top of page
Ensaios do Olodum em 2024: quando, como e onde acontecerão

Postado dia 14/01/24 | 3min. de leitura

Ensaios do Olodum em 2024: quando, como e onde acontecerão

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Existem cidades que possuem características únicas e por isso ficam marcadas como referência, são locais onde os traços culturais são um patrimônio imaterial, perenes, entranhados no modo de ser do seu povo.

E assim é a música com Salvador, a cidade mais negra do Brasil e que herdou uma das mais amplas miscigenações do mundo. Tamanha pluralidade se traduz em uma musicalidade que se ouve nas ruas, onde qualquer objeto se transforma em instrumento de percussão e batuque, panelas, caixas de papelão, baldes e latas, além dos cânticos que ecoam nas casas, ruas e vielas da cidade, é claro.

olodum tocando no pelourinho
Olodum tocando numa rua do Pelourinho. Reprodução/instagram @olodum_oficial

O baiano é um ser musical, o que é amplamente comprovado diante de tantos talentos musicais nascidos na Bahia e exportados para o mundo, e citá-los aqui preencheria todo este artigo.

Se o ritmo e musicalidade da Bahia são contagiantes, o que dizer dos tambores do Olodum ecoando nas ruas do centro histórico de Salvador? É de arrepiar e muito emocionante, fato que torna essa atração baiana muito procurada pelos turistas quando estão passeando em Salvador, principalmente no verão, época em que o sol tempera as peles e os ânimos, exaltando a alegria dessa cidade tão linda e especial.

Um pouco da história do Olodum

tambor para cima olodum pelourinho
O tambor do Olodum. Reprodução/instagram @olodum_oficial

Fundado em 25 de abril de 1979, o Olodum nasceu com a naturalidade e a essência do baiano, um povo que faz da música um elemento presente em todos os momentos do dia a dia. Dessa musicalidade presente, a escola se consolidou como uma 

prática de lazer dos moradores do Pelourinho, algo que lhes garantiu brincar o carnaval em um bloco organizado, se tornando uma ONG ativista do movimento negro, posteriormente.

Além de tantas canções marcantes que se ouve no mundo inteiro, o Olodum desenvolve ações de combate à discriminação social, estimulando a valorização da cultura afro-descendente, defendendo os direitos civis a todos os seres humanos, principalmente os marginalizados.

O Olodum foi fundador do estilo musical Samba-Reggae e do Bando de Teatro Olodum, formado por atores negros em 1990. Posteriormente esse grupo de teatro se desvinculou do bloco-afro e passou a residir no Teatro Vila Velha, sendo a escola de atores renomados internacionalmente como Lázaro Ramos

Outro destaque da ONG é a Escola Olodum, espaço que oportuniza e potencializa o desenvolvimento das habilidades musicais da comunidade afro-descendente. A escola é referência mundial pelo trabalho inovador que envolve arte, educação e cultura.

Ensaios olodum

Uma notícia especial é que no mês de janeiro de 2024, todos os domingos terão ensaios abertos ao público, ou seja, gratuitos. Os eventos acontecerão nos dias 7, 14, 21 e 28, sob o título Domingos Musicais do Bloco Olodum

ensaio do olodum pelourinho
Ensaio do Olodum no Pelô. Reprodução/instagram @olodum_oficial

O Olodum “mandou avisar” que os ensaios contarão com a presença de Lazinho, o mais antigo cantor de bloco afro e fundador do Olodum em 1979, de Lucas Di Fiori e com as participações especiais de Narcizinho e Mateus Vidal diretamente do Canadá.

O tema deste ano será em homenagem a um povo africano, com o título Wodaabe: O Povo do Sorriso - Uma História de Beleza, Diversidade e Poder Feminino. Trata-se de um povo nômade africano que tem como tradição a liderança feminina na organização política e econômica. Os ensaios preparam o Olodum e seu novo tema para desfilar no próximo carnaval.

Mais informações

Domingos Musicais - Ensaio do Bloco Olodum 2024

Dias: 7, 14, 21 e 28/01/2024;

Abertura dos portões: 14h e espetáculo das 15h às 18h;

Local: O local ainda não foi divulgado oficialmente, mas é certo que será no centro histórico de Salvador. O que se sabe é que os ensaios de 2023 aconteceram no Largo de Tieta no Pelourinho;

Quanto é? De graça, “paeee”.

Outras atrações musicais

Uma ótima pedida para curtir a noite em Salvador é visitar um dos muitos bares e casas de shows da cidade. São espaços maravilhosos que oferecem bebidas diversas, experiências gastronômicas incríveis e muita música ao vivo. Portanto, não deixe de incluir em seu roteiro visitar um desses bares, certamente sua experiência será incrível!

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência especialista “em Bahia” e desde 2006 levamos milhares de turistas aos principais destinos baianos, bem como cuidamos do deslocamento dos mesmos para os mais diversos atrativos turísticos de Salvador. 

Nossos transfers são conduzidos por motoristas profissionais e utilizam automóveis novos e climatizados, garantindo conforto e segurança. Vai aos ensaios do Olodum em 2024? Fale agora no WhatsApp da nossa Central de Reservas e garanta seus transfers online mesmo, de maneira prática e segura!

A Bahia Terra Turismo é uma empresa cadastrada no Ministério do Turismo e na ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem).


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page