Open Site Navigation

Salvador, a primeira capital do Brasil, fundada em 1549 é uma cidade turística que atrai muitos visitantes durante todo o ano.


Acontece que, devido às suas variadas atrações, é indicado conhecer as possibilidades, desde o início. Assim, todas as escolhas são feitas de modo a garantir a diversão e a imersão nas vivências locais. Não é segredo que as pessoas brasileiras e estrangeiras têm curiosidade para conhecer os diferentes passeios da região.


A diversidade cultural e a riqueza histórica presentes nos cartões postais da cidade atraem milhões de interessados em todas as épocas do ano. Então, se você está com dúvidas sobre o que fazer em Salvador, continue a leitura e aprenda mais sobre esse destino.


Quais são as atrações em Salvador?

Carnaval, praias, gastronomia típica e uma infinidade de outras atrações fazem da cidade um dos principais destinos de turistas de dentro e fora do Brasil. Entre as mais variadas opções, podemos notar que realmente existem passeios para todos os gostos.


Sendo assim, confira algumas possibilidades imperdíveis para saber exatamente o que fazer em Salvador.


Centro Histórico de Salvador

Até hoje, as ruas e vielas do Centro Histórico ainda transmitem a sensação e a atmosfera da época da colonização. Essa região da cidade abrange as áreas do Pelourinho, da Sé, Terreiro de Jesus, Largo do São Francisco e Largo do Santo Antônio Além do Carmo.


Devido a isso, o Centro Histórico tornou-se o maior conjunto arquitetônico do período colonial da América Latina; um verdadeiro patrimônio mundial da humanidade, reconhecido pela Unesco.


Entre as atrações turísticas da localidade, podemos citar algumas das mais famosas:


Igreja e Convento de São Francisco

O templo tem toda sua ornamentação feita em ouro, é uma das mais lindas expressões do estilo Barroco no Brasil.


Nesta atração histórica, além de ser possível contemplar e entender a fé com base nas tradições locais, também pode-se aproveitar para registrar belas imagens fotográficas.


Elevador Lacerda

A atração conta com uma estrutura de 72 metros de altura que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Além da sua função de transporte urbano, a obra permite uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos e vários outros pontos da cidade.


Quem vai para o Centro Histórico pode usá-lo para ir posteriormente ao Mercado Modelo, por exemplo.


Mercado Modelo

O local conta com quase 300 lojas e oferece inúmeras opções de presentes e lembranças, reforçando a diversidade cultural baiana. A estrutura é considerada por muitos como o maior shopping de artesanato do Brasil.


Para quem deseja passar o dia no local, o Mercado Modelo também oferece dois restaurantes.


Casa de Carnaval da Bahia

O museu é muito importante para o estado da Bahia. Afinal, o carnaval está enraizado na cultura local.


Durante a visita é possível apreciar diferentes maquetes, roupas e instrumentos que nos mostram como a Folia começou e se estabeleceu durante todos esses anos.


Dique de Tororó

O Dique do Tororó é formado por uma lagoa de aproximadamente 110 mil metros cúbicos de água. Nesse local, estão as estátuas de oito orixás do Candomblé, em um tributo a uma das principais manifestações religiosas da Bahia.


Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Um dos maiores centros de fé da Bahia, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim tem um costume tradicional na região.


Anualmente, na segunda quinta-feira de janeiro, ocorre um evento que se chama Lavagem do Bonfim. Nesse dia especial, alguns moradores lavam as escadarias da Igreja, proporcionando um belo momento cultural acompanhado com músicas.


Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat

O Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat tem muita história. Em outras palavras, o local é considerado por muitos como uma das estruturas militares mais importantes para o período colonial no Brasil.


Além do passeio ser uma grande atração cultural, a região também oferece uma vista fantástica. De lá, é possível contemplar a entrada da Baía de Todos os Santos, observando também a beleza dos arredores.


Praias

Por último, mas não menos importante, vamos citar as praias da região. Nesse caso, podemos falar sobre opções famosas, como a Praia Farol da Barra, por exemplo.


Esse destino pode oferecer uma experiência incrível, principalmente na maré baixa, quando se formam piscinas naturais.


Já a Praia de Stella Maris oferece um ambiente mais privativo em meio à natureza. Por ser mais distante do centro de Salvador, a opção é mais tranquila.


Da mesma forma, podemos citar outras opções, como a Praia Porto da Barra e a Praia do Flamengo. Em casos de dúvidas sobre o que fazer em Salvador, o mar e a areia sempre serão uma boa escolha.


O que fazer em Salvador gastando pouco?

Muitos se perguntam se é possível fazer uma viagem até Salvador sem gastar muito. De fato, como você pode perceber, existem muitas atrações turísticas na capital. Por isso, obviamente é possível encontrar opções para todos os bolsos e preferências.


Por exemplo, o Elevador Lacerda. O ingresso custa bem menos de R$ 1,00, isso permite que a maioria dos visitantes possam aproveitar o passeio e, ao mesmo tempo, se locomover em um meio pouco oferecido em outras cidades.

Já outras atrações podem ser visitadas gratuitamente. É possível visitar a cidade a pé, contemplando a bela arquitetura que a capital baiana oferece, assim como aproveitar as praias.


Por outro lado, existem passeios que oferecem um City Tour completo, como Salvador Histórico e Salvador Panorâmico.


Em diversos casos, vale a pena considerar a opção. Afinal, o turista terá segurança e comodidade para conhecer os pontos mais famosos de Salvador em pouco tempo e um guia que o acompanha em todo momento, enriquecendo ainda mais cada lugar com conhecimentos locais.


Os preços podem variar conforme o roteiro disponibilizado, havendo opções acessíveis para todos os bolsos. O importante é avaliar quais são as atrações que você mais deseja conhecer, para que assim a escolha se torne certeira.


Organize a sua viagem da melhor forma

A capital da Bahia é encantadora, sendo um destino muito promissor para o setor turístico. Por isso, quando o assunto é o que fazer em Salvador, você normalmente não terá problemas com a falta de opções.


No entanto, é muito importante planejar a viagem com antecedência, pois isso evita situações de estresse.


Se você gostou desse conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter, e receba informações exclusivas sobre os melhores destinos da Bahia!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que fazer em Salvador? Dicas de ouro para planejar a viagem

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

2 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}