Postado dia 15/08/23 | 3min. de leitura
Ituaçu: conheça a cachoeira das Moendas e outros atrativos
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Ituaçu é uma pequena cidade situada no sudoeste baiano, distante 510 km de Salvador e 25 km ao sul de Barra da Estiva, cidade localizada na extremidade sul da Chapada Diamantina. Apesar de não aparecer entre as 24 cidades da Chapada, faz parte da bela Serra Geral, que vem sendo descoberta pelos amantes do ecoturismo, dos esportes radicais e de aventura.
Um pouco da sua história de Ituaçu
A região onde hoje está situada a cidade era originalmente habitada por povos da etnia Maracás, e teve as primeiras explorações de sertanistas baianos e paulistas a partir de 1720, sendo chamada por eles de Brejo Grande, significado literal da palavra Ituaçu.
Um dos maiores latifúndios da colônia, a Casa da Ponte vendeu as terras da região para algumas famílias, que passaram a povoar o local formando a freguesia de Brejo Agrícola em 1862, na vila de Brejo Agrícola de Nossa Senhora do Alívio do Brejo Grande em 1867, e na cidade de Ituaçu em 1897.
Atrações naturais
Fazenda e cachoeira das Moendas - a menos de 2 km de Ituaçu sentido Barra da Estiva, se encontra a cancela principal da Fazenda Moendas. A partir dela são mais 7 km de estrada de terra até um local onde se pode estacionar os veículos e que marca o começo da trilha por baixo até a cachoeira.
A trilha possui 5,2 km (ida e volta), é belíssima em toda a sua extensão até a impactante cachoeira das Moendas, com seus 72 metros de queda livre e uma prainha de areia branca e fina onde repousam suas águas cristalinas.
Há também a opção de realizar a trilha por cima, que exige um esforço maior para cumprir seus 3 km de subida, mirantes com vistas maravilhosas e poços para tomar banho no caminho. É necessário a contratação de um guia local para a realização de ambas as trilhas. Lembrando que se trata de propriedade privada, onde é cobrada uma taxa de entrada por pessoa.
Gruta da Mangabeira - Uma das frutas mais fantásticas do Brasil, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo religiosamente conhecida por Gruta do Sagrado Coração de Jesus.
É um grande complexo de galerias compostas por estalactites e estalagmites, 3,5 km de extensão e um santuário bem na entrada, razão da visita constante de romeiros a caminho de Bom Jesus da Lapa.
A gruta pode ser atravessada com a contratação de um guia, sendo a maior parte do percurso realizada em ambiente com ausência da luz natural.
A gruta da Mangabeira fica praticamente dentro da cidade de Ituaçu, podendo ser acessada caminhando mesmo.
Serra e bica da Água Preta - Bem próxima de Ituaçu, fica apenas 1,7 km da cidade, sendo acessada de carro até o início de uma trilha curta que vai até a bica e os poços do Violão e do Coração.
Rio Mato Grosso - Fica a 2 km da cidade e forma os poços da Moça, dos Olhos, do Perau, da Amizade, do Ouro e a Piscina Olímpica, além de pequenas cascatas. Um verdadeiro balneário cercado de abundante natureza preservada.
Hospedagem
A pequena Ituaçu é muito agradável e possui boas opções de hospedagem, saiba mais clicando nos links abaixo:
Com chegar
Para quem vai em carro próprio ou alugado a partir de Salvador, seguir pela BR-324 até Feira de Santana, depois pelas BR-116 e BR-026 passando pelos municípios de Itiruçu, Maracás, Contendas do Sincorá e Tanhaçu até Ituaçu. A viagem total dura entre 6 e 7 horas.
Da rodoviária de Salvador saem ônibus para Ituaçu, percurso realizado em aproximadamente 9 horas de viagem.
Gostou deste artigo? Pois saiba que o Blog da Bahia Terra Turismo é renovado mensalmente com dezenas de posts, trazendo informações preciosas sobre os destinos turísticos baianos. São leituras leves e agradáveis que visam ampliar seus horizontes e lhe auxiliar na organização da sua próxima viagem.
Conheça a Bahia com a Bahia Terra Turismo!