Postado dia 02/10/23 | 3min. de leitura
Parque Estadual das Sete Passagens: natureza incrível
0 comentário
0 curtida
0 visualização
O Parque Estadual das Sete Passagens é um destino pouco conhecido dos brasileiros, e também dos baianos. Situado no município de Miguel Calmon ao norte da Chapada Diamantina, é um verdadeiro reduto das águas, com grande quantidade de nascentes e cachoeiras, além de mirantes e serras de rara beleza.
Seu potencial hídrico contrasta com a região de caatinga que o cerca, sendo de suma importância para o polígono das secas e sertão baiano. O parque possui 2.821 hectares de área localizada na região sul da Serra da Jacobina, sendo constituído pelas serras do Campo Limpo, da Sapucaia e da Jaqueira.
Possui áreas que precisam de preservação ambiental em função da sua diversidade de fauna e flora, onde vivem espécies ameaçadas de extinção, a exemplo de aves como a araponga, a siriema, tucano, além de veado-mateiro, paca, macaco-prego-peito-amarelo e macaco-guigó.
Trilhas
O parque é muito organizado e todas as trilhas são bem sinalizadas, conduzidas por guias locais e classificadas entre leves e pesadas. Os guias residem em Miguel Calmon e cobram taxas variadas em função da distância das trilhas, que podem variar entre 1,5 km e 9 km. Segue algumas delas abaixo:
Trilha do Campo Limpo: com de 3 km de extensão, é a trilha de mais fácil acesso no parque.
Trilha do Capão Grande: passa por alguns mirantes muito bonitos e possui 6,5 km de extensão.
Trilha da Grota de Dona Antônia: com 8,9 km de extensão, é a trilha mais longa do parque e finaliza a caminhada num vale extenso e muito lindo.
Trilha do Vale do Dandá: curtinha, mas revela belas paisagens em seus 2,8 km de extensão.
Trilha do Vale do Jajaí: com 1,5 km de extensão, é a menor trilha do parque, e percorre caminhos próximos da sede.
Cachoeiras
São dezenas de cachoeiras já catalogadas e as mais conhecidas são as do Jajai, do “S” Verde, do Espirro, do Coração, do Sinvaldo, Bico do Urubu, Encontro das Águas, Cadeiras da Natureza, do Tucano, e do Portal.
O acesso a elas se dá por trilhas, que também proporcionam mirantes sensacionais com vistas para as serras que compõem o parque.
Camping
A sede do parque fica num lugar lindo, possui uma área de camping gramada e com vista maravilhosa das serras, além de dois mirantes próximos. Situado a 1.000 metros acima do nível do mar, as noites no camping são frias o suficiente para tornar a dormida super confortável. Mas lembre-se: leve equipamentos e roupas adequadas para o frio.
A sede dispõe de cozinha, dois sanitários e um chuveiro com água fria para os campistas, portanto, é bom preparar a mente para banhos gelados. A taxa cobrada pelo pernoite é por pessoa e não por barraca, mas o valor é simbólico. Procure chegar até as 17h em função do horário de funcionamento do parque.
Como chegar no Parque Estadual das Sete Passagens
A cidade de Miguel Calmon está a 354 km de Salvador, e pode ser acessada por carro próprio, alugado, ou em ônibus de linha intermunicipal. A viagem de carro dura aproximadamente 5h pela rodovia BA-054, em ônibus pode durar até 13h.
O percurso entre Miguel Calmon e o Parque Estadual das Sete Passagens é de apenas 9 km e possui paisagens espetaculares, com lindos mirantes que surgem pelo caminho a todo instante.
Quer saber mais sobre os destinos baianos?
Continue conosco em nosso Blog, ele é atualizado mensalmente com dezenas de artigos como este, cujo objetivo é apresentar e informar sobre as muitas belezas que existem no estado da Bahia.