top of page
5 praias desertas na Bahia para ficar fora da muvuca

Postado dia 15/01/24 | 5min. de leitura

5 praias desertas na Bahia para ficar fora da muvuca

0 comentário

0 curtida

0 visualização


praia deserta na bahia
Ponta dos Castelhanos - Boipeba

Vem chegando o verão e com ele um fenômeno bem previsível todos os anos acontece: o enorme aumento populacional nas praias brasileiras. Isso ocorre em função da estação que faz brilhar o sol, mas também em função de ser período de férias para a maioria dos brasileiros. Sem contar com as festas de final de ano, especialmente o réveillon, que faz o país literalmente “empenar” para o litoral.

Mas nem todas as pessoas gostam de estar em ambientes com muita gente e barulho, tampouco em praias onde a urbanização se faz presente de maneira avassaladora, tirando o brilho e o silêncio da natureza tão importantes para a contemplação e o relaxamento. 

Então, dentre tantos destinos que a nossa Bahia oferece, para os amantes da natureza, das praias desertas e do silêncio, elencamos aqui algumas jóias no litoral baiano bem próximas de Salvador, para que você encontre a paz que procura no próximo verão.

Confira a lista das praias desertas na Bahia

  1. Ponta do Garcez

  2. Ponta do Curral

  3. Garapuá

  4. Pratigi e Pontal na Ilha de Tinharé

  5. Ponta dos Castelhanos

1 - Ponta do Garcez

A praia da Ponta do Garcez é distrito do município baiano de Jaguaripe e está localizada na extremidade sul da Baía de Todos os Santos. É também conhecida como “Barra do Garcez” em função de ser o local onde o rio Jaguaripe e outros afluentes que deságuam na grande Baía se encontram com o mar. 

A população local também a conhece como “Ilha do Amor”, e apesar de não ser uma ilha, seu nome sugestivo decorre provavelmente em razão de ser um dos lugares mais belos do nosso litoral, além de extremamente deserto, combinação perfeita para o amor, não?

Areia branca, mar calmo e ótimo para banho, formação de piscinas naturais no grande banco de areia e vegetação selvagem, fazem da Ponta do Garcez um paraíso cinematográfico, perfeito para passar um dia inteiro e fazer aquele piquenique. Mas lembre-se: por ser uma praia deserta, é preciso levar seu guarda-sol, alimentos e bebidas, além de saquinhos para para o lixo produzido.

Como chegar

Além de ser uma praia não urbanizada por fazer parte de uma fazenda, o acesso também dificulta a presença de aglomerações, mesmo no verão. A partir de Salvador, é preciso atravessar o Ferry Boat para a ilha de Itaparica e se deslocar até Cacha Pregos, último povoado localizado ao sul da ilha. 

Chegando lá, você pode combinar com qualquer pescador e pagar um frete para atravessar de barco o braço de mar da Baía até a Ponta do Garcez, marcando o horário de retorno do barqueiro para te buscar.

2 - Ponta do Curral

A praia da Ponta do Curral é distrito do município de Valença, está localizada ao sul da praia do Guaibim e fica bem de frente para a ilha de Tinharé, sendo ambos os destinos separados por uma larga barra conhecida como Canal de Taperoá

Parte de uma fazenda de coqueiros, a praia é extremamente deserta, possui mar calmo de água caramelizada em função da presença do canal fluvial, mas com ondas fracas e ótimo banho. Destaque para a belíssima moldura de coqueiros e vegetação selvagem que dão ar de paraíso perdido ao lugar.

Como chegar

É possível chegar de duas maneiras: a primeira é caminhando aproximadamente 10 km sentido sul a partir do Guaibim, um longo trecho de praias selvagens, sendo que há um momento em que a mata atlântica se faz presente até a areia da praia, um espetáculo! 

A segunda forma, é ir de carro até o Atracadouro Bom Jardim, também conhecido como Ponta do Curral, e seguir caminhando pela beira da praia. Mas fique atento, pois só é possível passar com a maré baixa. Na enchente, o manguezal repleto de ostras que cortam como navalha torna o caminho perigosíssimo!

3 - Garapuá

A praia de Garapuá é parte de um pequeno povoado localizado na ilha de Tinharé e é vizinha do badalado Morro de São Paulo. Possui uma ótima infraestrutura de barracas de praia e recebe muitos passeios de lancha oriundos, tanto do Morro de São Paulo como da ilha de Boipeba. 

Mas em geral, as pessoas se concentram na pequena parte da praia onde estão as barracas e suas espreguiçadeiras, deixando a parte mais bonita para os poucos que optam por caminhar seus 2 km de extensão. A praia possui formato de ferradura e é emoldurada por um dos mais belos coqueirais do litoral baiano. 

Como chegar

O mais comum é chegar a partir do Morro de São Paulo e existem empresas de caminhonetes e quadriciclos que levam até lá, seja em passeios em 4X4, quadriciclo, ou  em transporte convencional.

Também é possível chegar a partir de Boipeba, sendo a primeira opção ideal para andarilhos que curtem trilhas longas. Para ir caminhando, basta pagar um pequeno frete numa embarcação que atravesse o rio do Inferno e te deixe na praia de Pontal, e a partir de lá seguir caminhando aproximadamente 17 km pelas praias de Pontal e Pratigi até Garapuá.

A outra opção é realizar um passeio de lancha que sai da praia da Boca da Barra e vai até Garapuá.

4 - Pratigi e Pontal na ilha de Tinharé

E como as citamos acima, é preciso dizer que as praias de Pratigi e Pontal são, na verdade, uma única, longa e belíssima praia deserta, cercada de recifes de corais e piscinas naturais de água cristalina, além de vegetação selvagem e deslumbrante! Haverão muitos paraísos ao longo da caminhada, basta escolher o seu para que possa curtir tudo o que foi sugerido até então neste artigo.

Como chegar

Pontal e Pratigi são praias para quem está hospedado nas ilhas de Tinharé e Boipeba, não sendo possível acessá-las a partir de outros lugares. Para quem vai de Boipeba, já citamos como chegar no tópico anterior. 

As pessoas hospedadas no Morro de São Paulo que desejarem ir até lá, deverão se deslocar até Garapuá ou até a extremidade sul da praia de Pontal, lembrando que existem transportes em 4X4 que levam até ambos.

5 - Ponta dos Castelhanos

E para fechar com chave de ouro, é preciso destacar que dentre todas as praias aqui citadas, a Ponta dos Castelhanos possui beleza exótica e rara, sendo somente comparada a praias como as de Fernando de Noronha e outras poucas pérolas do litoral brasileiro.

Está localizada na extremidade sul da ilha de Boipeba e possui num curto trecho de praia, a bela foz do rio Catu, ilhas de mangue cercadas por recifes de corais exóticos, mar variando entre azul e verde, além de vegetação selvagem composta por coqueiros e amendoeiras que, literalmente, se debruçam sobre o mar. 

Cenários assim são raros no Brasil e muito mais comuns em ilhas oceânicas como as da Polinésia e da Indonésia, por exemplo.

Como chegar

A praia da Ponta dos Castelhanos é uma exclusividade da ilha de Boipeba e pode ser acessada em passeios de lancha, de quadriciclo, ou mesmo caminhando pelas praias de Boipeba, uma das mais belas trilhas praianas do Brasil!

Continue conosco no Blog da Bahia Terra

Se você gostou deste post, saiba que em nosso Blog existe muito mais! São dezenas de artigos como este publicados mensalmente com o objetivo de lhe informar sobre o que existe de melhor para o turismo na Bahia. 

Conheça a Bahia com a Bahia Terra Turismo

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page