Postado dia 11/04/24 | 3min. de leitura
Alagoinhas: como chegar nesse belo cantinho?
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Alagoinhas está situada na região Agreste ao norte da Bahia, mas distante apenas 75 km da praia de Porto de Sauípe, 87 km da praia de Imbassaí, e 98 km da praia do Forte, todas situadas na Linha Verde.
Trata-se de uma cidade de porte médio, com população estimada em 175 mil habitantes distribuídos numa área total de 734 km². O município vive da produção agrícola, sendo o maior produtor de limão da Bahia, mas também possui indústrias e poços de petróleo.
Por estar próxima das principais praias da Costa dos Coqueiros, Alagoinhas é uma ótima opção de destino para quem busca conhecer, além de praias, um pouco da história colonial baiana, já que sua região passou a ser frequentada por portugueses a partir do séc. XVIII.
Um pouco da História
No final do séc. XVIII, um padre cujo nome não ficou registrado na história, erigiu uma capela onde hoje é o bairro Alagoinhas Velha no município de Alagoinhas, batizada assim em função da presença de muitas lagoas na região.
Se tornou a Freguesia de Santo Antônio das Alagoinhas em 1816, sendo subordinada à cidade de Inhambupe, tendo recebido muitos habitantes em função de estar na rota da antiga “estrada das boiadas”, por onde circulavam os tropeiros entre os sertões e a cidade de Salvador.
Com seu desenvolvimento, se desmembrou de Inhambupe e foi elevada a Vila de Santo Antônio das Alagoinhas em 1852. Mas foi a abertura de sua Estação Ferroviária, pertencente à Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco, que a vila se desenvolveu economicamente a ponto de se emancipar em 1957, passando a se chamar apenas “Alagoinhas”.
Em 1880, a Segunda Estação de São Francisco foi construída com requintes ingleses e franceses, com toda matéria prima oriunda da Inglaterra, sendo uma réplica de outra estação em Liverpool, e em seus tijolos constam os nomes dos fabricantes ingleses e franceses.
A cidade teve papel importante na Guerra de Canudos, acolhendo tropas federais e estaduais que pernoitavam por lá a caminho do famoso Arraial. Também assistiu a soldados feridos na guerra, sendo um importante posto médico.
O que fazer
Além das praias maravilhosas do litoral norte baiano que estão bem próximas, da festa de São João que acontece no mês de junho, a cidade possui alguns monumentos históricos importantes que valem a pena visitar, são eles:
As ruínas da igreja inacabada de Santo Antônio
A igreja teve sua construção iniciada na antiga Vila de Santo Antônio das Alagoinhas, mas com a construção da Estação Ferroviária em 1868, houve a migração da feira do entorno da igreja para próximo da estação, fazendo com que sua população abandonasse a antiga vila e deixasse sua igreja inacabada.
O local onde estão as ruínas da igreja e a antiga vila se tornou um bairro da cidade chamado Alagoinhas Velha.
Estação Ferroviária de São Francisco
A estação foi tombada pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Cultural da Bahia) em 2002 e sua estrutura encontra-se em ruínas. Ainda impressiona os amantes de história pela sua importância no desenvolvimento do Brasil Império.
Alagoinhas como chegar
Alagoinhas está a 123 km distante da capital baiana pelas rodovias BR-324, BR-110 e BR-420. De carro, a viagem dura aproximadamente 2 horas, e saem ônibus intermunicipais diariamente para Alagoinhas da rodoviária de Salvador, para uma viagem de aproximados 2h20min.
O transfer da Bahia Terra Turismo
Uma ótima alternativa é contratar um transfer para te levar direto até Alagoinhas, para uma viagem mais segura, mais rápida e muito mais confortável. A Bahia Terra Turismo é uma agência “especialista “em Bahia”, que desde 2006 leva milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, inclusive Alagoinhas.
Conheça Alagoinhas com a Bahia Terra Turismo!