Open Site Navigation

Morro de São Paulo é uma região de grande importância turística para o estado da Bahia e de relevância histórica para todo o país.


Situado na Ilha de Tinharé, município de Cairu, o local teve destaque na época do Brasil Colônia, devido à sua posição estratégica para a navegação e hoje suas belíssimas praias atraem centenas de milhares de pessoas.


Além das praias de Morro, há outras menos famosas que ficam localizadas nos vilarejos de Gamboa e de Garapuá. Nelas, as pequenas comunidades de pescadores dão ao lugar à atmosfera tranquila e pacífica que os viajantes tanto procuram.


Agora, vamos conhecer mais sobre o destino?


Como chegar a Morro de São Paulo?

Chegar até Morro de São Paulo pode parecer uma missão difícil em primeiro momento.


De fato, ir até a ilha de carro não é uma opção, já que os automóveis não são permitidos no local. No entanto, existem diversas modalidades para chegar, sendo elas as embarcações, os táxis aéreos e o transporte semi-terrestre.


A cidade mais próxima de Morro de São Paulo é Valença. Mas, infelizmente o aeroporto do local está fechado sem previsão para a volta dos serviços.


Caso você tenha um orçamento maior e queira otimizar a viagem, os táxis aéreos que partem da capital da Bahia são uma ótima opção, já que o percurso leva apenas 30 minutos até a ilha paradisíaca.


Por outro lado, também é possível aproveitar a opção do catamarã, partindo do terminal marítimo de Salvador. O trajeto leva em média 2h30, e o preço é mais atrativo do que o táxi aéreo.


Por fim, também pode-se utilizar o transporte semi-terrestre que começa também em Salvador, com o ferry boat que leva até Itaparica. Ao chegar ao destino, basta seguir viagem em percurso terrestre até Valença. Lá pode-se pegar uma embarcação com destino a Morro de São Paulo. Em suma, todo esse percurso pode demorar mais de 4 horas, sem contar filas de embarque nem conexões.


Quer transfer para Morro de São Paulo? Faça sua reserva com a Bahia Terra Turismo!


Quais são as principais atrações da região?

Confira a seguir o que esperar do destino.


Praias

Existem 5 praias que são muito famosas em Morro de São Paulo. A Primeira Praia é mais próxima da vila. Já a Segunda Praia é a mais frequentada, principalmente devido à sua estrutura badalada.


Por outro lado, a Terceira Praia possui uma atmosfera que chega a ser um meio termo entre a agitação e a calmaria.


Por fim, a Quarta e Quinta Praia são mais distantes e amplas, perfeitas para quem deseja relaxar e curtir um mar calmo com total sossego.


Passeios

Além das praias e belezas naturais, há diversos passeios locais e o mais completo é o passeio em volta da Ilha de Tinharé. O roteiro oferecido contempla várias praias e piscinas naturais e finaliza com uma parada em Cairu, para conhecer um pouco mais da história da região.


O passeio pelo mangue também é outra atração favorita de muitos visitantes. Além da possibilidade de conhecer a lindíssima Praia do Encanto, o roteiro inclui uma visita ao ponto onde o rio encontra o mar. Tudo isso emoldurado por um pôr-do-sol de tirar o fôlego.


Um passeio histórico cultural também está entre as possibilidades. Essa é uma oportunidade incrível, principalmente para as famílias que estão viajando com crianças e desejam ir além dos passeios em meio a natureza.


Trilhas

As trilhas também estão bem presentes na ilha de Morro de São Paulo. Algumas delas são de fácil acesso, como a trilha que leva à praia de Gamboa e o paredão de argila.


Esse é um passeio agradável para relaxar e curtir a paz. É importante apenas mencionar que para garantir a segurança durante o percurso, a tábua de marés deve ser analisada previamente.


Planeje sua viagem para o paraíso

Morro de São Paulo recebe muitos turistas durante quase todo o ano. As temperaturas da região são amenas, combinando perfeitamente com o clima típico baiano.


Entre os meses de dezembro a fevereiro, a concentração de turistas é maior devido ao verão e às festas tradicionais. Por isso, caso você queira uma atmosfera mais tranquila, fuja da alta temporada, porém, nunca encontrará a ilha vazia.


Os meses de maio, junho e julho têm temperaturas entre 24 e 25°, sendo que julho costuma ser um mês com grande incidência de chuva.


Dito isso, você pode pesquisar a melhor data para planejar a sua viagem com base nas suas preferências. Afinal, a organização prévia é importante para garantir que o meio de transporte e a hospedagem desejados estarão disponíveis.


Um belo destino, não é mesmo? Então, compartilhe esse texto com amigos e familiares, para que assim, mais pessoas possam saber o que esperar de Morro de São Paulo!





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Morro de São Paulo: conheça essa beleza natural na Bahia

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

1 visualização

0 curtidas

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}