Postado dia 20/08/23 | 2min. de leitura
Escalada na Chapada Diamantina: adrenalina e belas paisagens
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Chapada Diamantina é um dos mais completos destinos do mundo para os escaladores. Tecnicamente falando, sua grande variedade de rochas, cenários e desafios instigam escaladores de todas as partes do planeta. São muitas as vias instaladas que quase sempre atravessam terrenos de grutas, cavernas, cânions e lindas cachoeiras.
Escaladas na Chapada Diamantina
A única modalidade de escalada não disponível por lá é a praticada sobre gelo, sendo possível a prática das modalidades tradicional, esportiva e “boulder”, sendo esta última a de escalar pequenos blocos de pedras, geralmente com altura não superior a 6 metros.
Os conjuntos de vias são conhecidos por Setores de Escaladas e encontram-se em diversos pontos do Parque Nacional, sendo aproximadamente 150 vias e croquis nas regiões de Lençóis, Vale do Capão, Mucugê e Ibicoara.
São cenários espetaculares que inspiram aqueles que gostam de chegar ao topo de montes, serras e montanhas. Além de trilhas e escaladas fantásticas, há um outro esporte muito praticado por lá.
O Parque da Muritiba em Lençóis costuma receber turistas em busca dos primeiros contatos com a escalada. A modalidade esportiva permite que famílias inteiras possam atingir objetivos através de grampos fixos instalados nas rochas. Trata-se de uma atividade muito segura, já que os grampos suportam até 2 toneladas. São vias planejadas onde qualquer pessoa em boa condição física e de saúde pode praticar.
Para os mais experientes e que buscam maiores aventuras, a modalidade tradicional guiada proporciona escaladas na Chapada Diamantina mais distantes e em trilhas no meio do mato, com paredões muito mais arriscados. Trata-se de escaladas que exigem preparo, técnica e experiência.
Rapel na Chapada Diamantina
O rappel é uma técnica de descida vertical que se utiliza de corda e alguns outros equipamentos para segurança. A Chapada Diamantina é um dos melhores lugares do mundo também para essa modalidade, proporcionando descidas na entrada de grutas, cavernas, por cachoeiras e até imensos paredões para os mais experientes.
Com uma boa equipe de profissionais, é uma atividade muito segura e indicada para pessoas sem qualquer experiência. Segue uma lista dos principais pontos de rappel disponíveis para turistas na Chapada Diamantina:
Gruta do Lapão - A atividade dura de 4 a 5 horas, começando com uma caminhada de aproximadamente 1 hora entre Lençóis e a entrada da gruta. A descida é de 50 metros até a base.
Cachoeira do Buracão - Um dos locais mais impressionantes e bonitos para a prática do rapel na Chapada Diamantina, com cerca de 100 metros verticais e uma das mais bonitas cachoeiras da região. Chegando em Ibicoara procure um guia até a Cachoeira do Buracão, uma trilha curta de 3,5 km. Quanto ao rapel, procure fazer a reserva com antecedência.
Poço do Diabo - Um lugar muito bonito e de fácil acesso pela BR-242. Trilha curta a partir do estacionamento na beira da estrada até o Poço do Diabo onde rola um rapel de 20 metros até a base.
Conheça a Chapada Diamantina com a Bahia Terra Turismo
Somos uma agência de campo e temos em nosso portfólio diversos passeios e trilhas pela Chapada Diamantina. Nossos guias são profissionais e profundos conhecedores das trilhas, geografia e biodiversidade da região.