Postado dia 06/04/24 | 4min. de leitura
6 feiras em Salvador que vale a pena visitar
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Visitar as feiras de um lugar é uma maneira de conhecer mais profundamente a cultura local, algo que em uma cidade como Salvador é ainda mais relevante. A primeira capital do Brasil tem sua história pautada também nas feiras, que se desenvolveram de maneira a viabilizar a nova ordem social e econômica imposta pela colonização portuguesa.
Assim, nasceram feiras em Salvador como a de Água de Meninos, atualmente conhecida como Feira de São Joaquim, e até mesmo cidades que se derivaram delas, como Feira de Santana, a segunda maior do Estado.
O antigo conceito de feira se ampliou muito nos dias atuais, sendo referência de comércio de artigos diversos além do gênero alimentício, existindo inclusive, feiras exclusivas de moda, de artesanato, dentre outras.
Salvador é uma cidade plural que oferece muitas opções de lazer, mas certamente visitar algumas feiras da cidade ampliará e muito seus horizontes. Também é importante saber quais os principais shoppings da cidade.
Segue abaixo algums feiras em Salvador
Feira de São Joaquim
Feira da Cidade
Feira de artes e antiguidades
Feiras de moda
Rua livre
Boa Praça
1 - Feira de São joaquim
Impossível não começar por ela, a maior e mais valiosa feira da cidade de Salvador, lugar mágico, místico e encantado que proporciona um verdadeiro mergulho na alma da cidade. A Feira de São Joaquim é um grande labirinto e tudo por lá respira história, cultura e tradição, desde o setor de alimentos e temperos, aos setores de artesanato e produtos da religiosidade afrodescendente.
Lá você encontra ervas dos mais variados tipos, frutas tropicais frescas, produtos diversos do recôncavo baiano, artigos religiosos, artesanato amplo e variado de diversas partes da Bahia com produtos em barro, cestarias em palha, animais, comidas típicas e muitas cores! Muito importante dizer que a Feira de São Joaquim é um verdadeiro paraíso para os fotógrafos artísticos, dá para imaginar o porquê, né?
Como chegar
A feira está localizada na Cidade Baixa, às margens da Baía de Todos os Santos, mais especificamente na Avenida Oscar Pontes ao lado do Terminal Marítimo de São Joaquim, de onde saem os Ferry Boats para a ilha de Itaparica.
Existe transporte público de ônibus coletivo que atende a região, mas a melhor e mais segura maneira de curtir e aproveitar Salvador é se deslocando de táxi, carro de aplicativo, ou contratando os ótimos serviços de transfer disponíveis na cidade.
2 - Feira da Cidade
A feira surgiu em 2014 com uma proposta inusitada de reunir diversos segmentos importantes para o lazer de soteropolitanos e turistas, como gastronomia, música, comércio de produtos manufaturados, arte e muitas opções de programação infantil.
De lá para cá, a feira se tornou itinerante, passando por aproximadamente 20 locais e acumulando números impressionantes que ultrapassam 2 mil horas de música e 500 apresentações artísticas, além de lançar mais de mil empreendedores.
Para curtir a Feira da Cidade, é importante estar atento ao lançamento de datas e locais das próximas edições em suas redes sociais.
3 - Feira de artes e antiguidades
Excelente opção para os apaixonados por história e artigos de antiquário como móveis, objetos de arte, decoração retrô, brechó, sebo e muito mais. Em geral, a Feira de artes e antiguidades reúne comerciantes, lojistas e expositores oriundos de vários pontos da cidade.
Quanto ao local de realização, ele não é fixo, tendo passado pelo Shopping Barra, Farol da Barra e atualmente, a praça do Campo Grande, onde o ambiente é super agradável, amplo e arborizado, além de oferecer diversos estandes de gastronomia.
A feira acontece uma vez por mês e é importante ficar de olho nas suas redes sociais para confirmação sobre locais, datas e horários das próximas edições.
4 - Feiras de moda
Salvador costuma receber feiras de moda, tendo como expoentes a Expo de Moda, especializada em outono/inverno e a Made in Bahia, com produtos para o alto verão, ambas organizadas pela estilista Vera Pontes.
Quanto às datas, locais e horários de funcionamento, é importante estar atento no site oficial da estilista Vera Pontes e também nas redes sociais, onde o calendário de eventos costuma ser divulgado com boa antecedência.
5 - Rua Livre
O evento é consagrado na cidade como um mix de feira livre, arte, artesanato, gastronomia, tudo vendido literalmente na rua. E atente para o detalhe: ele acontece numa rua do charmoso bairro do Santo Antônio Além do Carmo, vizinho do Pelourinho e localizado no Centro Histórico de Salvador.
O Rua Livre é a cara da cultura soteropolitana e também rolam por lá oficinas e música ao vivo, tudo isso em uma rua de pedras emoldurada por casarões coloniais e diversos monumentos históricos importantes bem próximos, como a Igreja do Santíssimo Sacramento do Carmo, onde foi rodado o filme “O Pagador de Promessas”, a Igreja de Sto. Antônio Além do Carmo, de 1594, e o Forte Sto. Antônio Além do Carmo.
Quanto a datas e horários, é importante ficar ligado nas redes sociais para saber sobre as próximas edições!
6 - Boa Praça
O Boa Praça é um evento gratuito que acontece na Praça Nossa Senhora da Assunção, no bairro da Pituba, e movimenta um ambiente familiar repleto de arte, moda, gastronomia e programações musicais.
O local oferece espaço coberto conhecido como “Mercadinho”, onde diversos expositores apresentam seus produtos, e também um palco para shows, que costuma receber atrações de artistas consagrados da música baiana.
Quanto a datas e horários, é importante ficar ligado nas redes sociais para saber sobre as próximas edições!
O nosso Blog
Curtiu este post? O nosso Blog foi criado com o intuito de informar tudo sobre os destinos turísticos na Bahia, tendo por base elementos culturais, históricos, as belezas naturais, onde se hospedar, onde comer, o que fazer, enfim, conhecimento precioso para quem está planejando uma viagem à Bahia.
A Bahia Terra Turismo
Somos uma agência especialista “em Bahia”, e desde 2006 levamos milhares de turistas, todos os anos, aos mais diversos destinos baianos, seja por terra, pelo ar ou pelo mar. Estamos cadastrados no Ministério do Turismo e na ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens).