top of page
Barra Grande, um dos destinos mais incríveis da Bahia

Postado dia 05/08/25 | 12min. de leitura

Barra Grande, um dos destinos mais incríveis da Bahia

0 comentário

0 curtida

1685 visualizações

Barra Grande, na Bahia, oferece um cenário ideal para aqueles viajantes que sonham em caminhar descalços por praias calmas, repletas de lindos coqueiros, mar de águas cristalinas e areias douradas.

O destino fica na extremidade da Península de Maraú e é uma vila de praia que mesmo sendo tão procurada pelo imenso valor turístico, não perdeu a autenticidade e atmosfera de paz e preservação da natureza.

No local, não faltam opções para se registrar belíssimas fotos, como praias incríveis de coqueirais preservados, longas faixas de areia e um mar verde tomado por grandes recifes de corais onde se formam piscinas naturais na maré baixa.

Entardecer Praia de Barra Grande Península de Maraú
Belíssimo entardecer na Praia de Barra Grande

Barra Grande - Bahia, onde fica

O vilarejo de Barra Grande é um dos mais bonitos destinos da Bahia e possui localização privilegiada. Posicionado na extremidade da Península de Maraú, é banhado pelo mar de fora do Oceano Atlântico, e pelo mar de dentro, da belíssima Baía de Camamu.

Por terra, Barra Grande está a 276,2 quilômetros de Salvador, 127,7 quilômetros de Ilhéus, e apenas 66,4 quilômetros de Itacaré, outro paraíso baiano. 

Pelo mar, é vizinha da paradisíaca Ilha de Boipeba e do famoso Morro de São Paulo.

Como chegar até Barra Grande

Os aeroportos mais próximos de Barra Grande ficam localizados em Ilhéus e Salvador e o serviço de transfer para a região pode ser feito por avião ou semi-terrestre .

Lancha rápida entre Camamu Barra Grande
Lancha rápida de transfer entre Camamu e Barra Grande

É preciso mencionar que, independente das suas escolhas quanto ao ponto de partida e percurso, o trecho final deve ser feito de carro ou barco, com exceção daqueles que optarem pela viagem aérea. 

Para quem vai de carro, após a chegada até a Península de Maraú, deve-se seguir por cerca de 46 km em uma estrada de terra que leva até Barra Grande. 

Outra opção é chegar em Camamu e embarcar em uma lancha rápida para Barra Grande. Essa também é uma possibilidade para quem quer deixar o carro em um estacionamento, fazendo a travessia via marítima.

De certa forma, a estrada que leva até Barra Grande não é recomendada em épocas de chuva. Por ser um trajeto de terra, pode haver buracos e falhas que deixam a pista em condições ruins. Então, vale a pena considerar qual dessas escolhas é a mais fácil para sua viagem. Uma ótima pedida é contratar um transfer que te leve direto para lá.

Infraestrutura de Barra Grande

arco iris em barra grande
Arco íris no Restaurante Sol do Mutá - Reprodução / Instagram @soldomuta

Toda a península de Maraú é cercada por praias lindas e mesmo onde a urbanização está mais presente, o clima ainda é de tranquilidade.

As ruas da vila são de areia e ao caminhar por elas, o turista tem a impressão de que nem saiu da praia!

Também não faltam hospedagens: são mais de 200 opções de pousadas, hotéis, além de campings e outras tantas casas disponíveis para aluguéis de temporada.

Os bares e restaurantes de Barra Grande oferecem o que há de melhor nos costumes gastronômicos regionais, sempre com peixes e frutos-do-mar frescos e de excelente qualidade. 

Eles podem ser encontrados dispersos pelo centrinho da vila ou de frente para o mar, entre o terminal marítimo e a Praia da Ponta do Mutá.

Praias de Barra Grande

Eis o néctar desse paradisíaco destino baiano:

Praia de Barra Grande

Praia de Barra Grande Baía de Camamu Península de Maraú
Praia de Barra Grande às margens da Baía de Camamu, na Península de Maraú

É a praia principal de Barra Grande e está mergulhada no mar de dentro da Baía de Camamu. O terminal marítimo, por onde chegam e saem os turistas, está localizado ao centro da praia, que oferece lindas paisagens tanto à direita quanto à esquerda.

Suas principais características são as águas calmas e cristalinas e uma orla lindamente emoldurada por grandes coqueiros. 

Outro destaque é o fato dela estar virada para o Oeste, ou seja, de frente para o pôr do sol, tendo a terceira maior baía do Brasil como cenário deslumbrante e único. 

Alguns restaurantes e barzinhos estilosos se fazem presentes à beira-mar, bem como pousadas boutiques que tornam o ambiente super charmoso.

Praia da Ponta do Mutá

Vizinha da Praia de Barra Grande, a Praia da Ponta do Mutá está na extremidade da Península de Maraú, e oferece duas características distintas. 

No mar de fora, ondas grandes e fortes arrebentando sobre uma rasa bancada de corais; do outro, o mar calmo e delicioso da Baía de Camamu.

Coqueiral restinga Praia da Ponta do Mutá Barra Grande
Coqueiral e restinga na Praia da Ponta do Mutá, em Barra Grande

Porém, o que é comum em ambos os lados é a belíssima vegetação nativa, que funde restinga, resquícios de Mata Atlântica e coqueirais. 

O lugar é realmente muito especial e preservado, e ainda proporciona um dos melhores ângulos do pôr do sol em toda a região. 

A Praia da Ponta do Mutá oferece possibilidades diversas para todos os perfis de turistas, dos mais agitados e baladeiros, aos ecoturistas que buscam um contato mais silencioso com a natureza. 

Sua orla oferece alguns barzinhos muito estilosos e animados, sendo que alguns deles costumam ser o ponto ideal para quem quer curtir a noite até altas horas. Mas lembre-se: é uma praia praticamente deserta.

O acesso até ela é bem fácil, sendo que apenas 10 minutos de caminhada partindo da Praia de Barra Grande são o suficiente para contemplar as belezas da sua paisagem.

Praia de Três Coqueiros

Praia de Três Coqueiros Barra Grande
A linda Praia de Três Coqueiros, em Barra Grande

A Praia de Três Coqueiros tem beleza paradisíaca e sua orla possui coqueirais belíssimos, além de um mar verdinho e cristalino. Porém, é preciso uma atenção, pois se trata de mar aberto. 

Em períodos entre o outono e o inverno, a Praia de Três Coqueiros recebe grandes ondulações, perfeitas para os surfistas. Mas no verão, o mar costuma ser calmo, proporcionando ótimos banhos em toda a sua extensão.

Um local bem especial da praia é a parte côncava, composta por uma ponta de coqueiros e recifes de corais, onde se formam lindas piscinas naturais cristalinas na maré baixa. 

Por estar um pouco afastada de Barra Grande, o movimento de pessoas e a presença de restaurantes são menores.

Praia da Bombaça

A Praia da Bombaça vem logo depois da Praia de Três Coqueiros e no sentido Sul, como quem caminha entre Barra Grande e Taipu de Fora. 

Mergulho piscina natural Praia da Bombaça Barra Grande
Mergulho em piscina natural da Praia da Bombaça, em Barra Grande

Ela apresenta o melhor dos dois mundos ao turista, uma parte mais movimentada e outra mais deserta, mas mesmo a parte mais movimentada não apresenta um número grande de turistas. Nesse caso, você pode escolher onde prefere passar o seu dia de descanso. 

Quanto ao seu mar, possui características semelhantes à Praia de Três Coqueiros, com ondas fortes na baixa temporada e águas calmas e cristalinas na alta.

A Praia da Bombaça é longa e há um trecho deserto, repleto de coqueiros centenários, pouco antes de chegar em Taipu de Fora. Ali se encontram lindas piscinas naturais que são pouco conhecidas pelo turismo. Trata-se de um lugar surreal que muito se assemelha a paisagens das ilhas do Pacífico e do Índico.

Praia de Taipu de Fora

A Praia de Taipu de Fora já figurou inúmeras vezes em diversas revistas e sites especializados em turismo, entre as 10 praias mais bonitas do Brasil. E não é para menos, nela se encontra uma grande barreira de corais que protege seu mar interior das ondas, formando uma imensa piscina natural na beira da praia.

Mergulho piscinas naturais peixinhos coloridos mar cristalino Taipu de Fora Barra Grande
Mergulho de snorkel com peixinhos coloridos nas piscinas naturais de Taipu de Fora, em Barra Grande

Ou seja, para acessar as águas cristalinas e incrivelmente verdes, bastam alguns passos a partir da areia. É um dos lugares mais encantadores de toda a Bahia e muito especial para famílias com crianças e idosos. Mas lembre-se: observar a maré é muito importante, já que as piscinas naturais de Taipu de Fora só podem ser apreciadas na maré baixa.

Em razão do seu potencial turístico, Taipu de Fora vem se tornando povoado quase que independente de Barra Grande. Por lá já se encontram lindas pousadas boutiques e no melhor estilo pé na areia, além de bons restaurantes à beira-mar. 

Ela ainda oferece aluguel de equipamentos de mergulho livre e até o serviço de mergulhos com snorkel guiados e fotografados com câmeras sub especiais. Uma ótima oportunidade de garantir uma foto maravilhosa entre corais e peixinhos coloridos!

Praia do Cassange

A Praia do Cassange vem logo depois de Taipu de Fora e é praticamente deserta. Sua longa extensão litorânea é emoldurada por grandes e lindos coqueirais, mar com ondas fortes no outono/inverno e mais calmos na primavera/verão, mas que necessita atenção especial com as correntezas independentemente da estação do ano.

coqueiral na praia do Cassange
Coqueiral e restinga na Praia do Cassange, em Barra Grande

Uma das características mais exóticas dessa praia é o fato de existirem duas lagoas belíssimas a poucos metros da sua faixa de areia: a pequena Lagoa Azul e a gigantesca Lagoa do Cassange. 

O Farol de Taipu se encontra um pouco mais no interior e no alto de uma região de dunas, de onde se tem uma vista panorâmica belíssima do litoral da Península de Maraú.

Cassange é perfeita para exploradores que curtem caminhadas longas pela praia e que buscam cenários exclusivos para passar o dia. 

Vale destacar também, a linda Trilha das Bromélias, que corta por dentro entre a praia e as lagoas. Ela é muito acessada por passeios de quadriciclo que exploram a região.

Praia de Saquaíra

Praia de Saquaíra Barra Grande
Praia de Saquaíra - Barra Grande

Saquaíra é mais uma das praias de Barra Grande e está ainda mais distante da vila, sendo localizada ao sul da Praia do Cassange. 

Nela, o turista encontra um pequeno povoado com algumas opções de hospedagem, porém nada comparado à infraestrutura de Barra Grande ou Taipu de Fora. O local ainda é simplório e sem grandes requintes. 

Quanto às belezas naturais, a Praia de Saquaíra também possui uma barreira de corais onde se formam piscinas naturais, mas em uma dimensão bem menor que Taipu de Fora. Ainda assim, é mais um paraíso de Barra Grande a se conhecer e acessível de carro.

Praia de Algodões

A Praia de Algodões está a 22 quilômetros ao sul de Barra Grande e logo depois da Praia de Saquaíra.

Praia de Algodões Barra Grande
Praia de Algodões em Barra Grande

Seu pequeno povoado também é simplório e ainda possui características de veraneio, com poucas opções de hospedagem e alguns restaurantes à beira-mar. 

O mar vem avançando sobre a terra por lá, de maneira que um trecho da praia está tomado por barreiras de pedra colocadas para tentar contê-lo. Algo que esteticamente quebra muito da harmonia e beleza do lugar. Porém, basta caminhar um pouco à esquerda ou à direita da vila para encontrar paisagens preservadas e muito bonitas. 

Destaque também para suas piscinas naturais, que são muito cristalinas e repletas de vida marinha.

Ilhas e cachoeira na Baía de Camamu

Depois de descrever as praias de Barra Grande, é o momento de explicar a imensidão da Baía de Camamu e suas ilhas de extraordinária beleza. Trata-se da terceira maior baía do país, atrás apenas da Baía de Todos os Santos (1ª) e da Baía de Guanabara (2ª). Conheça a seguir os paraísos tropicais que ela oferece:

Ilha do Goió

Ilha do Goió Baía de Camamu Barra Grande
A paradisíaca Ilha do Goió, na Baía de Camamu - Barra Grande

A Ilha do Goió é pequenina, sua extremidade norte possui recorte geográfico arredondado e repleto de coqueiros, o que lhe dá um ar de ilha tropical paradisíaca.

Além disso, possui areias douradas e mar cristalino, com extensão litorânea deserta e cenários muito fotogênicos. 

Ela está ao sul da Ilha do Campinho, sendo ambas separadas pelo Rio da Serra, que ali encontra sua foz. 

Goió possui uma pequena comunidade e costuma ser acessada por meio de passeios de lancha e outras embarcações. Um restaurante serve bebidas geladas, petiscos e pratos de frutos do mar na beira da praia, muito especial.

Ilha Grande

Como seu nome diz, é a maior ilha da Baía de Camamu e possui uma grande comunidade no centro, com diversos restaurantes, pousadas e boa infraestrutura. 

Prainha Ilha Grande Baía de Camamu Barra Grande
A exótica Prainha da Ilha Grande, na Baía de Camamu - Barra Grande

A Ilha Grande não é um destino muito procurado para permanência mais longa, apesar de ser linda e oferecer boa infraestrutura de pousadas e restaurantes.

A mais famosa das suas praias é a Prainha, que está situada no Norte da ilha e bem de frente para a “boca” da Baía de Camamu. Ela possui um cenário exótico, digno de filmes hollywoodianos, com grandes pedras no mar e uma geografia acidentada, onde um morro alto e de frente para o mar proporciona uma vista muito especial. 

A Prainha é ponto de parada dos passeios de lancha que exploram a baía.

Ilha da Pedra Furada

Situada bem no meio da Baía de Camamu e mais próxima do Oceano Atlântico, a Ilha da Pedra Furada é de raríssima beleza, um dos lugares mais exóticos de todo o litoral baiano. 

Caminho de Moisés Ilha da Pedra Furada Baía de Camamu Barra Grande
O "caminho de Moisés" na Ilha da Pedra Furada na Baía de Camamu - Barra Grande

Pequenina, ela possui algumas características únicas, como um longo banco de areia perpendicular à ilha, que na maré baixa forma um lindo “caminho de Moisés”. Nele, há um pequeno quiosque de palha super estiloso e que sai muito bem nas fotos. 

Seu litoral é bem recortado, recheado de vegetação nativa e pedras furadas pela erosão, sendo uma delas na forma de um arco e que dá nome ao lugar. 

No interior da ilha, apenas a casinha onde funciona um restaurante que atende aos turistas dos passeios de lancha. O local exige uma curta caminhada de exploração, o que certamente proporciona fotos inesquecíveis!

Ilha do Sapinho

Atracadouro de madeira na Ilha do Sapinho
Atracadouro de madeira na Ilha do Sapinho

É o local mais procurado para almoço nos passeios de lancha, pois oferece restaurantes rústicos e gastronomia premiadíssima.

A chegada se dá por um atracadouro cercado de manguezais e que está posicionado bem de frente para o leste da Ilha Grande.

Sapinho proporciona prainhas deliciosas para banho, com água morna e muita natureza. Outro ponto a destacar é a simpatia dos seus moradores, um povo simples e receptivo, sempre disposto a uma boa conversa.

Ilha do Campinho

Ilha do Campinho Baía de Camamu Barra Grande
Ilha do Campinho na Baía de Camamu - Barra Grande

Campinho está ao lado da Ilha do Sapinho e possui um pequeno povoado que ficou muito famoso por ter sido o local onde viveu por um tempo Saint-Exupéry, autor do clássico “O Pequeno Príncipe”.

Oferece boa infraestrutura e ótimos restaurantes, sendo outro ponto de parada para almoço nos passeios embarcados pela baía.

Trata-se de um lugar muito bonito, com praias de águas profundas e excelentes para banhos relaxantes em meio à natureza.

Cachoeira Tremembé

Agora imagine uma cachoeira desaguando praticamente na Baía de Camamu e em meio a toda essa natureza de praia que foi citada até aqui. É excêntrico e quase inacreditável! 

Lanchas Cachoeira Tremembé Baía de Camamu Barra Grande
Lanchas na Cachoeira Tremembé, na Baía de Camamu - Barra Grande

Pois bem, mergulhando no fundo da grande baía e enveredando pelos estreitos túneis de manguezais praticamente virgens, os turistas se depararam com a Cachoeira Tremembé, para espanto e admiração de todos!

O detalhe é que a chegada até ela costuma ser realizada em passeios cujas lanchas posicionam suas proas praticamente dentro da cachoeira, e assim, os turistas tomam banhos únicos sem sequer desembarcar. 

Há também a alternativa de descer da lancha e contratar um guia nativo para explorar a parte superior da cachoeira, que diga-se de passagem, é linda e cercada de Mata Atlântica.

Outras atrações em Barra Grande

Por fim, listamos outras atrações de Barra Grande além de praias e ilhas paradisíacas, que são pontos turísticos de muito valor e que merecem ser visitados em sua viagem. Confira:

Lagoa do Cassange

Entardecer Lagoa do Cassange Barra Grande
Entardecer no Restaurante Lagoa e Mar na Lagoa do Cassange - Barra Grande

A Lagoa do Cassange é um destino em si e seu entorno proporciona muitos cenários e mirantes de rara beleza. O mais famoso deles é o Morro do Celular, de onde se avista uma imensidão de coqueiros, o mar verde e grande parte da península.

Em alguns trechos, lagoa e mar ficam bem próximos, com a distância se resumindo a apenas 100 metros. Não à toa seu restaurante mais famoso se chama Lagoa e Mar, que deslumbra os turistas com uma infraestrutura excelente, ótimo cardápio e paisagens de tirar o fôlego. Especialmente no final de tarde, quando as cores do céu se refletem nas águas da lagoa. Um espetáculo!

Lagoa Azul 

Lagoa Azul Barra Grande
Lagoa Azul ao centro com o mar ao fundo - Barra Grande

A pequena Lagoa Azul é muito charmosa e possui um fino braço de areia que adentra nas águas.

Uma simples caminhada por ele permite lindos ângulos, como se a pessoa estivesse navegando pela lagoa.

Cercada de areia branca, oferece barraquinhas de madeira e palha que atendem aos turistas com bebidas e petiscos. 

Do lado direito há um morro de dunas que oferece linda vista, tanto da lagoa, como do litoral e seu vasto coqueiral.

Foz do Rio Carapitangui

Vista aérea foz rio Carapitangui Barra Grande
Vista aérea da bela foz do Rio Carapitangui, em Barra Grande

Caminhando por 2 quilômetros à esquerda do terminal marítimo de Barra Grande, se chega à foz do Rio Carapitangui, um lugar incrível que proporciona banhos maravilhosos e paisagens super preservadas. 

O estreito braço de areia oferece rio de um lado e o mar da Baía de Camamu do outro, sendo que ao centro funcionam alguns dos mais bonitos restaurantes de Barra Grande. Certamente, é um lugar encantador e perfeito para passar o dia com a família!

Passeios em Barra Grande

Não poderia fechar este artigo sem sugerir passeios que levam os turistas a alguns lugares que citamos aqui. 

Assim, a primeira indicação é o passeio de lancha pelas ilhas da Baía de Camamu e Cachoeira de Tremembé. Ele visita todas as ilhas que citamos neste artigo e proporciona o banho de cachoeira na proa da embarcação.

Banho de cachoeira lancha passeio ilhas Baía de Camamu Barra Grande
Banho de cachoeira na proa da lancha durante passeio pelas ilhas da Baía de Camamu - Barra Grande

Há também o passeio de lancha para as ilhas da baía, que não vai até a cachoeira. Se perde Tremembé por um lado, por outro tem mais tempo para usufruir das ilhas paradisíacas da região.

Fechando a exploração da baía, existe a alternativa do passeio de escuna pelas 5 ilhas. Além de melhor custo-benefício, a embarcação é nostálgica, uma verdadeira peça de museu náutico que proporciona muito conforto e charme durante a navegação.

O passeio de lancha para a Ilha de Boipeba oportuniza que os turistas hospedados em Barra Grande conheçam uma das mais paradisíacas ilhas do Brasil. O passeio realiza paradas nas praias da Boca da Barra, de Moreré, da Ponta dos Castelhanos e no paraíso das ostras, os restaurantes flutuantes de Canavieiras, na Ilha de Tinharé.

Quantos dias ficar em Barra Grande

Visto a dimensão do destino, já deu para perceber que o ideal mesmo é pelo menos 3 dias livres, além do primeiro dia de chegada e o último de partida. Porém, mais dias para sua viagem proporcionarão mais tranquilidade para usufruir desse destino único.

Curtiu este guia de Barra Grande? Então, confira agora o que fazer a noite por lá e torne sua viagem ao paraíso ainda mais completa!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page