top of page
6 lugares ao ar livre em Salvador que você precisa conhecer

Postado dia 11/11/24 | 5min. de leitura

6 lugares ao ar livre em Salvador que você precisa conhecer

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O post vai fazer uma lista de lugares ao ar livre em Salvador, mencionando como chegar, suas características principais e atrativos próximos que facilitem a elaboração de um roteiro

A capital baiana é uma cidade charmosa e de clima agradável o ano inteiro, sem falar na deliciosa brisa do mar, condições muito favoráveis aos passeios a céu aberto. A cidade possui duas orlas marítimas, a de mar aberto que vai do Farol da Barra até a praia de Stella Maris, e a da Baía de Todos os Santos, também conhecida por Cidade Baixa. Mas também possui bonitos parques e locais históricos que inspiram um passeio ao ar livre!

Decidimos então descrever alguns locais excelentes para passear livremente e sem compromisso algum, a não ser o bem estar e a alegria, e que podem contribuir com sua viagem, ou mesmo te fazer sair da rotina se você for residente em Salvador.

fim de tarde no humaitá
O fim de tarde em Humaitá é pura poesia visual, um convite para conhecer.

Lista dos lugares ao ar livre em Salvador

  1. Farol da Barra

  2. Farol de Itapuã

  3. Rio Vermelho

  4. Jardim de Alah

  5. Parque da Cidade

  6. Farol do Humaitá e Monte Serrat

1 - Farol da Barra

barra avenida do morro do cristo
Do Morro do Cristo, o icônico Farol da Barra se destaca no horizonte.

A região que engloba o Farol e o Forte Santo Antônio da Barra é belíssima, possui trânsito adaptado aos pedestres, muitas opções de lazer e para todos os gostos. O local privilegiado de Salvador possui diversos barzinhos e restaurantes na sua orla, que vão desde a praia do Barravento até a praia do Porto da Barra, sendo uma excelente opção para a turma da boemia.

Além disso, o próprio Farol da Barra é cercado por amplo gramado e com uma vista maravilhosa da entrada da Baía de Todos os Santos, já que se trata de um mirante posicionado no alto de um morro. Um piquenique por lá não é nada mal!

Há também diversas atrações históricas e culturais muito próximas, como os Fortes Santa Maria, onde funciona o Espaço Pierre Verger, o Forte São Diogo, onde funciona o Espaço Carybé, e o próprio Forte Santo Antônio da Barra, onde está instalado o Museu Náutico da Bahia. Uma caminhada pela orla é uma inspiração, são praias e cenários belíssimos num dos principais cartões postais de Salvador.

2 - Farol de Itapuã

ponto turistico farol de itapoã
Farol de Itapoã: pura inspiração.

Recentemente a região do Farol de Itapuã passou por uma reforma, sua orla ficou bem urbanizada e muito bonita. Além de praias maravilhosas, é um bom lugar para ler um livro sossegado, para um passeio romântico ou um encontro em família. O local é bem servido de ambulantes que vendem açaí, pipoca, churros, além de pequenas barracas que servem água de coco.

Bem em frente está localizada a Praça Vinícius de Moraes, onde está instalado um monumento em sua homenagem, uma estátua de bronze do poetinha sentado à mesa e curtindo a boemia, sua preferência nas tardes em Itapuã.

Vale a pena também visitar o Hotel e Restaurante Casa Di Vina, onde o próprio poetinha viveu nos anos 70. O hotel soube preservar sua história, mantendo em seu interior a arquitetura original da casa de Vinícius, que abriga um memorial onde estão expostos objetos, fotos e documentos da história do romance do poetinha com Gessy Gesse.

O memorial é aberto ao público de segunda a domingo das 12h às 22h, com entrada franca.

3 - Rio Vermelho

tranquilidade no rio vermelho
Mar e sol no Rio Vermelho.

O bairro praiano do Rio Vermelho é famoso pela boemia e oferece uma grande diversidade de barzinhos e casas de shows, onde se pode ouvir todos os estilos de música e beber com amigos e familiares. Destacamos o Largo da Mariquita que foi recentemente reformado e conta com grande e linda estrutura. Há também por lá pizzaria e hamburgueria.

Outro point no Rio Vermelho é o Largo de Santana ou Largo de Dinha do Acarajé, considerado point intelectual de Salvador, frequentado por ativistas políticos, intelectuais ou mesmo pessoas que estão a fim de comer o acarajé da famosa baiana e tomar uma cervejinha sossegado.

O bairro abriga também o Teatro Sesi Rio Vermelho e a famosa Casa do Rio Vermelho, onde Jorge Amado e Zélia Gattai viveram e que foi transformada num belo museu.

4 - Jardim de Alah

gramado de jardim de alah
Jardim de Alah: onde o gramado encontra o oceano.

A famosa praia de Jardim de Alah possui um morro gramado e repleto de coqueiros, onde ficam massagistas que realizam diversas técnicas de massagens terapêuticas ao ar livre. O lugar é muito bonito e agradável, excelente para um piquenique ou momento romântico.

Ainda possui bons restaurantes próximos, lanchonete especializada em açaí e barzinhos à beira mar.

Bem próximo está o Jardim dos Namorados, local na orla que está equipado com quadra poliesportiva e área de patinação e skate, além de ótimos restaurantes.

5 - Parque da Cidade

gramado parque da cidade
Parque da Cidade: um espaço para todos.

O parque está localizado no bairro do Itaigara e conta com estrutura completa para um dia ou uma tarde agradável romântica ou em família. Conta com equipamentos para prática esportiva como pista de skate, uma ciclovia e pista de cooper de 3700 metros, circuito de slackline, quadras de futebol e vôlei.

O Parque da Cidade também é especial para as crianças, contendo três parques infantis integrativos. Um local de acessibilidade para deficientes físicos e que conta com um ambiente de meditação, a Praça Confúcio, que conta com uma estátua do famoso filósofo chinês doada pela Província de Shandong, na China.

É muito bem servido em artes plásticas, contendo obras de Bel Borba e Gabriel Fonseca, e possui um lindo anfiteatro chamado Dorival Caymmi, que costuma receber produções culturais e shows abertos ao público. Portanto, o Parque da Cidade é uma das melhores opções para um passeio ao ar livre em Salvador.

6 - Farol do Humaitá e Monte Serrat

por do sol no farol do humaitá
Luzes do entardecer no Farol de Humaitá.

O local é geograficamente lindo e possui importantes e antigos monumentos históricos, além de paisagens deslumbrantes. A começar pelo Farol do Humaitá, posicionado na Baía de Todos os Santos e onde também está a Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat, datada do século XVI e que marca o início do povoamento português na Bahia.

Nos fundos da igreja há uma antiga casa também do século XVI, onde funciona um restaurante e um bar.

Subindo o morro se encontra o lindo Forte Monte Serrat, construído no final do século XVII, e cercado de um gramado excelente para um piquenique. A vista lá de cima é muito especial, com destaque para o pôr do sol.

Como chegar

A maneira mais confortável e segura para se chegar em todos esses lugares em Salvador é, certamente, se utilizando do serviço de transfer. Trata-se de automóveis novos e climatizados, conduzidos por motoristas profissionais e confiáveis, e que garantem excelente custo-benefício. Faça uma cotação com um dos nossos colaboradores na Central de Reservas e aproveite Salvador com segurança!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page