top of page
Juazeiro, Bahia: um ótimo destino para curtir suas férias

Postado dia 15/08/23 | 6min. de leitura

Juazeiro, Bahia: um ótimo destino para curtir suas férias

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Você conhece Juazeiro, cidade localizada no sertão norte do estado da Bahia? Pois saiba que ela e a vizinha Petrolina são banhadas pelo magnânimo São Francisco, um dos mais bonitos rios brasileiros e que delimita a fronteira entre a Bahia (Juazeiro) e Pernambuco (Petrolina).


Seu nome vem do Juazeiro, árvore típica da caatinga e do cerrado e também conhecida por Joá ou Juá. Sua importância é enorme para a história da região, já que dela brotam frutos comestíveis, além de diversas propriedades medicinais e para fins cosméticos.


A cidade de Juazeiro também é conhecida como Terra das Carrancas, figuras antropomórficas esculpidas em madeira que são utilizadas como adorno nas embarcações tradicionais do rio São Francisco. Possui aproximadamente 220 mil habitantes, sendo a quinta cidade mais populosa do estado da Bahia.


O que pouca gente sabe é que Juazeiro é uma cidade histórica e rica em opções de lazer, com belas paisagens a serem exploradas pelo turismo, vamos conhecer um pouquinho mais?


juazeiro bahia
Praça na cidade de Juazeiro na Bahia - Foto: Harisson Souza

Um pouco da história

Em 1596, a região onde hoje está situada a cidade de Juazeiro era explorada por Belchior Dias Moréia, neto de Diogo Álvares, “o Caramuru”, e da índia tupinambá Catarina Paraguaçu. Belchior procurava pelo Eldorado, minas de prata e ouro que estariam localizadas na região de Itabaiana.

O Eldorado nunca foi encontrado, mas suas andanças inspiraram muitas bandeiras que abriram estradas importantes para o interior do Brasil. O local onde Juazeiro está situada é exatamente o ponto de encontro de duas dessas importantes estradas, sendo a primeira aberta pelos bandeirantes paulistas sob o comando de Domingos do Sertão, e a segunda pelos baianos liderados por Garcia D’ávila II.

Mas foi somente com a chegada dos franciscanos em 1706 que se formou a primeira povoação, oriunda de uma missão cujo objetivo era o de catequizar os índios tamoquins. O marco inicial foi a construção de um convento e capela utilizando uma imagem da Virgem, cuja lenda diz que fora encontrada numa gruta por um indígena.

Assim a povoação passou a se chamar Nossa Senhora das Grotas do Juazeiro e essa é a origem do município. No local da antiga capela foi edificada a Catedral de Nossa Senhora das Grotas em 1840, referência religiosa da cidade.


orla de juazeiro na bahia
Orla fluvial de Juazeiro - Foto: @diegosilvano

Orla fluvial na cidade de Juazeiro

A primeira coisa a se saber é que sendo Juazeiro banhada pelo rio São Francisco, possui paisagens belíssimas a serem exploradas e conhecidas. E não é preciso fazer muito esforço para isso, basta circular pela orla da cidade para se deparar com um ambiente agradável e propício para passar uma tarde.

A orla também possui diversas opções de bares e restaurantes, além de ser um ótimo lugar para curtir o pôr do sol e o entardecer.



O navio   Saldanha Marinho “vaporzinho”
O navio Saldanha Marinho “vaporzinho”

O navio Saldanha Marinho “vaporzinho”

O barco Vapor Saldanha Marinho, conhecido como o Vaporzinho e construído em 1871, foi a primeira embarcação movida a vapor que navegou no rio São Francisco, sendo um dos principais atrativos turísticos da cidade.

O Vaporzinho tinha um apito rouco que marcou gerações em Juazeiro, ele fazia a rota Juazeiro-Pirapora, uma das principais do país nas primeiras décadas do século XX. No local onde se encontra a famosa embarcação que virou monumento histórico, há também um busto do Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.


juazeiro museu regional
Museu Regional do São Francisco - Foto: @thiagolbrito

Museu Regional do São Francisco

Construído entre 1920 e 1925 por Miguel Lopes, possui arquitetura neoclássica que se diferencia das demais construções da cidade, e por essa razão é conhecido como palácio ou palacete pelos moradores.

Ao longo da história foi moradia do seu construtor, abrigou uma clínica de saúde, uma Repartição Federal, serviu de hospedagem para o presidente Getúlio Vargas em 1952. Em 1977 seria demolido, quando um movimento de preservação do prédio organizado pelos habitantes da cidade conseguiu que se tornasse museu em 1978.

O museu foi reaberto em 2008 e possui aproximadamente cinco mil peças que contam a história da região do São Francisco. São fotografias, quadros, mobílias, ítens de navegação, ferramentas de trabalho variadas, documentos antigos, louças e uma grande coleção de carrancas.


Ponte Presidente Dutra Juazeiro
Ponte Presidente Dutra em Juazeiro - Foto: @euromariorodrigues

Ponte Presidente Dutra

A ponte Presidente Dutra foi construída na década de 1950 e liga Juazeiro a cidade de Petrolina em Pernambuco. Sua extensão de 801 metros sobre o rio São Francisco desnuda belas paisagens num simples atravessar de carro.


Estatua Nego Dagua juazeiro
Estátua Nego Dágua - Foto: @daniel_aialla

Estátua Nego D’água

Segundo a lenda, o Nego D’água habita o rio São Francisco e aparece para pescadores e navegadores. Possui aspecto físico de um negro, careca, de orelhas pontudas, pele escamosa como a de um peixe, além de mãos e pés de pato e garras afiadas. Seus dedos possuem membranas que lhe tornam um exímio nadador, o que lhe confere porte atlético avantajado.

O Nego D’água é bem humorado e perverso, costuma assustar pescadores pregando-lhes peças e exigindo-lhes peixes, fumo e cachaça. Quando não atendido, vira canoas, corta linhas e fura redes de pesca. Em função de tudo isso, os pescadores locais jogam garrafas de cachaça no rio para tranquilizar o Nego D’água, e muitos afirmam tê-lo visto.

A estátua do Nego D’água em Juazeiro é uma obra do artista Ledo Ivo Gomes de Oliveira e possui mais de 12 metros de altura. Produzida em cimento e ferro, foi idealizada em 1999 e instalada nas águas do rio em 2003. A estátua pode ser alcançada por terra a partir da comunidade de pescadores do Angari.


passeios em juazeiro
Passeios na região e em Juazeiro - Foto: @alcantara_romulo

Passeios na região e em Juazeiro

  • Travessia de barquinha entre Juazeiro e Petrolina - Poucos minutos e muitos ângulos maravilhosos do Velho Chico, que devem ser explorados na luz do dia e também à noite, quando as luzes das cidades oferecem um brilho especial.

O passeio passa ainda pelo monumento do Nego D’água, pela Ponte Gaspar Dutra e pela ilha do Fogo, que possui uma bela prainha acessada por passeios de caiaque.

  • River Beer Sunset - Passeio a bordo de um catamarã, saboreando uma deliciosa cerveja artesanal e assistindo o melhor pôr do sol de Juazeiro, com as luzes do entardecer refletidas nas águas do rio e causando um belo efeito de cores. Tudo isso ao som de violino ou saxofone, já pensou? Clique aqui para saber mais!

  • Rota dos Vinhos - Uma visita à vinícola Rio Sol na cidade de Lagoa Grande - PE, a 53 km de Petrolina. O passeio contempla transfer de ida e volta a partir de Petrolina, visita ao campo guiada com degustação das uvas, visita a fábrica e a adega, passeio de catamarã com degustação de espumantes, parada para banho no rio São Francisco, almoço regional com degustação de vinhos e sobremesa, dentre outras comodidades. Clique aqui para saber mais!

  • Vapor do vinho - Roteiro enoturístico que visita a vinícola Miolo, com degustação de bebidas, navegação no Lago de Sobradinho, música ao vivo, almoço à bordo e parada para banho em uma bela ilha. A embarcação possui espaço infantil, toboágua, banheiros adaptados e elevador para cadeirantes, além de jacuzzi que pode ser inserida com pagamento extra. Clique aqui para saber mais!

A gruta do convento

Está situada a 100 km de Juazeiro e possui cortinas e torres formadas pelas estalactites e estalagmites em seu grande salão de 30 metros de altura e 40 metros de largura. A gruta também possui dois lindos lagos e necessita de um guia local para ser acessada.

Ilhas do rio São Francisco

Sem dúvida as ilhas do rio São Francisco são fortes atrativos para quem visita Juazeiro e Petrolina. Elas são acessíveis em passeios ou transporte de barco a partir do cais de Juazeiro. São as ilhas do Rodeadouro, do Fogo, Culpe, da Amélia, do Massangano, de Nossa Senhora das Grotas e do Maroto.

Destaque para a ilha do Rodeadouro, que está a 12 km de Juazeiro. A ilha possui praias de areia clara e excelentes para banho, boa infraestrutura com barracas que servem diversos pratos e bebidas, além de espaço de camping. Uma ótima opção para um pernoite acampado no Velho Chico.

Hospedagens

Como se trata de uma cidade relativamente grande, Juazeiro oferece uma gama de hotéis e pousadas. Segue abaixo algumas boas opções:

  • Grande Hotel de Juazeiro - Com excelente estrutura, possui quartos com varandas para o Velho Chico, piscina e padrão de grandes hotéis. Clique aqui para saber mais!

  • Rancho Santa Helena - Belíssima casa de temporada situada às margens do rio São Francisco e com excelente infraestrutura e decoração. Clique aqui para saber mais!

Como chegar

Juazeiro está a 502 km de Salvador e pode ser acessada de diversas maneiras. A cidade possui aeroporto, com voos a partir de Salvador. Outra opção é viajar por aproximadamente 10 horas de ônibus, com opções convencional, executivo e semi-leito.

Se você for de carro próprio ou alugado, a sugestão é seguir pelas rodovias BR-324 e BR-407, numa viagem de aproximadamente 7h30min.

Curtiu este post e quer saber mais sobre destinos baianos? Continue conosco em nosso blog, ele é atualizado mensalmente com dezenas de artigos como este, sempre no intuito de lhe proporcionar informações preciosas para a organização da sua próxima viagem!

Conheça a Bahia com a Bahia Terra Turismo!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page