Postado dia 11/07/23 | 3min. de leitura
Museu da Energia em Salvador: dicas para sua visita
0 comentário
0 curtida
0 visualização
O Centro Histórico de Salvador ganhou recentemente mais um espaço histórico, é o Museu da Energia em Salvador que está localizado no primeiro andar do prédio histórico da distribuidora, na Praça da Sé. O espaço visa proporcionar ao público baianos e turistas, elementos que narram a história da eletricidade.
Salas com projeção mapeada e tecnologia sensível ao toque permitem que as pessoas conduzam os caminhos da aprendizagem de maneira interativa. O museu também visa atender alunos de escolas, além de oferecer aulas sobre a história da eletricidade.
O Museu da Energia de Salvador também é Centro de Eficiência Energética da Coelba, Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia. O trabalho de restauração do casarão onde o museu está localizado ficou primoroso, e faz parte do belíssimo complexo arquitetônico do Centro Histórico de Salvador.
Dias e horários de funcionamento
Segunda-feira - das 08:30h às 17h;
Terça-feira - das 08:30h às 17h;
Quarta-feira - das 08:30h às 17h;
Quinta-feira - das 08:30h às 17h;
Sexta-feira - das 08:30h às 17h;
Sábado - das 09h às 12h;
Domingo - Fechado.
Endereço do Museu da Energia em Salvador
Praça Ramos de Queirós, nº 01, 1º andar, Pelourinho, Salvador - Ba.
Outros monumentos históricos próximos
Para indicar alguns monumentos históricos próximos ao museu é preciso fechar bem nos prédios e casarões vizinhos, os mais importantes, já que praticamente todas as construções da região são históricas, e são centenas, para não dizer milhares. Para que seu dia possa render, reduzimos o perímetro a 100 m² do museu, onde encontramos os seguintes monumentos:
Palácio Rio Branco
Antiga sede do governo da Bahia, está situado na Praça Tomé de Souza onde também estão sitiados a prefeitura da cidade e o Elevador Lacerda. O suntuoso edifício foi construído em 1919 e guarda verdadeiros tesouros arquitetônicos também em seu interior.
Lá estão quadros com imagens pintadas e fotográficas de todos os governadores do Estado da Bahia. O nome do edifício é em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, professor, político, jornalista, historiador, biógrafo e um dos maiores estadistas e diplomatas da história brasileira.
Elevador Lacerda
O mais romântico cartão postal de Salvador enriquece a praça Tomé de Souza como que a abençoar a cidade regendo Todos os Santos e sua baía numa única oração.
Seu mirante contempla um cenário único, onde se pode avistar as ilhas de Itaparica, de Maré e dos Frades, toda a orla da cidade baixa, além das águas verdejantes da Baía de Todos os Santos. Assistir ao pôr do sol lá de cima é um programa imperdível para quem visita Salvador.
A primeira versão do elevador foi construída em 1873 e já na época era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros. Em 1930 ganhou a arquitetura atual, com seus 72 metros de altura.
Praça Castro Alves
Seu primeiro nome foi Largo do Teatro, em alusão ao importante Teatro São João que lá funcionou antes de ser consumido pelas chamas de um incêndio em 1923. E foi exatamente neste teatro que Castro Alves se consagrou declamando seus poemas abolicionistas como “Navio Negreiro”.
Disponibilizamos aqui o Museu Virtual do antigo Teatro São João, uma modelagem construída como resultado da tese de doutorado intitulada “Museu Virtual do Teatro São João da Bahia Através de uma Abordagem Socioconstrutivista”, da historiadora e professora Maria Antônia Lima Gomes, orientada pelo professor Dr. Alfredo E. R. Matta e co-orientada pelo professor Dr. Lucas Robatto.
Nele você poderá compreender sua rica história de forma interativa e divertida, uma linda oportunidade de voltar no tempo conhecendo os fatos históricos que marcaram a presença imponente deste monumento que não existe mais.
Após a morte de Castro Alves, uma estátua foi fundida em sua homenagem, na pose clássica que o imortalizou, a do ato de declamar com seu braço direito estendido e um chapéu mole de estudante na mão esquerda. Em junho de 1923 o monumento em sua homenagem foi inaugurado, transformando o Largo do Teatro na Praça Castro Alves, a “praça do povo”.
Se você gostou deste post, saiba que na Bahia Terra Turismo tem muito mais. Conheça os passeios que realizamos em Salvador, incluindo alguns tours históricos que te levarão a ver e compreender muito mais sobre esta que é a capital histórica do Brasil!