top of page
Cachoeira da Fumacinha na Chapada Diamantina: saiba mais

Postado dia 17/08/23 | 2min. de leitura

Cachoeira da Fumacinha na Chapada Diamantina: saiba mais

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A região compreendida pela Chapada Diamantina é o verdadeiro paraíso das cachoeiras, e elas são muitas e de todos os tamanhos e formas que você possa imaginar. Dentre as mais de 300 cachoeiras distribuídas em 24 municípios, a Cachoeira da Fumacinha, localizada no município de Ibicoara, é uma das mais belas.


E isso se dá em função do conjunto da obra, que vai desde o cânion que dá acesso até a cachoeira em si. A Fumacinha meio que brota de um paredão e cai suavemente numa numa altura de 100 metros, formando um poço onde o sol nunca incidiu, portanto, com água geladíssima!


Agora, imagine que tudo isso acontece por dentro de uma serra ôca, uma verdadeira fenda que surge ao final de uma exótica, cansativa e difícil trilha, em meio a um dos cânions mais bonitos da Chapada.


O percurso da trilha é todo por dentro do cânion e variando entre o leito do rio, subidas e descidas nas encostas de Mata Atlântica ciliar. Como se não bastasse, pouco antes de adentrar na fenda da cachoeira, surgem nas encostas de ambos os lados uma mata de palmeiras, que dão um ar de Jurassic Park ao lugar!



Como chegar na cachoeira da Fumacinha

A cidade de Ibicoara fica a 225 km de Lençóis pela rodovia BA-142, e mais 30 km em estrada de barro até o local onde se inicia a trilha, que por sua vez, possui 18 km de extensão (ida e volta). Se você for por conta própria, será necessário contratar um guia local na Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara, cuja sede fica logo na entrada da cidade.


Mas há também a opção de contratar um passeio de 2 dias com tudo incluso a partir de Lençóis, que contempla as cachoeiras do Buracão e da Fumacinha, saiba mais clicando aqui!

cachoeira do buracao chapada diamantina
Cachoeira do Buracão

A cachoeira do Buracão

A cachoeira do Buracão também impressiona muito e possui uma trilha que exige muito menos do preparo físico, sendo apenas 7 km de ida e retorno. Seu ponto alto começa no mirante antes de descer o grande buraco, onde se pode avistar a cachoeira por inteiro até o poço.

Já na base do buracão, o percurso deve ser concluído através de uma flutuação ao longo do cânion, ou seja, nadando com a utilização de coletes salva-vidas, uma maneira inusitada de se chegar numa cachoeira. O cânion da cachoeira do Buracão é de raríssima beleza, extasiando até os mais exigentes viajantes.


As cachoeiras da Fumacinha e do Buracão são duas pérolas da Chapada Diamantina e seja como for a sua viagem até Ibicoara, aproveite a oportunidade e conheça as duas!


Conheça a Chapada Diamantina com a Bahia Terra Turismo

Somos uma agência de turismo especialista em Bahia, e desde 2006 levamos anualmente milhares de turistas a diversos destinos baianos, sempre primando por conforto e segurança. Conheça nosso serviço de transfer entre o Aeroporto Internacional de Salvador e Lençóis, a melhor maneira de chegar na Chapada Diamantina!


Conheça também nosso portfólio de passeios, trilhas e trekkings por lá e lembre-se, a natureza selvagem necessita de cuidados, e o principal deles é ser guiado por profissionais qualificados.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page