top of page
Museu de Arte da Bahia: saiba como é o MAB

Postado dia 29/08/23 | 3min. de leitura

Museu de Arte da Bahia: saiba como é o MAB

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Museu de Arte da Bahia é o mais antigo do Estado, foi criado em 1918 no prédio anexo ao Arquivo Público e transferido para a atual sede no Corredor da Vitória em 1982. A começar pelo estilo neocolonial do belíssimo prédio, caminhas pelas suas salas e corredores é a garantia de uma ampla e especial aula de História da Bahia.


A organização do acervo segue o modelo de museu enciclopédico e é composto por aproximadamente 5 mil obras de grande valor histórico e artístico, acumulado através de diversas coleções doadas desde meados do séc. XIX, como as coleções de Jonathas Abbott e de Góis Calmon, adquiridas pelo governo baiano.


O acervo possui pinturas datadas a partir do séc. XVI, artes decorativas brasileiras, europeias e orientais, além de muitos documentos como fotografias, mapas e correspondências. O museu possui também uma belíssima biblioteca com cerca de 12 mil títulos e costuma sediar exposições temporárias, além das permanentes.


Outro destaque é o acervo de mapas exposto no andar térreo, muitos deles do séc. XVII em período da invasão holandesa em 1623. A escada de jacarandá que leva ao piso superior é uma obra prima, e o espaço expõe obras de importantes nomes baianos como Presciliano Silva, Alberto Valença e Mendonça Filho.


Trata-se de um local belíssimo, repleto de obras de arte e documentos que são uma verdadeira aula de História da Bahia e do Brasil.


Como chegar no MAB

O Museu de Arte da Bahia está localizado no Corredor da Vitória, uma linda e arborizada avenida que liga o antiquíssimo bairro da Graça ao Campo Grande. O local é servido por ônibus coletivos que passam por lá e pode ser acessado por táxi, Uber, ou através de um transfer da Bahia Terra Turismo. Fale agora na nossa Central de Reservas!

Horário de funcionamento do Museu de Arte da Bahia

  • De terça-feira a sexta-feira das 13h às 19 horas;

  • Sábados, domingos e feriados das 14h às 19 horas.

A entrada é franca, portanto, o museu não cobra ingresso para a visita. O telefone de contato é: (71) 3117-6902. Saiba mais sobre o Museu de Arte da Bahia clicando aqui!

Quer uma dica bem pertinho do MAB?

Se você estiver com um tempinho a mais, vale muito à pena visitar a Igreja e Abadia de Nossa Senhora da Graça, construída em 1535 a mando da tupinambá Catarina Paraguaçu, esposa de Diogo Álvares, “o Caramuru”.

Reza a lenda que ela sonhou com a Virgem Maria pedindo socorro e que lhe construísse uma casa. Caramuru teria seguido o sonho de sua esposa quando ao ouvir falar de um naufrágio em Boipeba, foi até lá e encontrou quatro sobreviventes e uma imagem de Nossa Senhora numa caixa.

De volta à sua vila, onde está a atualmente o Farol da Barra, entregou a imagem para Paraguaçu, que a teria recebido como um milagre. Assim, mandou erigir a Igreja de Nossa da Graça, a casa que a Virgem lhe pediu em sonho. Catarina Paraguaçu jaz sepultada na igreja.

O monumento é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, e é uma verdadeira relíquia da arquitetura religiosa colonial no Brasil. Fica bem pertinho do MAB, e dá para ir caminhando.

Curtiu este post? Continue conosco, nosso blog é renovado mensalmente com diversos artigos sobre a riqueza turística do estado da Bahia.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page