top of page
Praia de Jauá: saiba tudo sobre essa praia de Camaçari

Postado dia 02/12/24 | 4min. de leitura

Praia de Jauá: saiba tudo sobre essa praia de Camaçari

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A Praia de Jauá foi uma das primeiras praias da Costa dos Coqueiros a receber veranistas de Salvador, uma prática que se consolidou a partir dos anos 1980. O antigo povoado de pescadores viu então a chegada da urbanização, com casas de veraneio, pousadas, hotéis, bares, restaurantes e barracas de praia, que completam a infraestrutura local na atualidade.

Este distrito da cidade de Camaçari está a 20 km a partir do aeroporto de Salvador, uma proximidade que proporciona ótima opção de lazer a poucos minutos da capital baiana.

Continue conosco e confira as principais informações sobre a Praia de Jauá, como onde comer, onde se hospedar, como chegar e o que fazer por lá!

Vista aérea Praia de Jauá
Quebra-mar natural e piscinas naturais da Praia de Jauá

Como chegar na Praia de Jauá

Como já foi dito, os 20 km que separam a Praia de Jauá do aeroporto de Salvador tornam o acesso fácil a esta praia do litoral norte da Bahia, que pode acontecer de ônibus, através do transporte público de Salvador, de táxi ou carro de aplicativo, ou de transfer.

Estação de metrô em Salvador
Estação de metrô na Av. Paralela em Salvador

Para ir de ônibus, a melhor opção é a partir da Estação de Metrô Aeroporto, de onde sai ônibus direto para Jauá. Há também diversas opções de linhas regulares de ônibus que passam no bairro de São Cristóvão, não sendo necessário se preocupar com horários, já que os ônibus circulam praticamente de hora em hora.

Ir de táxi ou carro de aplicativo também é uma opção, mas para quem deseja chegar em Jauá da maneira mais segura e confortável possível, uma ótima pedida é contratar um transfer de uma agência confiável. Dessa forma você viaja em carros novos, climatizados e equipados conforme suas necessidades, além de contar com motoristas especializados em turismo e conhecedores da rodovia BA-099 (Estrada do Coco), a via de acesso até Jauá.

O que fazer em Jauá

O distrito de Jauá possui 12 km de um litoral subdividido em quatro praias: de Jauá, do Grilo, da Baleia, da Sororoca e do Japonês. E por se tratar de um vilarejo praiano, curtir suas praias é o principal atrativo. Mas não somente, já que o destino também possui o Parque das Dunas de Abrantes e Jauá.

Desfrute da Praia de Jauá

Praia de Jauá piscina natural
A Praia de Jauá e suas piscinas naturais são perfeitas para as crianças

Trata-se da praia central de Jauá, o trecho mais urbanizado da vila e que oferece muitas opções de bares, restaurantes e hospedagens. Sua principal característica é a presença de um quebra-mar natural formado por rochas vulcânicas, que na maré baixa proporciona uma grande piscina natural de águas cristalinas. 

Um verdadeiro paraíso para o banho, principalmente de crianças e idosos e um lugar fantástico para curtir uma praia em família, já que também dispõe de barracas de praia especializadas em frutos-do-mar e gastronomia baiana.

Conheça a Praia do Grilo em Jauá

Mais ao norte e no final da orla da Praia de Jauá, se encontra um trecho mais deserto chamado de Praia do Grilo. Ótima opção para quem deseja curtir a piscina natural proporcionada pelo quebra-mar natural com menos urbanização, um belo coqueiral e mais natureza.

Praia do Grilo em Jauá
Vista aérea da Praia do Grilo em Jauá

Ainda é possível curtir a foz de um riozinho, alternando banhos de água doce e salgada!

Visite a Praia da Sororoca

A Praia da Sororoca é o primeiro trecho do litoral ao sul da Praia de Jauá, local onde o quebra-mar se abre e onde o mar proporciona ondas fortes para os surfistas locais. A praia também se torna menos urbanizada na medida que se caminha no sentido sul, em direção a Praia do Japonês.

Aproveite a Praia da Baleia 

O trecho é conhecido como Praia da Baleia em razão da presença de uma grande rocha de formato bem sugestivo. Ela está localizada entre as praias da Sororoca e do Japonês.

Vai até a Praia do Japonês de Jauá

Extremidade sul do litoral de Jauá e que faz fronteira com a Praia de Busca-vida. A praia recebeu este nome em homenagem ao seu primeiro morador, um japonês. 

Possui mar aberto, ondas fortes, lindos trechos de coqueirais, alguns condomínios e barracas de praia espaçadas entre trechos desertos. Um ótimo local para encontrar seu cantinho sossegado na natureza, armar o guarda-sol e passar um dia relaxando.

Conheça o Parque Natural das Dunas de Abrantes e Jauá

Duna de areia branca em Jauá
Duna de areia branca em Jauá

O Parque Natural das Dunas de Abrantes e Jauá é uma APP (área de preservação permanente), um local de dunas altas e lindos mirantes, onde a galera do sandboard se diverte muito. 

Para quem não conhece, o Sandboard é conhecido como o surfe de areia, onde os adeptos utilizam uma pranchinha de madeira com alça nos pés para descer as dunas em velocidade e executando manobras.

A principal duna de Jauá se encontra na beira da pista que dá acesso à vila, e no seu topo tem um lindo mirante que é o melhor lugar para assistir ao pôr do sol, um visual realmente espetacular!

Onde se hospedar em Jauá

Hotel Lagoa e Mar Praia de Jauá
Hotel Lagoa e Mar na Praia de Jauá - Reprodução / Instagram @hotellagoaemar

Existem pousadas e hotéis em Jauá em frente a praia, sendo excelentes opções de hospedagem, tanto para quem deseja passar um final de semana, como para quem está subindo e explorando a Costa dos Coqueiros em um roteiro mais longo.

Assim sendo, o Hotel Lagoa e Mar é um dos melhores da região, com diversos bangalôs cobertos de palha de piaçava, piscina, muita área verde, além de um restaurante e excelente café da manhã.

Outra opção é a Pousada Terra e Lua, localizada na avenida Beira Mar (orla de Jauá). Posicionada em frente ao mar, a pousada dispõe de piscina, quartos confortáveis, café da manhã especial e um mirante alto em frente à piscina, de onde se tem uma linda vista de toda a Praia de Jauá.

Onde comer em Jauá

Barraca de Praia Jauá
As barracas de praia em Jauá são ótimas opções de onde comer em Jauá

A opção mais gostosa é, com certeza, desfrutar de uma das muitas barracas de praia posicionadas na Praia de Jauá. Além de estarem em frente à piscina natural, são especializadas em frutos-do-mar e culinária baiana. Portanto, escolha a sua e aproveite para se deliciar comendo e bebendo literalmente dentro d’água!

Agora que você já sabe as principais informações sobre a Praia de Jauá, conheça também a maravilhosa Praia de Arembepe, reduto hippie dos anos 1970. Destino especial do litoral norte baiano que oferece amplas possibilidades de lazer e muita natureza preservada.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page