top of page
Open Site Navigation

Muito se engana quem pensa que a capital baiana, Salvador, oferece apenas destinos badalados. A área apresenta atrações para todos os gostos, inclusive para as pessoas que procuram um refúgio de paz, com águas cristalinas e quentes. Para provar isso, hoje falaremos da Ilha de Maré, um pedacinho do paraíso próximo a Salvador, na Baía de Todos os Santos, considerada uma das mais bonitas da região.

Geralmente na Ilha de Maré, é possível encontrar locais desertos, especialmente na baixa temporada. Mesmo que a infraestrutura não conte com muita variedade, ainda assim é possível aproveitar dias incríveis ou se deliciar em um passeio bate e volta. Quer saber mais? Continue a leitura!

Onde fica localizada a Ilha de Maré

Antes de mais nada, é preciso que você entenda exatamente a localização da Ilha de Maré. Basicamente, esta fica a apenas 28 km do Aeroporto de Salvador em linha reta, o que garante muita praticidade para quem procura um local próximo das redondezas para passar as férias em paz.

Como você deve imaginar, carros não circulam na ilha. Nesse caso, se você estiver com seu automóvel, é preciso que você o deixe na Base Naval a cerca de 45 minutos do centro de Salvador. Após isso, basta ir até o Terminal Hidroviário de São Tomé do Paripe, onde se encontram diversos barqueiros, sendo a maioria moradores das redondezas.

Normalmente o trecho custa de R$ 5,00 a R$ 10,00, a depender do tamanho do barco escolhido. A travessia é tranquila, sendo que o trajeto dura em média 25 a 30 minutos. Muitos barcos funcionam por lotação, especialmente os maiores, por isso, é importante ficar atento(a) na escolha.

Se você pretende fazer um passeio bate e volta, é preciso também se atentar quanto ao horário da volta. Dessa forma, recomendamos que o passeio termine até as 16h para que você não corra o risco de não encontrar um barqueiro disponível para a travessia.

Quais são as melhores praias da Ilha de Maré

Ao todo, a Ilha de Maré tem 11,01 km² e a área é dividida entre algumas comunidades, sendo elas: Oratório, Botelho, Engenho de Maré, Nossa Senhora das Neves, Itamoabo, Santana, Praia Grande, Mata Atlântica, Martelo, Maracanã e Bananeiras.

Existem diversas praias incríveis entre esses locais, porém, abaixo falaremos das 3 mais conhecidas, sendo indicado que você conheça ao menos alguma delas no seu passeio pela ilha.

Praia de Itamoabo

Nesta região é onde se encontra a melhor infraestrutura da ilha. Embora as opções sejam em número bem reduzido, é nessa área que você terá mais facilidade para conhecer pousadas para estadias, como também restaurantes.

A Praia de Itamoabo tem uma faixa de areia bem extensa, águas claras e cristalinas. É neste povoado também que fica a Igreja de Santana, uma construção do século XIX. Vale a pena conhecer!

Praia das Neves

A Praia das Neves, na Ilha de Maré, é uma das mais conhecidas, apresentando belezas encantadoras.

Tem águas perfeitas para idosos e crianças, pois possui um banco de areia ao redor, o que permite que a água fique sempre rasa no início da praia. Além disso, devido à tonalidade da areia, as águas ficam com um to