top of page
Entenda porque as Ilhas de Salvador são destinos paradisíacos

Postado dia 26/12/23 | 3min. de leitura

Entenda porque as Ilhas de Salvador são destinos paradisíacos

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O potencial turístico do estado da Bahia é imenso! Praias, cidades e monumentos históricos, florestas, festas populares e muitas outras atrações despertam o interesse de milhões de turistas do Brasil e do mundo para esse que é um dos maiores polos turísticos do país. Sua capital também é cenário de muitas opções de lazer e entretenimento e, em um passeio pelas Ilhas de Salvador, é possível conhecer algumas das mais belas paisagens naturais do país.

coroa do limo cristalina na ilha de itaparica
Coroa do Limo cristalina na ilha de Itaparica

Sabemos que ainda na capital do estado encontram-se belíssimas praias que podem se tornar parte de passeios diurnos e noturnos. Mas, muitas pessoas buscam opções que trazem uma experiência ainda mais especial.

As ilhas realmente têm uma atmosfera peculiar, onde o visitante pode realmente se conectar com a natureza ali presente. Em muitos casos, o movimento é menor, o que também oferece uma luxuosa vivência para quem procura descanso e paz.

Então, que tal conhecer essa possibilidade para fugir do agito urbano?

Ilhas de Salvador que vale a pena conhecer

Não é segredo que na Bahia existem ilhas para todos os gostos, não é mesmo?

Sendo assim, três ilhas pertencem ao território da capital baiana e merecem a pena a visita: a Ilha de Maré, a Ilha dos Frades e a Ilha de Bom Jesus dos Passos. Cada uma possui suas peculiaridades, mas todas têm em comum as paisagens e cenários quase surreais, destinos ideias para quem quer curtir a natureza e algo mais.

Ilha de Maré

mar de piscinas naturais na ilha de mare
Mar de piscinas naturais na ilha de Maré

A Ilha de Maré fica a 45 minutos do Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe e, além das praias, é famosa por sua culinária tradicional à base de frutos-do-mar e pelas rendeiras de Bilro, que produzem diversos tipos de artesanato para encantar os visitantes.


praia das neves na ilha de mare
Praia das Neves na ilha de Maré

Pouca gente sabe da existência desse paraíso quando comparamos a outros destinos litorâneos do Brasil. No entanto, a pouca divulgação não tira o mérito das belezas da região.

No geral, as praias são mais vazias. Já a tonalidade do mar realmente tem o potencial de encantar até os mais exigentes. As águas têm uma coloração de azul cristalino, principalmente no verão, onde o sol reflete mais intensamente.

Para quem procura uma região para se desconectar, a Ilha de Maré é uma boa opção. Contudo, é preciso mencionar que o turista não terá muitas opções quando se trata de hospedagens, bares e restaurantes.

Ilha dos Frades

A Ilha dos Frades, ao contrário da primeira opção citada acima, tem um pouco mais de fama. O local é rodeado pela exuberância da Mata Atlântica preservada. As águas tranquilas das dezenas de praias trazem a sensação de paz, complementada pela presença de belíssimas igrejas datadas do século XVII.

praia da viracao na ilha dos frades
Praia da Viração na ilha dos Frades

Embora mais requisitada, o destino é mais calmo e tranquilo que a capital da Bahia, que fica a cerca de 25 km. Para quem deseja passar uns dias no paraíso, existem algumas pousadas na região que oferecem uma experiência agradável.

Essa é uma das Ilhas de Salvador que ficam bem no centro da Baía de Todos os Santos.

Ilha de Bom Jesus dos Passos

saveiro a caminho de bom jesus dos passos
Saveiro a caminho de Bom Jesus dos Passos

Por último, vamos mencionar a Ilha de Bom Jesus dos Passos. O local além de belíssimo, também é marcado pela religiosidade. A tradicional festa de louvor a Bom Jesus dos Passos dura 20 dias e movimenta toda a comunidade local para receber os turistas, que também aproveitam a estadia para desfrutar das lindas praias e do amplo espaço para acampamentos.

A pequena vila é formada por trabalhadores agrícolas e pescadores, já que não existe muita estrutura nas redondezas da ilha. O cenário é pequeno e deslumbrante, já as águas são calmas em quase todas as praias, sendo que a coloração, assim como em outras ilhas, surpreende devido aos tons cristalinos.

O terminal marítimo de Madre de Deus, a cerca de 65 km de Salvador, é o local mais próximo dessa ilha. A travessia a partir daí leva em média 10 minutos, o que é bem rápido.

Planeje seu passeio para visitar a região

Essas são apenas algumas das ilhas de Salvador que ficam bem próximas à capital. Por isso, é possível fazer passeios de bate e volta de forma fácil. Assim, você poderá curtir o melhor dos dois mundos, intercalando entre as atrações mais badaladas, como os bares de Salvador e as praias mais calmas de uma das opções mencionadas acima.

No entanto, caso você realmente esteja procurando um destino para fazer uma imersão em meio à natureza, vale a pena procurar hospedagens em uma dessas ilhas.

Tudo irá depender do seu perfil como viajante. Afinal, uma experiência satisfatória também estará diretamente ligada ao roteiro escolhido.

Por fim, a última dica é aproveitar as possibilidades que as agências de turismo oferecem. Muitas vezes, em um único dia você pode aproveitar os mais diversos passeios, o que garante otimização quanto a duração da viagem.

Quer conhecer 3 ilhas próximas a Salvador em um único dia? Reserve o passeio Ilhas de Salvador com a Bahia Terra Turismo!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page