top of page
Turismo náutico: 4 dicas para curtir melhor sua viagem pela água

Postado dia 29/12/22 | 4min. de leitura

Turismo náutico: 4 dicas para curtir melhor sua viagem pela água

0 comentário

0 curtida

0 visualização

É praticamente impossível pensar em fazer uma viagem para a Bahia sem pensar, também, na prática do chamado turismo náutico.


Propenso à prática desse tipo de turismo em diversas modalidades, este estado está repleto de possibilidades para quem ama se aventurar fora da terra firme.


Mas o que, exatamente, caracteriza o turismo náutico, e como ele pode ser aproveitado, principalmente nos principais destinos baianos?


Descubra na leitura de todos os tópicos a seguir!

O que é considerado turismo náutico

Se você procurar a palavra náutico no Google verá que ela nada mais é do que um substantivo ligado à navegação.

Logo, poderá pensar que o turismo náutico, por sua vez, diz respeito unicamente ao uso de embarcações, uma vez que é por meio dela que navegamos. Mas esse pensamento, em partes, está errado.

O turismo náutico não é só isso: ele, de fato, está ligado diretamente à navegação, mas também é composto por atividades aquáticas diversas, incluindo esportes.

Alguns exemplos de atividades desse tipo de turismo, portanto, incluem:

  • Viagem de barco;

  • Locomoção aquática por meio de pranchas, como a de stand up paddle.

Não é errado, por sinal, afirmar que pratica o turismo náutico quem se locomove de forma recreativa na água, podendo esta água ser doce ou salgada.

Ou seja: trata-se de um tipo de turismo para ser praticado tanto no mar quanto em rios, por exemplo.

E sabe aquele cruzeiro, que você já fez ou sonha em fazer um dia?

Pois bem: até mesmo ele compõe o turismo náutico, assim como jangadas, lanchas, iates, veleiros e escuna, entre outros exemplos.

Dicas de como aproveitar seu passeio relacionado ao turismo náutico

Agora ficou mais fácil entender por que turismo náutico e Bahia são palavras que não se separam, não é mesmo?

O que não falta, aqui, são locais paradisíacos e com muita água para os turistas aproveitarem.

Nossas praias, obviamente, fazem parte desse contexto, não sendo raro que os barcos e lanchas sejam as embarcações mais escolhidas, por serem uma forma de se locomover entre elas e, ainda, serem uma forma de se divertir em alto mar.

Esta, por sinal, é outra característica do turismo náutico: oferecer lazer e entretenimento, além da locomoção em si.

E, agora que você já sabe tudo que precisa conhecer sobre o assunto, que tal descobrir 4 dicas de como desfrutar ao máximo desse tipo de turismo, principalmente no que diz respeito a uma viagem de barco?

Aí vão elas:

1. Leia com muita atenção todas as informações sobre o passeio

Essa dica é importante principalmente por que, por meio dela, evita-se qualquer decepção.

Ao ler todos os detalhes com calma, você saberá, por exemplo, tudo o que a contratação do passeio inclui.

Será que haverá um serviço de transfer, a partir da sua hospedagem?

Será que será oferecido algum tipo de bebida ou comida?

E o que, exatamente, o passeio contempla?

Ao fazer o Passeio Volta à Ilha em Boipeba, por exemplo, você precisará saber quais são os pontos de parada e atividades inclusas. Caso contrário, talvez acredite que, nesse passeio, a embarcação foca em somente, e literalmente, dar a volta na ilha.

2. Utilize roupas adequadas para a ocasião

Um passeio ou viagem de barco sempre ter um momento reservado para que os participantes possam entrar na água. Então, prepare-se para isso.

As roupas escolhidas por você precisam ser leves, confortáveis e de acordo com o momento.

Nada impede que você utilize o shorts e a camiseta de sua preferência, por exemplo. Mas, debaixo deles, é importante que tenha uma roupa de banho.

Essa dica é válida principalmente se você for fazer algum dos 3 tipos de mergulho disponíveis em Boipeba ou qualquer outro destino baiano. Afinal, será preciso tirar as “roupas de cima” para colocar a roupa de mergulho, e estar de roupa íntima, nesse momento, será constrangedor.

3. Cuide da sua saúde e do seu bem-estar

A presença de medo na hora de praticar o turismo náutico, principalmente no que diz respeito a uma viagem de barco, é normal. Mas não deixe que isso te impeça de se divertir: converse com a equipe responsável pelo passeio para ganhar mais confiança e segurança.

Você sente que poderá sentir enjoos?

Então, tenha por perto um remédio próprio para isso.

Adotar essa iniciativa será essencial para que você realmente aproveite o momento!

4. Contrate um passeio privativo

Quanto mais à vontade você estiver, mais irá se divertir.

E, para isso, talvez prefira ter por perto somente as pessoas que estão fazendo uma viagem para a Bahia com você, ao invés de compartilhar o barco, ou outra embarcação, com turistas desconhecidos.

A dica, nesse caso, é que você escolha contratar um passeio privativo.

E isso pode ser feito de duas maneiras:

É possível tanto alugar uma embarcação para fazer um passeio personalizado para você e para o seu grupo, quanto contratar um passeio cujo roteiro já é estabelecido pela empresa responsável.

Um exemplo claro nesse segundo caso é o Passeio Privativo de Lancha para as Ilhas de Itaparica e Frades, que parte de Salvador.

Ao vir para a Bahia e se hospedar na capital baiana, por sinal, você estará em uma cidade estratégica, de onde saem passeios e transportes (aquáticos ou não) para lugares incrivelmente paradisíacos.

Você já ouviu falar de Morro de São Paulo, por exemplo?

Se sim, e se ainda não conhece esse destino, poderá se programar para, em uma única viagem, conhecer Salvador e aderir ao turismo náutico para visitar Morro, que é um dos lugares mais badalados da Bahia e, também, do Brasil. O meio de transporte mais utilizado para visitar Morro é o catamarã, portanto, aproveite a oportunidade e escolha essa opção.

Uma vez no destino, o Passeio “Volta à Ilha” de Morro será sua melhor opção para desbravar as piscinas naturais, o famoso Rio do Inferno, um pouco da ilha vizinha, Boipeba, e, ainda, “pisar em terra firme” para conhecer uma das igrejas mais antigas do país.

Gostou de descobrir mais sobre o turismo náutico e quer conhecer mais uma opção de como aproveitá-lo na Bahia? Não deixe de ler o artigo sobre a Canoa polinésia em Salvador e não espere mais para se aventurar no mar!


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page