top of page
7 festas populares de Salvador: conheça as principais tradições do destino

Postado dia 21/02/24 | 4min. de leitura

7 festas populares de Salvador: conheça as principais tradições do destino

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Você já ouviu falar nas festas populares de Salvador? Elas definitivamente devem ser conhecidas e vivenciadas por qualquer turista que queira verdadeiramente conhecer a cidade.

Então, se você está considerando vir para cá, e ainda não sabe ao certo o que fazer na capital baiana, que tal colocar essas festas em seu roteiro?

A depender da data de sua viagem, por sinal, grandes são as chances de você estar simplesmente andando pelas ruas de Salvador, despretensiosamente, e se ver no meio de uma de nossas festas populares. Porém, se há possibilidade de se programar com antecedência para conhecê-las, melhor, não é mesmo?

E é por isso que, neste conteúdo, listamos todas essas festas e suas datas: assim, você poderá organizar com calma o seu roteiro, e aproveitar do início ao fim as festas escolhidas.

Não deixe de ler até o final!

O período em que ocorrem estas festas de Salvador

Um ponto positivo das festas populares de Salvador (um dos muitos que elas têm, por sinal), diz respeito ao fato de elas acontecerem de dezembro a fevereiro.

Ou seja: são festas que acontecem durante todo o verão, embora nem todas tenham como foco o agito e a diversão, por exemplo.

Vale frisar, inclusive, que a maioria dessas festas é religiosa, o que as torna ainda mais especiais.

Lembra que mencionamos, no início deste conteúdo, que as festas populares são uma ótima forma de conhecer Salvador de verdade? Pois bem: só é possível conhecer e entender verdadeiramente essa cidade quando conhecemos e entendemos sua cultura e religiosidade.

Eis mais um forte motivo para vir para a capital baiana no período de festas, não é mesmo?

Veja, a seguir, 7 exemplos delas.

As festas populares de Salvador que você precisa conhecer

1. Festa de Santa Bárbara

Celebrada oficialmente todo dia 4 de dezembro, a Festa de Santa Bárbara (Iansã) se inicia no Pelourinho, e percorre todo o Centro Histórico da cidade.

Para participar da celebração, dê preferência para roupas vermelhas, e não deixe de provar o famoso caruru que é servido para os participantes.

2. Festa da Nossa Senhora da Conceição da Praia

Já no dia 8 de dezembro a festa é para Nossa Senhora da Conceição da Praia (Oxum), padroeira do estado da Bahia.

Para aproveitá-la, junto a outros turistas e fiéis, dirija-se à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde acontece a missa oficial e de onde sai a procissão que percorre as ruas do Comércio.

3. Festa de Santa Luzia

Ainda em dezembro, no dia 13, celebra-se a Festa de Santa Luzia.

Neste dia, a Igreja de Santa Luzia do Pilar, também no Comércio, recebe centenas de pessoas que formam fila para molhar seus olhos com a água abençoada pela Santa, conhecida por ser portadora da luz.

4. Festa de Boa Viagem

No último dia do ano, 31 de dezembro, Salvador celebra a Festa de Boa Viagem, caracterizada pela procissão que se inicia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. E no dia seguinte, 1 de janeiro, é hora da cidade inteira acompanhar uma procissão que, para muitos turistas, é algo bem diferente.

Trata-se de uma procissão marítima em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes (ou Nosso Senhor dos Navegantes), na qual as embarcações seguem a imagem do Santo pela Baía de Todos os Santos.

Acredite: é um dos momentos mais bonitos que você irá viver na capital baiana, além de serem, essas duas festas, uma ótima forma de encerrar um ano e iniciar outro.

5. Festa de Reis

Celebrado em inúmeros locais, de diferentes formas, o Dia de Reis (6 de janeiro) também compõe uma das festas populares de Salvador e, aqui, ganha características ainda mais especiais.

Além da missa na Igreja da Lapinha, no bairro Liberdade, você ainda poderá apreciar o famoso desfile Terno de Reis.

6. Lavagem do Bonfim

Na segunda quinta-feira do mês, acontece uma das principais festas populares de Salvador e da Bahia como um todo: a lavagem da escadaria da Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Estando na cidade, não deixe de acompanhar o cortejo, que se inicia na Igreja Nossa Senhora da Conceição, para ver de perto a homenagem que as baianas e toda a população preparam para todos os Santos e Orixás.

São 8 quilômetros de caminhada, finalizados com a lavagem propriamente dita.

7. Festa de Iemanjá

E é claro que a festa para a Rainha do Mar não poderia ficar de fora: ela acontece anualmente, no dia 2 de fevereiro, e começa já de madrugada, na chamada Casa de Iemanjá, no Rio Vermelho.

Ali as pessoas depositam todos os presentes que os pescadores levarão para alto mar no final do dia. É um momento de extrema importância e gratidão para o candomblé, e também um momento de festejar!

Nessa festa você encontrará muita música, comidas locais, apresentações de capoeira e outros atrativos, em diversas ruas do bairro. Mas, atenção: antecipe-se para conseguir seu lugar na areia para entregar sua oferenda, pois o local fica disputado.

As festas populares de Salvador incluem, ainda:

  • A Festa de São Lázaro (27 de janeiro);

  • A Lavagem de Itapuã (em fevereiro);

  • E, claro, o famoso Carnaval, que agita os quatro cantos da cidade, também em fevereiro.

Qual festa mais chamou sua atenção, e estará em seu roteiro?

Planeje-se para conhecê-la, com a Bahia Terra Turismo!

Venha para Salvador com a melhor agência de turismo da cidade

Conte com o nosso serviço de transfer para ir do aeroporto até a hospedagem escolhida, e com as dicas do nosso blog para aproveitar a capital baiana ao máximo!

Tem dúvidas de quais praias conhecer, ou de quais atividades pode fazer aqui, seja durante o dia ou durante a noite da capital baiana? A gente te ajuda!

Visite o blog Bahia Terra Turismo agora mesmo para ler nossos outros conteúdos ou, se preferir, fale com a gente pelo WhatsApp, a qualquer momento. Aproveite e utilize esse canal também para fazer suas reservas de transfer e passeios de forma prática. Assim, poderá viajar sem preocupações, enquanto nós cuidamos de tudo para você!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page