top of page
Barreiras, Bahia: sítios arqueológicos, serras e cachoeiras

Postado dia 11/07/23 | 4min. de leitura

Barreiras, Bahia: sítios arqueológicos, serras e cachoeiras

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Barreiras é uma cidade localizada no oeste baiano, conhecida pela cultura de rodeio e das cavalgadas. Mas o que pouca gente sabe é que seus arredores abrigam belezas naturais incríveis e pouco conhecidas do grande público turístico.


A cidade fez parte do ciclo do ouro ainda no século XIX, posteriormente foi grande produtora de borracha no auge dessa produção, e hoje em dia sua base econômica gira em torno da agricultura e da pecuária.

Vamos conhecer mais desse destino que deve brilhar os olhos daqueles que buscam caminhos e trilhas pouco exploradas na Bahia!

Pré-história de Barreiras

Estudos recentes vêm colocando a cidade na rota dos sítios arqueológicos do Brasil. Barreiras possui 13 sítios arqueológicos, com destaque para os que estão localizados na Serra do Mimo, onde vem sendo encontradas urnas funerárias dos seus povos originários, além de pinturas rupestres que remontam até 12 mil anos.

Os sítios estão em fase de estudos e pesquisas e possuem ricos painéis de pinturas que merecem ser visitados. Para os amantes da pré-história e das suas expressões artísticas, Barreiras está na rota arqueológica!

São Desidério

Distante apenas 27 km de Barreiras, a cidade reserva muitas opções de trilhas para os amantes do trekking, que em geral levam a mirantes lindíssimos, cânions, grutas, cavernas, nascentes, lagoas, rios e cachoeiras.

Juntamente com a ilustre vizinha Barreiras, a cidade forma um complexo de ecoturismo extraordinário, com possibilidades para prática de alguns esportes radicais e de aventura, como o trekking, rapel, mergulho, canoagem, bote de corredeira, etc.

Parque Municipal da Lagoa Azul

A Lagoa Azul é protegida pelo pelo parque municipal que leva seu nome, é formada por um incrível rio subterrâneo e algumas nascentes. Com certeza um dos lugares mais encantadores da região, oferecendo numa curta trilha de apenas 3 km, um complexo natural composto por cânion, lagoa, grutas e cavernas, além de mirantes sensacionais.

O local ainda é pouco visitado, oferecendo a oportunidade de contemplar a belíssima paisagem curtindo o silêncio da natureza. No percurso, que deve ser realizado com a presença de um guia local, é possível avistar espécies de macacos como o Barbado, o Bugio, um lindo roedor conhecido por Mocó, além de uma infinidade de aves coloridas e exóticas.

Rio de Ondas e rio Grande

O rio Grande é um afluente do rio São Francisco que corta a cidade de Barreiras, oferecendo uma variedade de cenários, prainhas para banho, passeios de barco e um afluente que é um complexo de lazer e gastronomia.

É o rio de Ondas, o principal balneário da cidade e que possui excelente infra-estrutura para receber famílias inteiras, com restaurantes repletos de mesas e cadeiras, algumas dispostas literalmente dentro d’água, além da importante presença de uma equipe municipal de guarda-vidas que garantem a segurança no local.

Um lugar para curtir o dia sem fazer esforço, para comer as delícias da gastronomia local, tomar um banho gostoso e relaxar. Mas o melhor deixamos para divulgar agora, existe por lá a opção de descer as corredeiras do rio de Ondas em botes, uma aventura segura, para toda a família e deliciosa!

Cachoeira do Acaba Vida

Facilmente acessada de carro, a cachoeira fica a 90 km de Barreiras em direção ao município de Luís Eduardo Magalhães pela BR-020, com acesso tranquilo e bem sinalizado. Possui uma queda d'água impressionante de 36 metros de altura que rompe literalmente numa depressão. Não deixe de ir até o mirante e se deslumbrar com o cenário surreal da cachoeira com seu impressionante volume d’água e a belíssima mata que a cerca! Quanto ao banho, não se preocupe, a cachoeira do Acaba Vida possui um grande poço que é uma verdadeira piscina natural!

O local não possui infraestrutura, o que é fantástico para os amantes do ecoturismo. Portanto, leve o que for necessário, comida, bebida, e ao final do passeio, recolha seu lixo e o leve de volta, a natureza agradece!

Cachoeira do Redondo

A Cachoeira do Redondo fica 20 km acima do mesmo rio da cachoeira do Acaba Vida, que possui um homônimo famoso, o rio de Janeiro. O acesso é fácil e pode ser feito quase que inteiro de carro, e o cenário é espetacular. Mas há ainda uma pequena e linda trilha em meio a vegetação nativa onde se pode escutar o canto dos pássaros.

São pequenas quedas d’agua que caem numa lagoa de água verde e cristalina, um cenário incrível e surpreendente recheado pela natureza preservada ao seu redor. O banho é maravilhoso e proporciona mergulho com snorkel e excelente visibilidade para produção de imagens sub.

Serra do Mimo

As trilhas saem de Barreiras mesmo, dos bairros Loteamento Flamengo e Jardim Branco, deve ser feita com um guia local. A ascensão chega a 657 metros e finaliza em uma caverna com pinturas rupestres.

Do alto da serra pode-se avistar toda a cidade de Barreiras e ainda outras opções de trilhas que levam a diversos sítios arqueológicos e pinturas rupestres de até 12 mil anos.

Serra da Bandeira

Além de proporcionar trilhas lindas em meio a vegetação típica do cerrado, e a oportunidade de observar fauna e flora riquíssimas, a Serra da Bandeira é o point do rapel na região! O mirante também proporciona a vista da cidade de Barreiras e pode ser acessado por trilha ou de carro por uma pequena estradinha asfaltada.

Como chegar e hospedagem

Barreiras fica a pouco mais de 900 km de Salvador e é acessada pela BR-242 a caminho de Brasília. A cidade possui aeroporto e pode ser acessada de avião, mas se você for de carro, a aventura estará garantida, já que a Chapada Diamantina é caminho até lá! Então, que tal uma viagem para Lençóis com uma esticadinha até Barreiras?

Quanto às opções de hospedagem, Barreiras possui ótimos hotéis e pousadas, mas não são muitos, portanto faça sua reserva com antecedência, principalmente em períodos de festas tradicionais, como em julho, por exemplo, quando acontece a Exposição Feira Agropecuária, o maior evento da cidade e o período de festas juninas.

Já viu que a Bahia está muito além do litoral e da Chapada Diamantina, né? Quer desbravar mais destinos exóticos e pouco conhecidos do grande público? Fique conosco, nosso blog está recheado de novos textos! Conheça a Bahia com quem entende do assunto, venha com a Bahia Terra Turismo!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page