas boutiques.

Um lugar ideal para caminhadas a dois pelas suas praias desertas, onde se pode curtir a sombra de uma amendoeira e banhar-se em águas cristalinas, com a opção de piquenique e muito sol e bronzeado.

Os finais de tarde são sempre dourados, com opções de mirantes para assistir o pôr do sol e noites muito estreladas. Pequenos restaurantes à beira mar oferecem o que há de mais gostoso na gastronomia baiana, repleta de sabores exóticos e frutos do mar.

Quer conhecer outras praias baianas e quem sabe descobrir novos destinos românticos? Fique conosco em nosso blog, há muito mais aqui para vocês!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page