Postado dia 16/08/23 | 2min. de leitura
Parque estadual Serra dos Montes Altos: 4 atrativos imperdíveis
0 comentário
0 curtida
0 visualização
O Parque Estadual Serra dos Montes Altos está localizado no sudoeste baiano, entre os municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Guanambi, Pindaí e Candiba, compreendendo uma área de 18.491 hectares e abrigando espécies raras e endêmicas de ecossistemas naturais de transição Caatinga-Cerrado.
Já foram catalogadas 150 nascentes por lá, que através dos rios do Espinho, Verde Pequeno e Verde Grande, formam lindas cachoeiras. São muitas trilhas em meio a mata ciliar, vegetação de caatinga e sob sol escaldante, que podem ser percorridas caminhando ou através de jipes 4x4.
Um lugar pouco explorado pelo turismo e que reserva belas surpresas. Para chegar lá, é preciso tomar como referência as cidades que o cercam, principalmente Guanambi, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeira, distantes 28 km, 20 km e 24 km respectivamente, e que estão aproximadamente 800 km distantes de Salvador.
A misteriosa Casa de Pedra
De acordo com o livro Territórios e Ambientes da Serra de Monte Alto, de autoria do professor Joaquim Perfeito da Silva, a Casa de Pedra foi construída por volta de 1730 no local onde funcionou um beneficiamento de salitre para fabricação de pólvora para a Coroa portuguesa. Para os amantes de história, a ruína está em um ambiente mágico e repleto de mistérios.
O sítio arqueoastronômico do alinhamento de pedras ou Alinhamento de Menires
Mais de 300 blocos de pedra enfiados na terra, distantes de 2 a 3 metros umas das outras e que segundo estudiosos, estão alinhadas formando a região entre as constelações de Pégaso e as Plêiades. Uma espécie de calendário astronômico ancestral.
Segundo o professor Joaquim Perfeito da Silva, este é um dos maiores sítios arqueoastronômicos do Brasil, resguardando uma história de mais de 3 mil anos.
Pinturas rupestres
O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos também possui vários sítios arqueológicos, alguns repletos de pinturas rupestres datadas entre 6 mil e 12 mil anos, além de sítios de períodos pré-coloniais.
O mais deslumbrante é a dimensão do parque, a beleza das trilhas e o difícil acesso a toda essa riqueza.
Cachoeiras
Em geral, é preciso contratar passeios em carros 4x4 para chegar às cachoeiras do parque, que cobrem a maior parte das distâncias e permitem que os turistas complementem os percursos caminhando por trilhas curtas. As principais e já conhecidas são as cachoeiras do Brucunum, da Cotandiba, do Buracão, do Poço Azul e da Mandiroba.
Onde ficar
A cidade de Guanambi fica próxima ao parque e possui os melhores hotéis da região. Deixamos alguns links para te auxiliar na escolha da sua hospedagem.
Guanambi
Agora que já sabe sobre o Parque Estadual Serra dos Montes Altos leia mais sobre a Bahia
Curtiu este post? Continue conosco em nosso Blog, ele foi criado para lhe informar sobre tudo o que você precisa conhecer a respeito dos principais destinos turísticos da Bahia. São dezenas de artigos publicados mensalmente com o intuito de te auxiliar na escolha e organização da sua próxima viagem!
Conheça a Bahia com quem é especialista no assunto. Viaje com a Bahia Terra Turismo!