top of page
Parque das Dunas: natureza preservada em Salvador

Postado dia 16/06/25 | 6min. de leitura

Parque das Dunas: natureza preservada em Salvador

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Parque das Dunas está localizado em Salvador e é o último ecossistema de dunas urbano do Brasil, apresentando lagoas, dunas, restinga e estendendo-se por uma área de aproximadamente 6 milhões de metros quadrados. 

Para se ter uma ideia, o parque inicia em Itapuã, passa por Stella Maris e se prolonga até o bairro de Praia do Flamengo, onde está a maior parte da sua área e também a sua sede.

Para quem busca atividades ecoturísticas, o Parque das Dunas é uma das melhores opções de lazer em Salvador. Por lá o turista encontra trilhas interpretativas que, além de revelar paisagens belíssimas, oferecem verdadeiras aulas acerca das ricas fauna e flora locais.

Vista aérea Sede Parque das Dunas Salvador
Vista aérea da sede do Parque das Dunas, em Salvador

A história do Parque das Dunas

Tudo começou em 1981, quando o Governo do Estado da Bahia decretou a área do Abaeté como área de preservação. Mas foi em 1987 que tal iniciativa se consolidou, por meio do decreto estadual nº 351, que garantiu sua área como de proteção ambiental e exigindo cuidados com seu ecossistema de dunas e lagoas.

Em 1993, foi criada a APA Lagoas e Dunas do Abaeté, por meio do decreto estadual nº 2.540, para fins de proteção do ecossistema. A UNIDUNAS (Universidade Livre das Dunas e Restingas do Abaeté) surge e passa a cuidar da grande área do parque, que passou a ser utilizado por faculdades e escolas de toda a Bahia para visitas e aulas de campo.

Parque do Abaeté Parque das Dunas Salvador
O Parque do Abaeté foi anexado ao Parque das Dunas em 2006

Na entrada do novo milênio, foi criado o Zoneamento da APA Lagoas do Abaeté, reconhecendo a área como um dos últimos remanescentes dos sistemas de dunas e terras úmidas compostas por lagoas, alagadiços e brejos no município de Salvador. Um verdadeiro laboratório natural para atividades científicas fundamentais para a conservação do seu ecossistema.

O ano de 2006 marcou uma parceria de grande importância com técnicos do Jardim Botânico de Salvador, culminando no projeto piloto do Horto da Restinga e na formação do Conselho Gestor da APA Lagoas e Dunas do Abaeté. 

O Parque das Dunas foi então publicado no Diário Oficial de Salvador em 27 de novembro de 2008, por meio do decreto nº 19.093, declarando que sua área é de interesse público.

Em 2011, o Parque das Dunas foi ampliado e anexou o Parque do Abaeté, tornando-se o Parque Municipal das Dunas.

A UNESCO lhe conferiu o Título de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em 2014 pela sua grande relevância ambiental. 

O que é o Parque das Dunas

Entrada Parque das Dunas Salvador
Entrada do Parque das Dunas, em Salvador

O Parque das Dunas surgiu do esforço da UNIDUNAS, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que há anos vem defendendo essa área da especulação imobiliária e outras formas de depredação. 

Inserido na APA Lagoas e Dunas do Abaeté, possui sólidas diretrizes de sustentabilidade, oferecendo ao público ações educacionais, ambientais e ecoturísticas.

Ao receber visitantes, a gestão do parque prima pela oportunidade de demonstrar o potencial da sua área, um reduto de grandes riquezas naturais e que pertence a todos os brasileiros.

Sustentabilidade e infraestrutura

Sistema de compostagem no Parque das Dunas Salvador
Sistema de compostagem no Parque das Dunas, em Salvador

Tudo no Parque das Dunas é sustentável, desde a arquitetura da sede, que permite ventilação e iluminação naturais, até a captação de água da chuva, que se dá por meio de um sistema de calhas. 

Além disso, todas as madeiras utilizadas são de reflorestamento, possibilitando uma sede composta por salas de aula, centro cultural, auditório, lojinha de lembranças, minhocário, centro de apoio a pesquisas e alojamento para pesquisadores. 

Destaque também para o trabalho de recuperação de áreas degradadas nas bordas litorâneas da capital baiana, uma atividade realizada pelo Horto de Restinga do parque, que produz mudas de plantas nativas da restinga utilizadas para tal finalidade.

O que fazer no Parque das Dunas: 5 atividades ecológicas

O Parque das Dunas é um tesouro guardado a sete chaves em meio à urbanização da grande cidade de Salvador. Ao adentrar nas suas dependências, o turista se depara com um portal mágico, um dos poucos recantos de natureza primária preservados do Brasil após a colonização portuguesa.

Ar puro, silêncio e vida, assim pode-se resumir este lugar, que pode ser explorado de inúmeras formas, confira:

1. Trilhas interpretativas guiadas

Trilhas interpretativas Parque das Dunas Salvador
Trilhas interpretativas no Parque das Dunas, em Salvador

A atividade principal e mais procurada pelo público no Parque das Dunas são as incríveis trilhas interpretativas, lideradas por guias especializados (ambientalistas, biólogos, guardas ambientais e monitores do parque).

As trilhas oferecem diversas quilometragens e por isso atendem a todos os públicos, desde crianças até idosos. O parque ainda oferece um sistema de resgate, para o caso de qualquer necessidade ou mal-estar.

Ao longo dos percursos, os guias vão explicando o ecossistema local, que apresenta espécies endêmicas, tanto na fauna como na flora, além de levar os turistas para alguns dos mais belos cenários de dunas e lagoas do Brasil. Vale lembrar que as trilhas devem ser agendadas por telefone previamente.

2. Observação da fauna nativa do Parque das Dunas

Quem pensa que o parque é apenas um grande conglomerado de areia, se espanta ao descobrir que por lá vivem 180 espécies catalogadas, entre mamíferos, aves, répteis e invertebrados como borboletas, escorpiões e aranhas. 

Cacto coroa de frade Parque das Dunas Salvador
Cacto coroa de frade no Parque das Dunas, em Salvador

Entre os mamíferos, é possível observar facilmente o sagui-de-tufo-branco, que anda em bandos familiares e muito curioso, costuma chegar bem próximo dos turistas. 

Outro destaque é o ouriço-amarelo, também conhecido como porco-espinho, um pequeno animal cujos espinhos são sua defesa.

Quando ameaçado, ele se enrola em torno do próprio corpo, ocultando a barriga, os membros e a cabeça, transformando-se em uma “bola de espinhos”. Difícil é conseguir avistá-lo, já que são animais solitários que possuem hábitos noturnos e desconfiados, se escondendo a qualquer movimento.

O Parque das Dunas possui grande população de aves, sendo possível avistar grande parte delas, a exemplo do sabiá-da-praia, o papagaio-do-congo, o gavião-carijó, o falcão, a garça e a exótica coruja-buraqueira.

Calango do Abaeté Parque das Dunas Salvador
Calango do Abaeté, espécie endêmica no Parque das Dunas, em Salvador

Esta última possui hábitos diurnos e pode ser vista sobre a vegetação ou mesmo na areia das dunas.

Os répteis também se apresentam em grande quantidade, com a presença de serpentes como a jiboia, a serpente-narigudinha, a coral-verdadeira, o jacaré-de-papo-amarelo, e o calango-do-abaeté, espécie endêmica de lagarto muito famosa por ser protagonista da logomarca do parque.

Quanto aos invertebrados, é possível encontrar aranhas-caranguejeiras de grande porte, além de uma infinidade de besouros, borboletas, gafanhotos, escorpiões e formigas.

3. Flora de restinga e Mata Atlântica

Bromélia Parque das Dunas Salvador
Bromélia no Parque das Dunas, em Salvador

O ecossistema de restinga é parte do bioma da Mata Atlântica e apresenta uma vasta camada de juncos sobre as lagoas, bromélias e cactáceas em abundância sobre as dunas, a linda orquídea vanilla-bahiana e a exótica árvore canela-de-ema. 

Mas caminhando pelo parque vão surgindo uma infinidade de flores coloridas e plantas esparsas, que destilam seu colorido em contraste com as dunas de areia branca.

4. Lagoas perenes e paisagens contemplativas

Lagoa perene Parque das Dunas Salvador
Lagoa perene no Parque das Dunas, em Salvador

As trilhas vão percorrendo as dunas, identificando inúmeras espécies animais e vegetais de rara beleza, e se deparando com lagoas encantadoras. 

Ao todo, o Parque das Dunas possui 13 lagoas perenes e outras tantas intermitentes. Sem dúvida, uma simples parada na borda de uma delas inspira o silêncio, para contemplar o assobio úmido da brisa marítima e o chacoalhar da vegetação rasteira.

Em razão das pesquisas científicas realizadas nas lagoas, não é permitido o banho, para que a qualidade das suas águas não seja alterada, entre outros motivos ligados à conservação das mesmas.

5. Pesquisas científicas e fotografia de natureza

Por ser o último reduto remanescente de restinga de Salvador, o Parque das Dunas costuma ser palco de diversas pesquisas científicas realizadas pelas mais variadas universidades. Os temas são variados e se apropriam da fauna, flora, mas também sobre a geologia local. 

No campo da fotografia, as paisagens proporcionam fotos surreais, podendo explorar cenários que fundem dunas, lagoas, restinga, fauna e flora, com destaque para as aves coloridas e exóticas que vivem por lá.

Mais informações sobre o Parque das Dunas em Salvador

O maior parque urbano de dunas, lagoas e restinga do Brasil pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00; sábado, das 08:00 às 13:00; domingos e feriados a combinar. 

Não esqueça que as trilhas interpretativas necessitam de agendamento prévio!

  • Endereço do Parque das Dunas: Av. José Augusto Tourinho Dantas, nº 1001, Praia do Flamengo, Salvador.

  • Telefone para agendamento das trilhas interpretativas: (71) 98888-0188/98740-6163

  • Email: trilhas@unidunas.com.br

  • Valor de entrada do Parque das Dunas: por ser uma instituição sem fins lucrativos que não recebe nenhuma verba do setor público, o Parque das Dunas solicita uma taxa de R$ 20,00 por pessoa. Este valor é direcionado para o pagamento do guia nas trilhas, segurança, monitoria, manutenção do parque e um receptivo que oferece picolé de frutas para os turistas no final das trilhas.

Agora que você já sabe as principais informações sobre o Parque das Dunas em Salvador, conheça outros parques que tornam a capital baiana mais verde e muito mais atraente, sendo ótimas opções de lazer para toda a família.


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page