Postado dia 21/07/24 | 4min. de leitura
Turismo contemplativo: o que é e onde o praticar na Bahia
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Mesmo os viajantes mais experientes podem não conhecer o turismo contemplativo, uma vez que não se trata de um termo tão difundido. Inclusive, é sempre válido lembrar que o turismo, de modo geral, possui diversas vertentes, sendo comum que nem todas as pessoas tenham conhecimento sobre todas elas.
Mas, voltando ao foco deste conteúdo...
Se você tem interesse em praticar o turismo na Bahia e quer descobrir novas formas de praticá-lo, definitivamente precisa ler os próximos parágrafos.
Desta forma, conseguirá aprender o que realmente é o turismo contemplativo, descobrirá os benefícios que ele proporciona e, também, terá acesso a dicas de destinos para colocar essa vertente em prática na sua próxima viagem pelo estado.
Vamos começar?
O que é o turismo contemplativo
O turismo contemplativo representa nada menos que uma vertente do turismo que tem como foco justamente a contemplação das belezas que um destino tem para oferecer.
Então, sim: se você fizer uma viagem pelo Brasil, por exemplo, com o intuito de observar a fauna e a flora local, e obviamente sem interferir nelas, já estará praticando o turismo contemplativo.
Trata-se de algo bastante simples de ser compreendido, não é mesmo?
Benefícios do turismo contemplativo
Agora, pode ser que você esteja se perguntando se vale a pena fazer uma viagem especificamente com este foco, ao invés de apostar no turismo interativo ou outras vertentes. Lembrando que tais vertentes podem “se misturar”, mas, sobre isso, falaremos daqui a pouco.
E a resposta para esse questionamento não poderia ser mais positiva: vale a pena, sim, principalmente por conta dos benefícios que serão acrescentados à sua estadia no destino escolhido.
Benefício esses que incluem uma maior conexão com as paisagens e com o local como um todo, além da colaboração em relação aos esforços para que o ambiente ao redor seja preservado, junto às suas tradições e à sua cultura.
Opções de prática do turismo contemplativo no estado da Bahia
Com base nas informações apresentadas acima, é possível notar que o turismo de contemplação pode ser praticado em inúmeros locais, o que inclui a Bahia.
E, especificamente neste estado, estes são alguns dos passeios contemplativos que ficam à disposição do turista:
1. Visita à Caverna da Torrinha, na Chapada Diamantina
As grutas e as cavernas também compõem perfeitamente esta vertente, sendo que, especificamente na Chapada Diamantina, o passeio para a Caverna da Torrinha é um ótimo exemplar disso.
Entrar ali é como se transportar para outro mundo, sendo que apenas uma parte do espaço de fato chegou a ser explorada.
Mas, claro: estando na Chapada Diamantina, aproveite para programar outros passeios, como a trilha de Lençóis ao Vale do Capão e se ainda tiver fôlego, não deixe de conhecer a trilha de 3 dias que inclui os Poços Azul e Encantado, além das Cachoeiras do Buracão e Fumacinha.
2. Mergulho em Abrolhos
E que tal aderir ao turismo contemplativo de um ângulo pouco explorado por boa parte dos turistas?
Isso é totalmente possível para quem escolhe fazer um mergulho em um dos locais mais belos da Bahia: o Arquipélago de Abrolhos.
Por meio deste mergulho, você fará a contemplação da fauna e da flora marítima, se encantando com os tesouros naturais que existem debaixo dos nossos mares, e isso inclui uma formação de corais que é simplesmente a maior do Atlântico Sul.
Você nunca mergulhou?
Pois saiba que isso não é problema: agende seu mergulho de batismo para viver essa experiência de contemplação única!
3. Observação de baleias na Ilha de Boipeba
Principalmente dentro do contexto apresentado, contemplação e observação são palavras que podem ser vistas como sinônimo. E outro lugar incrível para inserir no roteiro de sua viagem é a Ilha de Boipeba, que faz parte do município-arquipélago de Cairu.
Nesta ilha, como um todo, existem inúmeros passeios que podem ser feitos com foco contemplativo, e sobre isso não há dúvidas.
Mas, se pudermos dar ainda mais destaque a uma única atividade nesse cenário, esta atividade certamente seria a observação de baleias Jubarte que costumam aparecer no litoral baiano de agosto a novembro.
Sabe aquele passeio emocionante e impactante, que fica na memória para sempre?
Pois, é este! E, o melhor: seu único trabalho será de fato ficar observando o mar e o surgimento destes animais magníficos.
4. Passeio a cavalo em Itacaré
Por fim, temos Itacaré como outra dica de destino baiano no qual os passeios contemplativos podem ser feitos.
E o destaque, nesse caso, é nada menos do que o passeio a cavalo pelas belezas locais, que incluem cachoeiras, praias e paisagens diversas que realmente irão despertar, em você, a vontade de fazer uma pausa para olhar com atenção tudo ao seu redor.
O turismo contemplativo e sua relação com o ecoturismo
E então: o que você achou das informações acima, e das dicas de destinos que podem ser escolhidos para a sua próxima viagem?
Lembrando, claro, que tais destinos são apenas alguns que você poderá escolher na Bahia, a fim de contemplar todas as belezas naturais locais com calma.
E por falar em belezas naturais...
Lembra que citamos, nos parágrafos anteriores, que é comum que algumas vertentes do turismo acabem se misturando um pouco?
E isso é totalmente perceptível no próprio turismo contemplativo que, por conta de suas características, acaba “esbarrando” no ecoturismo, que tem seu foco na interação com a natureza e é de extrema importância para o estado.
As atividades que fazem parte desta vertente
Não seria errado, inclusive, afirmar que a simples contemplação de toda a natureza que possa estar ao seu redor é uma atividade de ecoturismo. Mas, para que o entendimento desta vertente se fixe ainda mais em sua mente, eis outras 10 práticas que fazem parte dela:
1. Arvorismo;
2. Rafting;
3. Flutuação;
4. Canoagem;
5. Trekking;
6. Rapel;
7. Tirolesa;
8. Boia-cross;
9. Voo de asa-delta;
10. Escalada.
Interessante, não é mesmo?
Resta descobrir onde você poderá colocar estas atividades em prática também. Então, já sabendo onde praticar o turismo contemplativo na Bahia, conheça agora as dicas de locais para praticar o ecoturismo no estado: com este direcionamento, o planejamento de sua próxima viagem será bem mais fácil.