Postado dia 24/08/23 | 3min. de leitura
Trilha das 4 praias em Itacaré: confira as nossas dicas
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Itacaré não é mais uma cidade do litoral baiano, ela é diferente de todas as outras, a única que possui serras de Mata Atlântica que terminam no mar. E isso quer dizer que suas exóticas praias possuem paisagens atípicas para o litoral nordestino, sendo também um paraíso para o trekking.
Do contrário das chapadas e montanhas, são trilhas pela Mata Atlântica que não exigem grandes equipamentos e roupas de frio, é um lugar onde você poderá caminhar com roupas leves e finalizar as trilhas em prainhas paradisíacas de natureza farta, belíssimos coqueirais e quase nenhuma urbanização.
Partindo do centro da cidade e com um pouquinho de disposição, você poderá acessar belas trilhas e praias caminhando mesmo, mas nosso post hoje é sobre uma trilha que reúne num único dia, algumas das mais bonitas praias da Bahia, a famosa Trilha das 4 Praias em Itacaré.
Trilha das 4 Praias em Itacaré
As quatro praias são fantásticas e estão mais afastadas do centro da cidade, o que garante mais conservação, menos barulho e pessoas. O ponto inicial da trilha fica no km 12 da rodovia BA-001 sentido Itacaré-Ilhéus, e você poderá ir de carro, ônibus, táxi, ou mesmo num passeio guiado por uma agência de turismo. O local é bem sinalizado e possui estacionamento privado, que cobra uma pequena taxa.
Praia da Engenhoca
A trilha inicial é bem fácil e exige pouco esforço físico, sendo apenas 20 minutos caminhando por cenários espetaculares, repletos de mata, coqueirais e mirantes que proporcionam vistas e fotos maravilhosas.
A praia da Engenhoca é relativamente grande, se considerarmos o padrão das prainhas de Itacaré. Possui altos morros de Mata Atlântica, rochas e coqueiros nas duas extremidades, o que garante paisagens muito bonitas e fotogênicas. A praia recebe ondulações de qualidade, sendo muito procurada por surfistas de todo o país.
Há ainda a presença da foz do rio Burundanga, que deságua no mar proporcionando banhos de água doce numa paisagem exótica e paradisíaca. Por lá você encontra alguns pequenos quiosques que servem bebidas e petiscos, tudo muito simples em se tratando de uma praia linda e não urbanizada.
Praia do Havaizinho
Saindo da Engenhoca, são mais 15 minutos caminhando por uma trilha intocada e recheada de lindos coqueiros, subindo até um mirante que revela uma paisagem digna de quadro, com a praia do Havaizinho e o recorte da geografia da serra ao fundo.
Itacaré é famosa pelas ondas fortes e perfeitas para o surf, e o nome havaizinho não é à toa, de fato é uma prainha que recebe surfistas em busca de ondas perfeitas o ano inteiro. A praia possui quiosques rústicos que vendem bebidas e petiscos.
Praia da Camboinha
A pequenina praia da Camboinha é um espetáculo à parte. Para muitos, é apenas passagem para Itacarezinho, mas para os amantes da natureza mais preservada, é o refúgio perfeito por ser pouco frequentada e estar praticamente deserta por todo o ano.
Saindo do havaizinho, são apenas 10 minutos caminhando até a Camboinha, e o pouco esforço necessário oportuniza mais tempo de observação da bela paisagem de coqueiros e mata. Como já foi dito, a praia da Camboinha é deserta e não possui infraestrutura de quiosques ou qualquer outro tipo de urbanização.
Praia de Itacarezinho
A última praia da trilha tem seu nome no diminutivo, mas é longa e possui um litoral de 3,5 km de extensão. Itacarezinho é uma das praias mais conhecidas da região e também pode ser acessada de carro. Seguindo pela rodovia BA-001 sentido Itacaré-Ilhéus, uma placa no km 15 sinaliza a entrada para o Restaurante Itacarezinho, que fica no canto esquerdo da praia e possui estacionamento privativo, além de excelente infraestrutura.
Voltando para a trilha, a caminhada entre as praias da Camboinha e de Itacarezinho dura 30 minutos, também proporcionando paisagens incríveis. Destaque para o mirante de Itacarezinho, um dos mais bonitos da região.
A praia possui ondas fortes, ótimo restaurante e infraestrutura para a família, além de uma cascatinha maravilhosa para um banho e água doce. Para quem curte ficar mais isolado, é só caminhar um pouquinho e escolher seu paraíso privado!
Transfers para Itacaré
Dois aeroportos atendem turistas que desejam chegar em Itacaré, o de Salvador e o de Ilhéus. Seja qual for o aeroporto da sua escolha, a maneira mais cômoda e segura é contratar um transfer que te leve diretamente, sem perda de tempo e ótimo custo-benefício.
Saiba mais sobre o transfer do Aeroporto de Ilhéus para Itacaré clicando aqui!
Saiba mais sobre o transfer do Aeroporto de Salvador para Itacaré clicando aqui!
Curtiu este post? Saiba que nosso blog é atualizado mensalmente com dezenas de artigos sobre os mais diversos destinos baianos, um prato cheio para te auxiliar na escolha do seu próximo destino de viagem, aproveite!