top of page
Jandaíra: o último município do litoral norte da Bahia

Postado dia 04/12/23 | 4min. de leitura

Jandaíra: o último município do litoral norte da Bahia

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O litoral baiano possui 932 km de praias, correspondendo a 12,4% de todo o litoral brasileiro. E essa longa costa é dividida por zonas, cujos nomes ocorrem em homenagem a fatores que marcam suas regiões, sendo assim distribuído do sul ao norte: Costa das Baleias, Costa do Descobrimento, Costa do Cacau, Costa do Dendê e por fim, a Costa dos Coqueiros.

E é sobre esta última que nos atemos neste post. O litoral norte de Salvador ou Costa dos Coqueiros, como seu próprio nome diz, é marcado por lindos coqueirais e praias de mar aberto com muitas ondas, mas alguns trechos coralíneos e formação de piscinas naturais.

A paisagem também é composta por lagoas, fozes de rios e regiões repletas de dunas, formando paisagens exóticas e com pouca urbanização. Jandaíra é o último município baiano da Costa dos Coqueiros, situado bem na divisa com o estado de Sergipe. O belo rio Real corta os dois estados antes de se encontrar com o mar, proporcionando paisagens de rara beleza.

O distrito mais famoso de Jandaíra é Mangue Seco, vila praiana que ganhou destaque no Brasil por ter sido set de filmagens da novela Tieta, gravada entre 1989 e 1990. Mas a cidade guarda muitos outros atrativos, continue conosco e conheça mais sobre essa pacata cidade baiana.

  • Um pouco da história

  • Praias e restaurantes

  • Hotelaria

  • Atrações próximas

  • Como chegar

Um pouco da história de Jandaíra

O território que corresponde a atual cidade de Jandaíra era habitado por povos falantes da língua tupi, mais ao norte eram os caetés e ao sul, os tupinambás. Os franceses foram os primeiros europeus a chegarem à região, se aliando aos caetés e negociando pau-brasil com eles.

No séc. XVI, eram uma população de aproximadamente 75 mil habitantes e se tornaram inimigos dos portugueses, tendo sido posteriormente escravizados pelos mesmos e utilizados como mão de obra nas primeiras plantações de cana-de-açúcar.

Jandaíra fez parte da sesmaria doada ao governador-geral, D. Luís de Brito e Almeida, onde foi construída a capela de Nossa Senhora de Abadia a partir de 1573. A região se tornou posse da Casa da Torre, que, fundando currais de gado, dominou todo o nordeste por mais de 300 anos, da Bahia ao Maranhão.

Em 1718 se tornou uma freguesia e em 1728 passou a vila, com o nome de Abadia. Em 1903 tornou-se o município de Cachoeira de Abadia e em 1927 seu nome foi alterado para Jandaíra, que em tupi significa “abelha de mel”.

Praias e atrativos

O litoral de Jandaíra é muito especial e guarda lindas praias na Costa dos Coqueiros, a exemplo da pacata e pouco conhecida Costa Azul e da ex-badalada Mangue Seco. As praias do Coqueiro, Bela Vista, Ribeirinha, Vaporzinho e Três Coqueiros completam seu litoral.

Praia Costa Azul

É uma das praias mais isoladas do litoral norte baiano, e passa longe de aglomerações, proporcionando muito sossego aos seus visitantes. As rústicas barraquinhas costumam abrir aos finais de semana, vendendo bebidas e petiscos.

A praia Costa Azul é longa, possui larga faixa de areia branca e fina, além de mar agitado com muitas ondas, mas oferece ótimo banho na parte rasa.

Praia de Mangue Seco

Um lugar muito lindo, repleto de dunas de areia branca que podem chegar até 35 metros de altura, vegetação espaçada e lindos coqueiros. Mangue Seco é um daqueles lugares que marcam, não à toa foi o local escolhido para as gravações da novela Tieta, inspirada na obra Tieta do Agreste, de Jorge Amado.

A pequena fila oferece prainhas desertas e belíssimas na parte interna do rio Real, além de um complexo de dunas que pode ser explorado em passeios de bugre. Mangue Seco possui quilômetros de praia selvagem, mas logo no começo dela se encontram ótimos restaurantes à beira mar, onde se come maravilhosos pratos à base de frutos do mar e gastronomia baiana.

Hotelaria

A pequena cidade de Jandaíra possui apenas 10 mil habitantes e está a 60 km de seu distrito praiano Mangue Seco. A cidade sede não dispõe de infraestrutura turística, mas vale uma visita, principalmente ao distrito de Abadia, onde está a antiga capela de Nossa Senhora da Abadia. As melhores opções de hospedagem estão em Mangue Seco.

Pousada O Forte

Destaque para a localização isolada da pousada. Beirando as maravilhosas praias do rio Real, a pousada está bem próxima da vila de Mangue Seco, das maravilhosas dunas e a menos de 1 km da praia de mar aberto.

A Pousada O Forte é uma hospedagem completa para quem busca tranquilidade, com chalés climatizados e varandas com redes, uma bela piscina, linda área paisagística, e até caiaques para uma curtição nas águas calmas do rio Real.

Pousada Fantasias do Agreste

Ótima pousada localizada no povoado de Mangue Seco, com ótimos quartos, grande área comum, restaurante e quartos climatizados.

A Pousada Fantasias do Agreste está localizada de frente para o Rio Real e no centro do vilarejo e a 50 metros do ponto de embarque e desembarque das lanchas. Uma bela área verde com jardim e uma linda cascata completam o cenário relaxante composto por confortáveis poltronas e espreguiçadeiras.

Atrações próximas

Uma ótima dica é explorar as belezas naturais de Esplanada, cidade vizinha composta pela praia de Baixios e lindas lagoas de água cristalina, como a Lagoa Verde, a Lagoa Azul e a Lagoa Panela.

Como chegar

Os dois distritos praianos de Jandaíra, Mangue Seco e Costa Azul, estão a 299 km de Salvador via BA-099, que também é conhecida como Linha Verde. Para Mangue Seco, o melhor caminho é ir até o povoado de Pontal, em Sergipe, e de lá atravessar o rio Real de lancha. Já Costa Azul, necessita de um 4x4 ou bugre, já que o único acesso até lá é pela praia na maré baixa a partir de Mangue Seco ou da cidade de Jandaíra.

Uma ótima opção para chegar em Mangue Seco é contratar um transfer a partir do Aeroporto Internacional de Salvador ou do hotel onde estiver hospedado. A Bahia Terra Turismo oferece um canal de atendimento via WhatsApp onde é possível contratar um transfer para qualquer lugar da Bahia!

O Blog da Bahia Terra Turismo

Se você curtiu este artigo, saiba que publicamos dezenas de posts mensalmente em nosso Blog, um dos mais completos sobre os destinos turísticos do estado da Bahia. Nele você encontra tudo o que precisa saber antes de decidir sobre sua próxima viagem, aproveite!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page