top of page
Ilha de Maré: mais um destino incrível da Bahia

Postado dia 29/12/22 | 4min. de leitura

Ilha de Maré: mais um destino incrível da Bahia

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Muito se engana quem pensa que a capital baiana, Salvador, oferece apenas destinos badalados. A área apresenta atrações para todos os gostos, inclusive para as pessoas que procuram um refúgio de paz, com águas cristalinas e quentes. Para provar isso, hoje falaremos da Ilha de Maré, um pedacinho do paraíso próximo a Salvador, na Baía de Todos os Santos, considerada uma das mais bonitas da região.


Geralmente na Ilha de Maré, é possível encontrar locais desertos, especialmente na baixa temporada. Mesmo que a infraestrutura não conte com muita variedade, ainda assim é possível aproveitar dias incríveis ou se deliciar em um passeio bate e volta. Quer saber mais? Continue a leitura!

Onde fica localizada a Ilha de Maré

Antes de mais nada, é preciso que você entenda exatamente a localização da Ilha de Maré. Basicamente, esta fica a apenas 28 km do Aeroporto de Salvador em linha reta, o que garante muita praticidade para quem procura um local próximo das redondezas para passar as férias em paz.

Como você deve imaginar, carros não circulam na ilha. Nesse caso, se você estiver com seu automóvel, é preciso que você o deixe na Base Naval a cerca de 45 minutos do centro de Salvador. Após isso, basta ir até o Terminal Hidroviário de São Tomé do Paripe, onde se encontram diversos barqueiros, sendo a maioria moradores das redondezas.

Normalmente o trecho custa de R$ 5,00 a R$ 10,00, a depender do tamanho do barco escolhido. A travessia é tranquila, sendo que o trajeto dura em média 25 a 30 minutos. Muitos barcos funcionam por lotação, especialmente os maiores, por isso, é importante ficar atento(a) na escolha.

Se você pretende fazer um passeio bate e volta, é preciso também se atentar quanto ao horário da volta. Dessa forma, recomendamos que o passeio termine até as 16h para que você não corra o risco de não encontrar um barqueiro disponível para a travessia.

Quais são as melhores praias da Ilha de Maré

Ao todo, a Ilha de Maré tem 11,01 km² e a área é dividida entre algumas comunidades, sendo elas: Oratório, Botelho, Engenho de Maré, Nossa Senhora das Neves, Itamoabo, Santana, Praia Grande, Mata Atlântica, Martelo, Maracanã e Bananeiras.

Existem diversas praias incríveis entre esses locais, porém, abaixo falaremos das 3 mais conhecidas, sendo indicado que você conheça ao menos alguma delas no seu passeio pela ilha.

Praia de Itamoabo

Nesta região é onde se encontra a melhor infraestrutura da ilha. Embora as opções sejam em número bem reduzido, é nessa área que você terá mais facilidade para conhecer pousadas para estadias, como também restaurantes.

A Praia de Itamoabo tem uma faixa de areia bem extensa, águas claras e cristalinas. É neste povoado também que fica a Igreja de Santana, uma construção do século XIX. Vale a pena conhecer!

Praia das Neves

A Praia das Neves, na Ilha de Maré, é uma das mais conhecidas, apresentando belezas encantadoras.

Tem águas perfeitas para idosos e crianças, pois possui um banco de areia ao redor, o que permite que a água fique sempre rasa no início da praia. Além disso, devido à tonalidade da areia, as águas ficam com um tom esbranquiçado, o que é belíssimo em contraste com o sol.

É na região que fica a Capela de Nossa Senhora das Neves, construída por volta do século XVI.

Praia de Botelho

A Praia de Botelho, na Ilha de Maré, é conhecida também como Oratório de Maré, ficando a apenas 1 km da praia mencionada acima. Nem sempre é confortável para banho, pois muitas embarcações param por lá. No entanto, a depender do dia escolhido, é possível que você encontre o local vazio.

Na maré baixa, formam-se diversas piscinas naturais na praia, o que a deixa ainda mais agradável para banhos.

Por lá também pode-se aproveitar para mergulhar nas águas quentes saltando da ponte existente no local, sendo esta uma diversão à parte para os mais corajosos.

Onde se hospedar na Ilha de Maré

A Ilha de Maré ainda é um local extremamente rústico, mesmo ficando tão próximo a Salvador. Por isso, você não terá tantas opções em termos de hospedagens. Algumas regiões oferecem uma estrutura mais adequada para o turismo, como é o caso da Praia de Itamoabo, por exemplo. Em todo caso, separamos uma lista com 3 das melhores opções para se considerar em sua viagem. Confira:

  • CasAzul Ilha de Maré: pousada simples com suítes que ficam localizadas em um excelente ponto da ilha, na região de Itamoabo, a cerca de 5 minutos do mar;

  • Pousada Salvamar: esta pousada fica praticamente em frente à Praia de Itamoabo, oferecendo quartos simples em uma excelente localização;

  • Pousada Galega e Restaurante: é uma opção em frente ao mar, na Praia de Itamoabo, com quartos simples. Os pratos oferecidos são típicos da Bahia, sendo estes muito elogiados.

Planeje seu passeio para a Ilha de Maré

Agora que você já conhece as principais informações sobre a Ilha de Maré, certamente você entendeu porque vale a pena visitar a região.

Lembrando que, caso você tenha o interesse de passar mais dias na área, é importante pesquisar a fundo quais estabelecimentos vão funcionar no período da sua viagem.

Afinal, isso permite que você organize um roteiro completo e não fique na mão nos momentos das refeições, visto que a cartela de restaurantes é bem reduzida em comparação com a capital baiana.

Dito isto, em sua viagem considere também os passeios privativos que levam os turistas até áreas preservadas como essa. Muitas vezes, o turista já está em Salvador e quer apenas conhecer os melhores pontos do município, incluindo aqueles mais afastados da badalação. Nesse caso, a nossa dica é apostar em opções completas que oferecem uma imersão aos turistas.

Um roteiro interessante pode incluir a visitação à Ilha dos Frades e à Ilha de Maré, visto que ambas são próximas e incrivelmente bonitas.

Quer saber mais sobre o roteiro para ambas as ilhas? Clique, conheça mais sobre o passeio privativo e valores para a Ilha de Maré e dos Frades e saiba como a Bahia Terra Turismo pode te levar até esses paraísos com diversão garantida!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page