top of page
Voo livre na Bahia: 3 rampas com paisagens fabulosas

Postado dia 29/08/23 | 4min. de leitura

Voo livre na Bahia: 3 rampas com paisagens fabulosas

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Por muito tempo voar foi um sonho impossível para os humanos, que durante milhares de anos apenas admiravam os pássaros e imaginavam como seria a sensação de planar entre as nuvens e avistar o mundo lá de cima.


Neste post vamos conhecer um pouco sobre a origem do Voo Livre na Bahia e algumas rampas excelentes para voar de asa delta e parapente na Bahia.


Veja abaixo um pouco sobre voo livre na Bahia

Um pouco da história do Voo Livre

No dia 23 de outubro de 1906, um brasileiro chamado Santos Dumont alterou o curso da história ao voar pela primeira vez a bordo do 14-BIS, no campo de Bagatelle, em Paris. Mas ainda faltava um jeito de voar como os pássaros, utilizando apenas a força e correntes dos ventos.

Em 1963, o engenheiro australiano John Dickenson criou a asa delta, marco inicial para o surgimento desse esporte fabuloso. Em 1965, Dave Barish desenvolveu a “velasa”, que em 1978 passou a ser utilizada como parapente, uma forma de voo livre cujo objetivo inicial era treinar paraquedistas para aterrissagens precisas e sem a utilização de aviões.

Assim, foram criadas as duas modalidades de voo mais rudimentares e de maior contato com a natureza, dois esportes amplamente praticados no mundo todo. No Brasil, o Rio de Janeiro ficou famoso mundialmente pelos voos possibilitados a partir da Pedra da Gávea, com sua vista aérea belíssima da praia de São Conrado.

Mas saiba que o Voo Livre, seja de asa delta ou parapente, podem ser praticados na Bahia, que possui picos maravilhosos e paisagens incríveis, vamos conhecê-los?

Santa Teresinha no Vale do Jiquiriçá

Santa Teresinha, no Vale do Jiquiriçá, está a 202 km de Salvador e é um dos melhores destinos para quem quer praticar as modalidades de Voo Livre na Bahia. É também o lugar ideal para iniciantes em busca de voos duplos (quando duas pessoas voam juntas no mesmo aparelho), com segurança proporcionada pela companhia de um instrutor experiente.

Rampa do Boqueirão

Localizada a 9 km de Santa Teresinha, possui altitude de 453 metros, 200 metros de desnível e seu melhor período é entre setembro e novembro.

  • Como chegar - A partir de Santa Teresinha, seguir por 5 km em direção ao povoado Boqueirão e entrar à direita na placa VOO LIVRE A 4 KM, seguindo direto até a rampa num total de 9 km.

  • Quadrantes de ventos: L / NE / SE.

  • Decolagem: rampa de madeira para asa delta e natural para parapente.

  • Pouso: área de pouso ampla e no pé do morro.

  • Instrutor de voo livre: Nei Voador

Rampa da Serra da Jibóia

Localizada a 18 km de Santa Teresinha, possui altitude de 786 metros e desnível de 530 metros, sendo seu melhor período de setembro a novembro.

  • Como chegar - A partir de Santa Teresinha, seguir sentido município de Elísio Medrado por 7,5 km pela estrada de acesso à Pedra Branca.

  • Quadrantes de ventos: L / NE / N.

  • Decolagem: natural, decolagem na estrada com possibilidade de decolagens simultâneas.

  • Pouso: pouso um pouco restrito, com opções de pousos alternativos.

Além das maravilhosas rampas para o Voo Livre, Santa Teresinha também é conhecida como a capital baiana dos esportes de aventura, oferecendo locais turísticos como a barragem da Casa Forte, sítios arqueológicos de pinturas rupestres, o pico do Boqueirão, o rio Paraguaçu, a serra da Jibóia, enfim, região rica em natureza e trilhas para trekking, motociclismo e mountain bike.

Serra da Amizade - Jacobina

Distante 330 km de Salvador, a Serra da Amizade se tornou referência nacional do Voo Livre em função de sua ótima rampa, instalada em 2015. O local é adequado para profissionais, amadores e iniciantes, com acompanhamento de instrutores experientes.

Rampa Gezer Cerqueira

Localizada na Serra da Amizade, região leste da cidade de Jacobina, a rampa possui ótima infraestrutura, composta por quiosque e área de decolagem gramada, altitude de 730 metros e desnível de 240 metros, sendo seu melhor período de setembro a abril.

  • Como chegar: a rampa fica 4 km antes da entrada da cidade de Jacobina, seguir à direita pelo Colégio Técnico Agrícola em estrada calçada e bem sinalizada.

  • Quadrantes de ventos: NE / L / SE.

  • Decolagem: uma rampa de madeira e outra natural, com possibilidade de duas decolagens simultâneas.

  • Pouso: área ampla e gramada.

  • Eco Sistema Adventure - opera realizando voos duplos para iniciantes, dentre outros esportes de aventura, como rapel, trekking, escalada, tirolesa e espeleoturismo. Para maiores contatos, segue o perfil no Instagram: @ecosistema_adventure

Para fazer o voo duplo é preciso ter mais de 18 anos ou estar acompanhado pelos pais. São 15 minutos de voo que percorre aproximadamente 10 km, um visual alucinante pelas serras de Jacobina, que também é conhecida como a cidade do ouro.

Além do Voo Livre, a cidade histórica da mineração colonial é repleta de natureza, trilhas e cachoeiras belíssimas como a do Véu de Noiva, do Piancó, das Arapongas, do Sossego, dos Payayás, do Aníbal, do Caldeirão e a cachoeira dos Alves.

Morro São José - Feira de Santana

O Morro São José é um dos picos mais tradicionais da Bahia para a prática do Voo Livre, principalmente os da categoria Cross-County (longa distância), e está a apenas 16 km de Feira de Santana.

Rampa das Itaporocas

Localizada no Morro São José, possui altitude de 650 metros e desnível de 450 metros, sendo o melhor período entre junho e metade de agosto.

  • Como chegar: em Feira de Santana, por 6 km depois da entrada do distrito de Maria Quitéria até o povoado de Pé de Serra, onde surgem placas indicativas até o pouso e a subida até a rampa. Fácil acesso em dias de sol, mas com chuva o acesso é melhor com carros 4x4.

  • Quadrantes de ventos: NE / L / SE.

  • Decolagem: duas áreas de decolagens naturais, uma com 450 metros e outra com 250 metros de desnível, com possibilidade de 4 decolagens de parapentes simultaneamente e rampa natural para asa delta.

  • Pouso: pouso amplo com diversas opções de pousos alternativos.

  • Associação Feirense de Voo Livre - Para informações completas sobre os voos, tanto para profissionais como para iniciantes, competições e tudo o que envolve o mundo do Voo Livre na região. Clique aqui e acesse o site da AFVL.

Curtiu este artigo? Pois saiba que o Blog da Bahia Terra Turismo é renovado mensalmente com dezenas de posts com tudo o que você precisa saber sobre os destinos turísticos baianos, aproveite!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page