
Postado dia 13/09/23 | 3min. de leitura
Forte de Santa Maria: se encante com essa joia histórica
0 comentário
0 curtida
1 visualização
Um dos pontos altos de visitar o bairro da Barra em Salvador, além da beleza natural das suas praias, são os antigos fortes que compuseram a defesa da cidade no início do período colonial. Os Fortes Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), São Diogo e Santa Maria estão dispostos praticamente lado a lado em menos de 1 km de perímetro.
Quanto ao Forte Santa Maria, que é nosso tema central neste artigo, é o menor deles, mas não menos encantador. Posicionado sobre um pequeno promontório rochoso de uma das praias mais bonitas de Salvador, está cercado por um mar verde cristalino e pelas paisagens compostas pelo Forte Santo Antônio da Barra ao seu lado esquerdo, e o Forte São Diogo ao seu lado direito.
Um pouco da história
Prainha do forte
Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana
Atrativos próximos
Um pouco da história do Forte de Santa Maria
Em 1624, os holandeses invadiram Salvador e ocuparam com muita facilidade a região onde hoje está situada a praia do Porto da Barra. Pouco tempo após a reocupação, os portugueses decidiram reforçar as defesas da cidade e um dos lugares escolhidos foram exatamente as praias da Barra.
Assim, juntamente com o Forte São Diogo, foi construído o Forte Santa Maria, que só veio a tomar a forma atual entre 1694 e 1702, quando foi reconstruído. O monumento ainda preserva o brasão do Brasil Imperial e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1938. Atualmente é administrado pelo Exército Brasileiro.
Prainha do forte
São poucos os baianos e soteropolitanos que sabem da existência dessa pequena praia ao lado direito do Forte Santa Maria. É belíssima em sua curta faixa de areia recheada de rochas vulcânicas.
O mar verde cristalino e a presença arquitetônica imponente das muralhas do Forte, tornam a prainha de uma beleza tão exótica que pode ser facilmente comparada a muitos lugares encantadores do Mar Mediterrâneo.
Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana
Não poderia haver lugar mais especial que o Forte Santa Maria para abrigar em seu interior, uma exposição de parte da obra fotográfica do genial Pierre Verger.
O que poucos sabem é que o franco-brasileiro deixou um grande legado em pesquisas históricas e antropológicas ligadas à cultura afro-brasileira, além das suas aclamadas fotografias que expressam significados e resgatam muito da baianidade.
O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana mostra fotografias de tirar o fôlego produzidas por variados profissionais além de Verger, mostrando a Bahia por diversos olhares.
Ainda contempla projeções, sala-cinema, mapa interativo e realidade virtual. No conjunto, o espaço possui um acervo de mais de 5 mil fotografias em exposição permanente e dividida em seis eixos principais: Retratos, Paisagens Urbanas, Cultos Afro-Brasileiros, Interior da Bahia, Cenas do Cotidiano e Fotografia Contemporânea.
Dias e horários de funcionamento: de quarta a segunda, das 11h às 18h. Entrada até às 17h.
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Importante: entrada válida também para visita ao Carybé de Artes (Forte de São Diogo).
Instagram: @espacopierreverger
Atrativos próximos
O Forte Santa Maria está localizado entre o Forte Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), onde funciona o Museu Náutico da Bahia, e o Forte São Diogo, onde funciona o Espaço Carybé de Artes.
O passeio completo certamente deve contemplar a visitação dos 3 fortes e os ambientes histórico-culturais que estão no interior deles. Um lugar para passar o dia!
Quer um transfer do seu hotel para o Forte Santa Maria e vice-versa?
Fale agora com um dos nossos colaboradores no WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo e conheça as condições desse serviço que é a maneira mais confortável e segura de se deslocar na cidade.