top of page
Itacimirim: tudo o que precisa saber para sua viagem

Postado dia 23/03/23 | 4min. de leitura

Itacimirim: tudo o que precisa saber para sua viagem

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Itacimirim é um belo distrito de Camaçari, no litoral norte do estado da Bahia, mais especificamente na Costa dos Coqueiros. É um ambiente que oferece excelente infraestrutura, com pousadas e bons restaurantes, além de praias incríveis que podem agradar diversos perfis, desde os mais aventureiros até famílias com crianças e idosos.


Continue a leitura e veja se o local se adéqua ao que você procura para as férias!

Como chegar a Itacimirim

Antes de mais nada, precisamos falar sobre a localização de Itacimirim, que está entre as melhores praias do litoral norte de Salvador.

Em resumo, a região fica a cerca de 50 km do Aeroporto de Salvador, o que é uma distância basante curta da capital. Então, considerando que você desembarque no ponto, você precisará investir aproximadamente 1 hora para chegar até o distrito.

Nesse caso, é preciso percorrer toda a BA-099, conhecida como Estrada do Coco. O local fica a apenas 10 km da Praia do Forte, em Mata de São João, e a 10 km da região de Guarajuba. Esse trecho pode ser facilmente percorrido de ônibus, carro particular ou transfer, o que promoverá mais segurança para sua viagem.

Quais as características de Itacimirim

O distrito, assim como muitos outros do estado da Bahia, é uma vila tranquila de pescadores, onde você pode encontrar a paz, como também ótimos comércios para fazer boas refeições e aproveitar deliciosos drinks.

Embora atualmente já existam muitos empreendimentos mobiliários na região, ainda assim, você notará que a estrutura local é pequena comparada a outros pontos turísticos do estado, porém é completa.

Justamente por esse motivo, Itacimirim torna-se perfeito para quem quer encontrar uma região para aproveitar o melhor dos dois mundos: o agito e o descanso, onde é possível conhecer praias de águas claras, piscinas naturais na maré baixa e muita natureza ao redor.

Os melhores atrativos de Itacimirim

Ao contrário do que muitos pensam, na região não existe apenas uma praia, sendo a Praia de Itacimirim um modo de intitular o trecho litorâneo local. Podemos dizer que entre as águas da área, existem as divisões das praias. Confira detalhes sobre algumas delas nos tópicos abaixo.

Praia da Espera

A Praia da Espera tem uma vibe um pouco mais privativa, visto que é frequentada maioritariamente pelos hóspedes e moradores dos condomínios pé na areia que ficam ao redor. Na parte direita da praia fica a base administrativa do Projeto Tamar.

Embora na maré baixa formem-se pequenas piscinas naturais, a praia tem ondas fortes em grande parte do dia. Conta também com águas claras e grandes árvores que cercam a praia, oferecendo sombra natural para os frequentadores.

Ao redor é possível aproveitar ainda a boa infraestrutura local, onde existem barracas e lanchonetes para as refeições.

Praia do Surfe

A Praia do Surfe, também conhecida como Praia das Ondas, como o nome já indica, tem águas ainda mais agitadas do que a primeira praia que mencionamos. Em grande parte do dia é um local mais frequentado por jovens, especialmente os surfistas.

Para quem não sabe nadar ou está em família com crianças pequenas, talvez essa praia não seja a mais indicada, pois tem um estilo mais bravo, sendo também um ambiente com vibe privativa. Fica entre a Praia da Espera e a Praia da Barra, que falaremos adiante.

Praia da Barra

A Praia da Barra fica bem próxima à foz do Rio Pojuca, o que permite que você possa se banhar nas águas doces, como também nas águas salgadas. Tem uma paisagem característica, onde o próprio rio mencionado forma algumas piscinas naturais perfeitas para o mergulho e a diversão de todos.

Essa praia ainda tem águas mais calmas do que as duas mencionadas anteriormente, o que pode ser mais interessante para alguns perfis.

É um local perfeito para passar o dia, pois conta também com boa infraestrutura, o que atrai muitos turistas. Então, caso você vá visitar a região, se prepare para estar em um ambiente mais badalado, especialmente na alta temporada.

H3: Bancada de corais

Por último, mas não menos importante, a bancada de corais, também conhecida como Praia de Corais, fica entre a Praia da Espera e a Praia do Surfe. É um ambiente perfeito para a contemplação da natureza, sendo este um espaço com piscinas naturais de águas cristalinas.

Restaurantes na região

Como já mencionamos, em Itacimirim você não terá dificuldades para encontrar bons comércios para fazer suas refeições.

Abaixo mencionaremos algumas opções incríveis para tornar seu roteiro ainda mais completo. Confira:

  • Restaurante Le Porreton: essa opção fica localizada na Praia da Espera, funcionando diariamente das 08h30 às 18h00. Conta com pratos típicos da Bahia, como Moqueca, Pirão de Peixe e porções diversas. Tem vista para o mar;

  • Restaurante O Pescador: essa opção também fica na Praia da Espera, funcionando diariamente das 11h00 às 22h00. Tem um ambiente aconchegante e oferece pratos típicos, como moquecas, além de pratos com carnes e drinks diversos;

  • Ristorante Italiano Skipper: essa opção fica na Avenida Principal de Itacimirim, funcionando diariamente das 17h30 às 23h00. Como o nome já indica, oferece pratos da culinária italiana, como massas, pizzas e pratos com frutos-do-mar.

Pousadas em Itacimirim

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre esta região e suas praias incríveis, chegou a hora de conferir algumas pousadas em Itacimirim para a sua acomodação. Leia os tópicos abaixo:

  • Villa Maeva Itacimirim: a opção fica a algumas quadras do Restaurante O Pescador que mencionamos acima. Conta com decoração elegante, piscina externa, área de lazer, amplo espaço e quartos com varanda e rede;

  • Pousada Praia das Ondas: essa opção fica na Praia das Ondas, na Avenida Principal, sendo uma estrutura pé na areia. Sua decoração é elegante e aconchegante, oferecendo piscina externa com vista para o mar, além de amplo espaço e quartos com varanda e rede;

  • Pousada Tropicarim: essa opção fica em um ambiente residencial, um pouco distante das praias, sendo a mais próxima à Praia da Barra. Conta com piscina externa, quartos amplos e área de lazer arborizada, além de um pequeno espaço com jogos.

Enfim, se você gostou dessa leitura, leia agora o próximo artigo e conheça Lauro de Freitas, um município que fica a apenas 48 km do ponto que mencionamos durante este artigo, sendo uma boa opção para complementar sua viagem pela região.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page