Postado dia 16/01/24 | 3min. de leitura
Parque da Cidade em Salvador: confira todas as informações
0 comentário
0 curtida
0 visualização
O Parque da Cidade em Salvador é um oásis, possui 720 mil metros quadrados de área verde, com resquícios de Mata Atlântica conservada e transição com dunas. É também um local de sobrevivência de espécies animais e vegetais, como saguis, sariguês, aves, répteis e árvores como o ipê-roxo, pau-paraíba, oiti, sucupira, coqueiros, dendezeiros, árvores frutíferas, bromélias e orquídeas.
Além das inúmeras possibilidades de lazer voltadas à natureza, como piqueniques, passeios ao ar livre, ou mesmo um momento romântico à sombra de uma árvore centenária, o parque é famoso pelos eventos e shows gratuitos promovidos pela prefeitura. Confira todos os detalhes desse lugar especial que pulsa como um coração em Salvador!
História do Parque da cidade em Salvador
O Parque Joventino Pereira da Silva, popularmente conhecido como Parque da Cidade, foi território da antiga Fazenda Pituba, propriedade de Manoel Dias da Silva. As terras foram herdadas posteriormente por Joventino Pereira da Silva.
A urbanização desenfreada da Pituba sensibilizou seu proprietário, que doou parte da herança com o objetivo de criar um parque. Seu fim era o de conservar parte da área verde do bairro, o que ocorreu em 30 de outubro de 1973 através do Decreto Municipal nº 4.522. O parque em si foi inaugurado em 1975.
O que fazer por lá
Opções de lazer não faltam, o Parque da Cidade está preparado para receber a todos e oferece uma gama de equipamentos e espaços para as mais diversas atividades. Quem curte aquela corridinha ou tá a fim de fazer aquele pedal matinal ou de fim de tarde, deve explorar a pista de corrida, que também possui ciclovia em seus 3.500 metros de extensão cercados de natureza e ar puro.
Há também por lá quadras poliesportivas, parquinhos para crianças com pula-pula e brinquedos infláveis, espaços gramados para prática de ginástica, de piqueniques, encontros de jovens e pessoas da terceira idade, lanchonetes, ambulantes cadastrados vendendo pipoca, sorvete e outras tantas guloseimas.
Sem falar na excelente Skate Plaza com 1.600 metros quadrados, equipada com corrimãos, rampas, gaps e uma área de bowl (piscina) e snake com mais de 600 metros quadrados que culmina num big bowl com 3 metros de profundidade. A pista pode ser utilizada por atletas de vários níveis, proporcionando transições rápidas e velozes.
Para garantir o bem estar dos frequentadores, tem um posto médico bem equipado e com uma equipe de saúde sempre presente. O estacionamento possui capacidade para 270 automóveis, e quase sempre há vagas disponíveis. Mas quando tem evento, procure chegar cedo pois costuma lotar.
E falando em evento, o Parque da cidade dispõe de um lindo anfiteatro com capacidade para 600 pessoas, que costuma receber shows musicais gratuitos através do Projeto Música no Parque, além de outras manifestações artísticas.
Localização e horário de funcionamento
O Parque da Cidade está localizado no bairro da Pituba e pode ser acessado por diversos meios de transporte, ônibus coletivo, BRT, ou mesmo em carro particular, táxi ou uber. Segue abaixo os dias e horários de funcionamento:
Segunda-Feira: 05h às 22h;
Terça-Feira: 05h às 22h;
Quarta-Feira: 05h às 22h;
Quinta-Feira: 05h às 22h;
Sexta-Feira: 05h às 22h;
Sábado: 05h às 19h;
Domingo: 06h às 19h.
Segurança
O parque é guarnecido pela Guarda Civil Municipal de Salvador, que utiliza diversos equipamentos em suas rondas, como carros, bicicletas e até cavalos para as rondas diárias.
Há também a presença importante do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), com responsabilidade de gerir a fauna e flora, preservando o bom comportamento da população quanto aos cuidados com a natureza.
Quer saber mais sobre o que fazer em Salvador? Continue aqui em nosso blog, tem muito mais artigos como este para que você possa conhecer a histórica capital baiana.