Postado dia 31/08/24 | 4min. de leitura
Recife de Fora: um paraíso perto de Porto Seguro
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Se você gosta de aproveitar belezas naturais, preservadas e privativas, conhecendo também pontos interessantes para observação da vida marinha, certamente o Recife de Fora, a cerca de 9 km do centro de Porto Seguro, é uma região incrível na Costa do Descobrimento que pode lhe chamar muita atenção.
O Parque Marinho foi criado em 1997, sendo composto por 17 mil metros quadrados de área de corais. É um passeio privativo e tranquilo, e por ser um ambiente rico e preservado, só podem entrar apenas 400 visitantes por dia na área permitida, o que torna o local propício para quem realmente gosta de paz e do contato com a natureza.
Quer saber mais informações sobre o destino? Então, continue a leitura!
Onde está localizado Recife de Fora
Antes de mais nada, é muito importante que você entenda como chegar até o local, visto que este só tem acesso por via marítima.
Há agências que oferecem o passeio, sendo possível também encontrar pacotes específicos com o custo do hotel para acomodação e o transporte até Recife de Fora.
O primeiro passo para escolher um passeio adequado é assegurar-se de que a opção escolhida tenha certificado para a visitação.
Para que você entenda melhor os detalhes sobre a localização, a região fica a aproximadamente 720 km de Salvador, capital do estado. Por isso, a depender do seu planejamento, vale a pena desembarcar diretamente no Aeroporto Internacional de Porto Seguro para garantir facilidades.
A maioria dos passeios parte do píer de Porto Seguro, sendo que o trajeto dura em média 45 minutos a 1 hora, dependendo das condições climáticas do momento. A navegação do percurso também proporciona uma vista privilegiada do município.
Principais características de Recife de Fora
Como mencionado na introdução, o Recife de Fora fica em Porto Seguro, uma área conhecida por ser uma das mais encantadoras da Bahia, já que apresenta um clima agradável, praias lindas e ótima infraestrutura.
Mas, falando sobre o Parque Marinho, para que você entenda a imensidão natural do local, este é considerado como o terceiro maior centro de biodiversidade da fauna marinha brasileira. Ou seja, no destino você encontrará uma série de espécies de animais e corais, incluindo alguns bem raros.
Para que o local se mantenha preservado, apenas 3% da área total é aberta à visitação. Nesse caso, além das normas sobre a quantidade de visitantes diária, existem locais específicos onde os barcos de passeios costumam parar e deixar os turistas, para que estes possam ficar na água. A área é muito conhecida também por apresentar piscinas naturais de águas calmas e cristalinas.
Mesmo que você não queira mergulhar e utilizar snorkel — um equipamento muito útil para observação da vida marinha, será fácil apreciar algumas das espécies de peixes que vivem na região, já que a tonalidade da água facilita esse contato.
Conheça o que você pode fazer na região
Agora que você já sabe como é o Parque Marinho de Recife de Fora, devemos dizer que o local não é a única atração interessante nas redondezas. Normalmente, a visitação dura em média 1 hora e meia. Dessa forma, enquanto você está na água, poderá aproveitar para mergulhar ou apenas aproveitar as piscinas naturais que, na maré baixa, são perfeitas para qualquer pessoa.
A relação entre Recife de Fora e o mergulho é muito conhecida. Mas o passeio para o Recife de Rofa não contempla mergulhos com cilindro, mas a oportunidade de realizar um dos mais inesquecíveis mergulhos com snorkel que você já fez.
Ao término do passeio, seu roteiro pode continuar normalmente. Afinal, você estará próximo(a) a uma das regiões mais requisitadas da Bahia, sendo esta Porto Seguro, que oferece incríveis restaurantes e bares para que o dia termine da melhor forma.
Em todo o caso, mesmo que o tempo do passeio pareça pouco para desvendar todas as belezas de Recife de Fora, normalmente este é o suficiente para que os turistas possam tirar várias fotos e conhecer mais sobre a fauna e flora brasileira.
Alguns voluntários do local ficam à disposição para tirar dúvidas e falar sobre os modos de vida das espécies, com o intuito de conscientizar mais pessoas sobre a importância da preservação.
Planeje a sua viagem para Recife de Fora, em Porto Seguro
Enfim, você conheceu todas as informações básicas para visitar o Parque Marinho de Recife de Fora.
A depender do seu roteiro em sua viagem para Bahia, esse passeio não pode ficar de fora da sua lista, já que ao optar por ir até o local, terá a oportunidade de conhecer uma das áreas mais ricas em termos de biodiversidade do país, sendo esta uma experiência inesquecível.
Por isso, para aproveitar ao máximo o passeio, as nossas últimas dicas são:
escolher um período com maré baixa para ter a chance de aproveitar as piscinas naturais;
levar óculos de sol, sapatilhas aquáticas, roupas de mergulho e muito protetor solar;
O passeio oferece equipamentos para a prática de mergulho, com máscara e snorkel;
ter a disposição equipamentos fotográficos, como câmeras à prova d'água para fazer registros com espécies aquáticas;
se alimentar muito bem para aproveitar ao máximo o tempo no parque.
Anote todas as dicas, planeje seu passeio com uma agência de confiança e aproveite o dia neste paraíso incrível que é Recife de Fora.
Leia agora o próximo artigo e conheça as belezas de Trancoso, uma área que fica a apenas 47 km via balsa partindo também de Porto Seguro.