top of page
Santa Cruz de Cabrália: 6 ótimas dicas para sua viagem

Postado dia 04/01/23 | 4min. de leitura

Santa Cruz de Cabrália: 6 ótimas dicas para sua viagem

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Se você está procurando um destino histórico, com belezas naturais, o município de Santa Cruz de Cabrália, na Costa do Descobrimento, pode ser uma ótima pedida para a sua viagem nas férias.


Santa Cruz de Cabrália é um destino incrível que combina beleza litorânea com vestígios históricos na medida certa. Quer saber mais? Continue a leitura!

Como chegar a Santa Cruz de Cabrália

Santa Cruz de Cabrália fica a cerca de 680 km de Salvador. No entanto, para quem pretende viajar de outros estados ou regiões mais distantes, é possível utilizar o Aeroporto de Porto Seguro para desembarcar, que fica a cerca de 25 km da cidade.

Após isso, basta escolher entre os variados meios de transporte para chegar até Santa Cruz de Cabrália, sendo possível apostar em transfers ou outros meios de transporte coletivo, por exemplo.

Breve historia de Santa Cruz de Cabrália

Sua história começou com a chegada dos portugueses até o nosso país, por volta de 1500.

Basicamente, em 1933 a Vila de Santa Cruz foi anexada ao município de Porto Seguro, mas pouco depois, mais especificamente em 1938, o local tornou-se um município independente.

Atualmente a cidade é considerada um Patrimônio Histórico Nacional, pois foi na região onde foram sediados diversos marcos.

Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem

Para aproveitar ao máximo a sua viagem até o município, é preciso que você saiba separar a sua viagem entre a visitação aos pontos turísticos naturais, como também aos pontos históricos, que são de grande relevância. Por isso, abaixo citaremos algumas dicas para que seu roteiro fique completo!

1. Visite o Centro Histórico de Santa Cruz de Cabrália

A primeira dica para quem pretende visitar Santa Cruz de Cabrália é colocar em seu roteiro o Centro Histórico, pois é na área que é possível apreciar dezenas de construções da época dos anos de 1700 a 1900.

Inclusive, por lá encontra-se a quarta igreja mais antiga do Brasil, sendo ela a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída por volta de 1630.

2. Vá até o local onde foi celebrada a primeira missa no Brasil

Além do ambiente oferecer uma paisagem de tirar o fôlego, já que fica bem em frente ao mar de uma das praias mais bonitas do município, o local é especial, pois marca um momento muito importante para a história do país.

A primeira missa do Brasil foi realizada em 26 de abril de 1500, próximo à Praia da Coroa Vermelha, sendo que uma enorme cruz marca exatamente o ponto do acontecimento.

3. Conheça novas culturas

Na região da Coroa Vermelha fica a Aldeia Pataxó de Santa Cruz de Cabrália. Por meio da visitação pode-se conhecer um pouco dos costumes locais, sendo possível também fazer uma trilha guiada, onde os nativos mostram um pouco do seu conhecimento para caçar e sobreviver na natureza.

4. Compre lembrancinhas do comércio Indígena Pataxó

Em Santa Cruz de Cabrália não faltam opções para comprar lembrancinhas. Além do Calçadão da Feirinha de Coroa Vermelha, que tem aproximadamente 400 metros de extensão, também existe o comércio Indígena Pataxó, onde é possível comprar peças de artesanato variadas, desde bijuterias até artefatos para uso culinário.

5. Visite o Parque Ecológico do Santuário

O local funciona como um mirante que permite que o visitante aprecie toda a vista para o Rio Santo Antônio, onde em algum momento as águas doces se misturam com as águas do mar, proporcionando uma vista incrível.

O local faz parte de uma Área de Proteção Ambiental e oferece ao turista possibilidades diversas nas redondezas, como passeios em trilhas e lanchas.

6. Coloque no roteiro as melhores praias do município

Por fim, vamos falar sobre a última dica para aproveitar ao máximo sua viagem até Santa Cruz de Cabrália.

Basicamente, a região abriga algumas das melhores praias da Bahia, sendo estas espalhadas em 35 km de orla. Diferentemente das praias mais badaladas da capital do estado, na área você encontrará alguns pontos quase desertos na baixa temporada, o que é um grande diferencial.

Entre algumas das praias mais incríveis, podemos mencionar:

  • Praia da Coroa Vermelha: a opção tem uma excelente infraestrutura, sendo uma das mais conhecidas do município. Foi na região que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Tem águas claras, areias brancas e muitos restaurantes ao redor. Com a maré baixa é possível caminhar em um banco de areia que vai até 200 m mar adentro;

  • Praia de Arakakaí: na região é possível encontrar um mar mais agitado, diferentemente das outras praias da cidade, o que permite que praticantes de esportes aquáticos aproveitem. O mar tem águas verdes e é indicado para crianças apenas na maré baixa, onde se formam algumas piscinas naturais na orla da praia;

  • Praia de Apuã: tem uma barreira de recifes, o que a torna muito indicada para famílias com crianças, já que as águas são mais calmas. Tem muitas árvores ao redor e, na alta temporada, é possível encontrar com facilidade barracas para se alimentar;

  • Praia de Santo André: fica na região onde se localizam alguns dos resorts de Santa Cruz de Cabrália. Fica a aproximadamente 4 km do centro da cidade, sendo que a praia é cercada por manguezais e coqueirais;

  • Praia de Mutary: tem algumas ondas fracas e águas esverdeadas. Não oferece grande infraestrutura, embora fique bem próxima da Praia da Coroa Vermelha.

Escolha a melhor data e aproveite Santa Cruz de Cabrália

Quando se trata de Santa Cruz de Cabrália, assim como em outras regiões da Bahia, não existe muita diferença na temperatura e no clima.

Por isso, a dica é realmente escolher a melhor temporada para você e sua família, lembrando que agosto e setembro são os meses que, normalmente, apresentam menores índices de chuva.

Agora, você já pode planejar a sua viagem para este paraíso e montar o melhor roteiro para aproveitar!

Leia agora o próximo texto, onde você poderá conhecer mais sobre o turismo de aventura e os melhores destinos para a prática.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page