top of page
Miguel Calmon: saiba mais sobre o turismo de aventura

Postado dia 29/08/23 | 3min. de leitura

Miguel Calmon: saiba mais sobre o turismo de aventura

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A pequena Miguel Calmon possui 26 mil habitantes, está situada na região norte da Chapada Diamantina e não é conhecida pelo grande público.


A cidade guarda algumas riquezas naturais muito promissoras para os amantes do ecoturismo, a começar pelo fato de estar inserida na bela bacia hidrográfica do rio Itapicuru, mas principalmente, por conter o Parque Estadual das Sete Passagens em sua municipalidade.

Parque Estadual das Sete Passagens

O Parque Estadual das Sete Passagens possui 2.821 hectares e faz parte do bioma caatinga, é berço de nascentes do rio Itapicuru-mirim, sendo constituído pelas Serras do Campo Limpo, da Sapucaia e da Jaqueira, que tem seu pico a pouco mais de 1.300 metros acima do nível do mar. Uma região rica em trilhas maravilhosas, com mirantes incríveis e belas cachoeiras.

Trilhas em Miguel Calmon

Exploradas e mapeadas, o parque possui cinco trilhas, que só acontecem acompanhadas por guia local:

  • Trilha do Campo Limpo: com de 3 km de extensão, é a trilha de mais fácil acesso no parque.

  • Trilha do Capão Grande: a trilha passa por alguns mirantes muito bonitos e possui 6,5 km de extensão.

  • Trilha da Grota de Dona Antônia: com 8,9 km de extensão, é a trilha mais longa do parque e finaliza a caminhada num vale extenso e muito lindo.

  • Trilha do Vale do Dandá: a trilha é curtinha, mas revela belas paisagens em seus 2,8 km de extensão.

  • Trilha do Vale do Jajaí: com 1,5 km de extensão, é a menor trilha do parque, e percorre caminhos próximos da sede do parque.

Cachoeiras

Já foram encontradas 16 cachoeiras no parque, mas nem todas acessíveis aos turistas.

  • Cachoeira do Bico do Urubu - uma das mais exóticas do parque, possui 35 metros de altura e suas águas caem sobre rochas, formando um lindo poço cujo banho é bem gelado.

  • Cachoeira do Sinvaldo - no alto dos seus 168 metros de queda, é uma das mais bonitas cachoeiras do parque, cercada de verde e ambiente selvagem.

  • Cachoeira das Arapongas - é um complexo de águas também composto pela cachoeira do Sossego e pelo poço da Geladeira. Lugares com muito verde e águas geladas!

  • Cachoeira Bico do Tucano - fica próxima da cachoeira do Bico do Urubu, sendo acessada por uma trilha mais fechada e cercada de bela mata.

Há ainda outras cachoeiras como a do Coração, do Salto verde, do Bico do Espirro e da Garganta, dentre outras ainda não abertas ao turismo.

Camping

O parque ainda oferece um camping com estacionamento privativo, área gramada para barracas, banheiros masculinos e femininos com chuveiros de água gelada e cozinha coletiva. Um lugar especial para o campismo, com madrugadas frias e um ambiente de energia maravilhosa.

Infraestrutura

A cidade de Miguel Calmon é pequenina e não possui muitas opções de hospedagens, apenas algumas pousadinhas simples, mas organizadas e com excelente atendimento. Os demais serviços seguem a mesma linha, com restaurantes familiares e excelente comida caseira. Opte sempre pelos pratos da gastronomia local, há muitos sabores exóticos na região.

Como chegar

A cidade de Miguel Calmon está a 354 km da capital baiana, sendo acessada em carro próprio, alugado ou em ônibus de linha intermunicipal. A viagem de carro dura aproximadamente 5h pela rodovia BA-054, em ônibus pode durar até 13h.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page