top of page
Museu do Mar em Salvador: conheça o legado de Aleixo Belov

Postado dia 07/12/23 | 3min. de leitura

Museu do Mar em Salvador: conheça o legado de Aleixo Belov

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Recentemente Salvador foi presenteada com o Museu do Mar, localizado no Centro Histórico de Salvador, mais precisamente no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, uma ótima opção do que fazer na capital baiana.

A obra foi completamente financiada pelo navegador e engenheiro naval Aleixo Belov, que nascido na Ucrânia e radicado na Bahia desde os 6 anos, aprendeu a navegar na grande Baía de Todos os Santos, a sua escola para o mundo.

Belov construiu seu primeiro veleiro e com ele deu a primeira volta ao globo em solitário, o que voltou a fazer mais duas vezes posteriormente. Essas e outras aventuras podem ser conferidas em seus livros vendidos no próprio Museu do Mar.

Quem é Aleixo Belov?

Nascido em Marefa na Ucrânia em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial, momento em que a URSS estava ocupada pelas tropas alemãs, veio para a Bahia juntamente com sua família fugindo da guerra em 1949.

Se estabeleceram em Salvador e Aleixo Belov ganhou a Baía de Todos os Santos de presente. Daí por diante o mar o tornou navegador, mergulhador e engenheiro civil, trabalhando a vida inteira em obras marítimas, sendo os últimos 40 anos à frente da Belov Engenharia LTDA.

A bordo do Veleiro Três Marias construído por ele mesmo, deu três voltas ao mundo em solitário e depois construiu o Veleiro Escola Fraternidade, um barco bem maior e todo em aço, utilizado por ele para dar sua quarta volta ao mundo treinando 26 alunos. Ainda realizou uma expedição para a Antártida em 2014 e em 2018 completou sua quinta volta ao mundo.

O Museu do Mar

O Museu do Mar está instalado num grande casarão histórico tombado pelo IPHAN e tem como ponto alto a exposição do Veleiro Três Marias em seu interior. Os resultados das viagens do navegador Aleixo Belov estão em 7 livros escritos pelo mesmo, mas também na forma de imagens que produziu, objetos que ganhou, trocou, achou e comprou ao longo dos portos por onde passou.

Também estão expostas memórias pessoais e profissionais da vida do navegador, são patrimônios materiais e imateriais que compõem a história dos mares, oceanos e terras onde pisou.

Mais informações

  • Horários de funcionamento: Terça a domingo e feriados das 10h às 18h - Última entrada às 17h.

  • Preço das entradas: Inteira: R$ 20,00 - Meia: R$ 10,00.

  • Meia Entrada: Para crianças e jovens de 06 a 14 anos, estudantes mediante apresentação da CIE, PCD e seu respectivo acompanhante, jovens de 15 a 29 anos mediante comprovação de inscrição no CadÚnico, pessoas a partir de 60 anos e professores de Instituições Públicas de ensino mediante comprovação.

  • Gratuidade: Crianças até 05 anos e grupos agendados de escolas públicas. Às quartas-feiras o acesso é gratuito.

Como chegar

Visitar o Museu do Mar é também aproveitar o Centro Histórico de Salvador, com seus casarões coloniais, igrejas seculares, museus e centros culturais. Para turistas que não conhecem a cidade, sugerimos a contratação de um transfer, maneira segura e confortável de se deslocar para qualquer ponto da cidade.

Um receptivo estará lhe aguardando na recepção do seu hotel e um motorista profissional te levará direto para o Museu do Mar no bairro de Santo Antônio Além do Carmo. Fale agora com um dos nossos colaboradores no WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo, tire suas dúvidas e contrate seu transfer online mesmo, de maneira prática e segura!

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência especialista “em Bahia” e desde 2006 levamos milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por segurança, pontualidade e conforto.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page