top of page
Open Site Navigation

O potencial turístico do estado da Bahia é imenso! Praias, cidades e monumentos históricos, florestas, festas populares e muitas outras atrações despertam o interesse de milhões de turistas do Brasil e do mundo para esse que é um dos maiores polos turísticos do país. Sua capital também é cenário de muitas opções de lazer e entretenimento e, em um passeio pelas Ilhas de Salvador, é possível conhecer algumas das mais belas paisagens naturais do país.

Sabemos que ainda na capital do estado encontram-se belíssimas praias que podem se tornar parte de passeios diurnos e noturnos. Mas, muitas pessoas buscam opções que trazem uma experiência ainda mais especial.

As ilhas realmente têm uma atmosfera peculiar, onde o visitante pode realmente se conectar com a natureza ali presente. Em muitos casos, o movimento é menor, o que também oferece uma luxuosa vivência para quem procura descanso e paz.

Então, que tal conhecer essa possibilidade para fugir do agito urbano?

Ilhas de Salvador que vale a pena conhecer

Não é segredo que na Bahia existem ilhas para todos os gostos, não é mesmo?

Sendo assim, três ilhas pertencem ao território da capital baiana e merecem a pena a visita: a Ilha de Maré, a Ilha dos Frades e a Ilha de Bom Jesus dos Passos. Cada uma possui suas peculiaridades, mas todas têm em comum as paisagens e cenários quase surreais, destinos ideias para quem quer curtir a natureza e algo mais.

Ilha de Maré

A Ilha de Maré fica a 45 minutos do Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe e, além das praias, é famosa por sua culinária tradicional à base de frutos-do-mar e pelas rendeiras de Bilro, que produzem diversos tipos de artesanato para encantar os visitantes.

Pouca gente sabe da existência desse paraíso quando comparamos a outros destinos litorâneos do Brasil. No entanto, a pouca divulgação não tira o mérito das belezas da região.

No geral, as praias são mais vazias. Já a tonalidade do mar realmente tem o potencial de encantar até os mais exigentes. As águas têm uma coloração de azul cristalino, principalmente no verão, onde o sol reflete mais intensamente.

Para quem procura uma região para se desconectar, a Ilha de Maré é uma boa opção. Contudo, é preciso mencionar que o turista não terá muitas opções quando se trata de hospedagens, bares e restaurantes.

Ilha dos Frades

A Ilha dos Frades, ao contrário da primeira opção citada acima, tem um pouco mais de fama. O local é rodeado pela exuberância da Mata Atlântica preservada. As águas tranquilas das dezenas de praias trazem a sensação de paz, complementada pela presença de belíssimas igrejas datadas do século XVII.

Embora mais requisitada, o destino é mais calmo e tranquilo que a capital da Bahia, que fica a cerca de 25 km. Para quem deseja passar uns dias no paraíso, existem algumas pousadas na região que oferecem uma experiência agradável.

Essa é uma das Ilhas de Salvador que ficam bem no centro da Baía de Todos os Santos.

Ilha de Bom Jesus dos Passos